Debian 11 (Bullseye) - Impressora Samsung SCX-4200 não imprime

Publicado por Edwar Saliba Júnior em 05/01/2022

[ Hits: 826 ]

 


Debian 11 (Bullseye) - Impressora Samsung SCX-4200 não imprime



Sou usuário do GNU/Linux Debian há alguns anos e recentemente saí da versão 10 para a versão 11.2 do sistema operacional.

Ao fazer a mudança de uma versão cheia para outra, sempre opto por formatar a máquina e fazer a instalação completa da nova versão.

Tenho uma impressora Samsung SCX-4200 que funcionava perfeitamente na versão 10 do Debian. Ah! Não posso esquecer de dizer que sou fã do ambiente Gnome e sempre opto por utilizá-lo. Na verdade uso o "Gnome on Xorg", pois, nem todos os softwares funcionam no "Gnome". Inclusive, para constar, atualmente estou utilizando a versão 3.38.5 do Gnome.

Ao instalar o Debian 11 fiz todas as configurações necessárias e instalei todos os drivers necessários, inclusive os da impressora supracitada. Nas configurações do sistema operacional, fiz a instalação da impressora. E, ao tentar imprimir a página de teste, a impressora não funcionou. Instalei o arquivo PPD (que vem com o driver do fabricante) e ainda assim não funcionou. Reinstalei o driver do fabricante e também não funcionou. Começou a apresentar diversos erros. Fiz de tudo para tentar corrigir os erros que apareciam, mas sem sucesso. Sempre que pensava ter corrigido um erro, aparecia outro novo. Segui diversos tutoriais na Internet, mas também não obtive sucesso. Até pedi emprestado um laptop com Windows para ter certeza de que a impressora ainda estava funcionando. E realmente estava, no Windows ela imprimiu perfeitamente.

Por fim, comecei a ler vários tutoriais até que tive a ideia de instalar outro ambiente no sistema operacional, no caso eu instalei o "Cinnamon" e reiniciei o computador. No painel de configurações do Cinnamon a impressora apareceu com um sinal de advertência, ou seja, que havia algo errado. Então eu a exclui e refiz a instalação da impressora pelo sistema operacional, do arquivo PPD e do driver do fabricante (nesta sequência). E a impressora voltou a funcionar normalmente, tanto no ambiente "Cinnamon" quanto no "Gnome on Xorg".

Não sei exatamente explicar o porquê de funcionar após a instalação via Cinnamon. Mas, acredito que seja alguma configuração que não esteja ficando completa ou correta quando se instala a impressora pelo Gnome. Como perdi vários dias com isto, resolvi deixar a dica aqui, espero que possa ser útil pra alguém.

É isto.

Outras dicas deste autor

Netflix no Firefox (Debian) - Error: Request mediaKeySystem access rejected: EME has been preffed off [Resolvido]

Debian - Interface Gnome - Menu de Configuração Desapareceu [Resolvido]

Leitura recomendada

Checando se sua webcam está funcionando no Famelix 2.0

Placa de som C-Media CM8738 no Mandriva 2006

CentOS 6.X - Instalando driver Broadcom wl.ko

Driver para SIS 671/717 no Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin)

Drivers Linux disponíveis na internet

  

Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 09/01/2022 - 11:56h


De fato essa dica pode ser útil.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/mxnt10 [/code]



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts