Esta dica mostrará como se cria uma
partição virtual no
Linux, útil para testes.
Primeiro precisaremos criar um arquivo vazio, cheio de zeros, como se fosse o dispositivo de uma partição (/dev/hdaN) de um HD novo em folha. O jeito de fazer isso é copiando /dev/zero para sua partição virtual e então teremos de escolher um arquivo para ela. Vamos criar em "/dev/vhd1" com tamanho de 150mb.
Então vou executar o seguinte comando pra fazer uma partição de 150mb:
# dd if=/dev/zero of=/dev/vhd1 bs=1024k count=150
Agora nós criamos o arquivo, mas ela não é uma partição ainda. Devemos formatar esse arquivo como se ele fosse uma partição de verdade, escolhendo o sistema de arquivos que quisermos. Escolheremos o ext3. Para isso, devemos executar o seguinte comando:
# mkfs -t ext3 /dev/vhd1
O comando dirá que /dev/vhd1 não é um dispositivo de verdade, e perguntará se quer fazer isso assim mesmo. Diga "yes".
Após formatado, você vai ter um arquivo de 150mb no arquivo escolhido. Agora isso é uma partição de verdade, mas não é um
block device. Então ele terá de ser montado em loop.
Monte a partição como outra qualquer, mas use a opção "-o loop".
# mount /dev/vhd1 /mnt/virtual -o loop
Mas terá de montar /dev/vhd1 em loop toda vez que iniciar o sistema, para arrumar isso poderá colocar /dev/vhd1 na fstab. Não vou explicar como se faz porque aqui no VOL temos ótimos artigos sobre
fstab.
Pronto! Agora você tem uma partição virtual perfeita, sem mexer em seu HD.
Só para perguntar, se eu pegar este arquivo ai, levar para outro pc ele vira uma partição no outro tambem? Se funcionar, é um bom jeito de transportar arquivos de um pc para o outro né? Ou, até mesmo, fazer uma cópia do seu sistema no trabalho, por exemplo, e levar para casa,não?