Criando legendas para seus vídeos

Publicado por Andre Cardoso em 23/11/2010

[ Hits: 13.163 ]

Blog: http://www.andrebian.com

 


Criando legendas para seus vídeos



Nesta dica mostro como criar legendas para seus vídeos usando somente um editor de textos comum. Você pensa que é difícil? Está muito enganado, confira!

Primeiramente especificarei os programas usados.
  • Linux Debian Squeeze testing
  • Editor de texto kwrite
  • Reprodutor de mídias VLC
  • E um vídeo mp4 baixado do Youtube

Primeiramente crie um arquivo de texto comum:
Nomeie-o com o mesmo nome do vídeo, ex.: VÍDEO -> video.mp4 LEGENDA -> video.txt.
Agora, mãos à obra!

Primeiramente abra o arquivo .txt criado anteriormente e vamos às especificações. Vou explicar como funciona. Você tem que especificar o tempo em que a escrita irá aparecer na tela, nesta disposição deve-se conter hora, minuto e segundos. Para facilitar a localização da legenda, enumere cada uma das sequências. Ex.:

1
    00:00:01,000 --> 00:00:05,000
        Aqui está um exemplo de como
       a legenda vai aparecer no video

2
    00:00  ....


Você deve ter notado que entre um tempo e outro aparece ( --> ), que na verdade é um indicador de até onde vai aquela legenda, no exemplo acima vai desde 1 segundo até 5 segundos de vídeo.

Para facilitar a criação de legendas, quando a sequência da legenda precisar ser trocada muito rapidamente, eu aconselho no final dos segundos da sequência anterior terminar com 000 (00:00:05,000). Para que a próxima legenda inicie imediatamente após a que terminou coloque assim (00:00:05,125 --> 00:00 ...).

O processo de edição das legendas não é nem um pouco complicado, porém exige bastante paciência por parte de seu criador para ajustar segundo por segundo de sua disposição.

Aqui temos demonstrações da edição das legendas juntamente com o vídeo rodando, porém alguns cuidados devem ser tomados para que a legenda apareça corretamente no seu vídeo, tais cuidados são:
  • criar o arquivo de texto que será a legenda de preferência com o mesmo nome do vídeo e colocando após o nome e extensão .txt;
  • se as acentuações aparecerem incorretamente na legenda, deve-se mudar a codificação do texto no editor kwrite. Esta deve estar em UNICODE utf-8 ou UNICODE utf-16;
  • após a enumeração da legenda deve-se pular uma linha para o começo da especificação do tempo, como mostra nos exemplos;
  • se no reprodutor a legenda não aparecer você tem que abri-la. Neste caso no menu vídeo selecione faixa de legendas, carregue sua legenda e reinicie a reprodução do vídeo.

Lembrem-se que tudo depende de empenho e pra provar de que funciona mesmo, pode seguir este vídeo:
Basicamente é isso pessoal, agora vocês podem ter as legendas do seu jeito.

Outras dicas deste autor

Forma rápida de instalar o Firefox e o Flash Player

Integração com PagSeguro no CakePHP 2.x

Debugando PHP com NetBeans e Xdebug

Leitura recomendada

Instalando o Compiz Fusion no Debian

Bash: Limpar histórico

The Code Linux

APT-GET: Resolvendo problemas com chave pública

Habilitar RPM Fusion no Fedora/RHEL/CentOS (Atualizado)

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário