Cópia de arquivos da mídia de instalação com Kickstart

Publicado por Timeu em 06/05/2007

[ Hits: 5.027 ]

Blog: http://www.timeu.info

 


Cópia de arquivos da mídia de instalação com Kickstart



Bom, como sabem (e já escrevi isso num artigo aqui) a cópia de arquivos da mídia de instalação através dos comandos listados na seção %post do arquivo de configuração da instalação Kickstart não é possível. Mas se eu precisar copiar alguns arquivos a mais a partir dessa mídia e deixar tudo automatizado? É isso que iremos ver agora !xD

Na seção post você irá definir os comandos e arquivos que você quer se sejam executados e/ou copiados. Mas para copiar arquivos da mídia de instalação utilizaremos o arquivo rc.local que é carregado sempre que o Linux é inicializado (tipo um autoexec.bat no Windows). Para isso faremos no arquivo ks.conf:

%post
mkdir /mnt/sysimage/media/cdrom
echo -e "mount /dev/cdrom /media/cdrom \ncp /media/cdrom/arquivos.tar.gz \nsh /usr/src/arquivos/script" >> /mnt/sysimage/etc/rc.d/rc.local

Explicando...


echo -e: o echo com a opção -e irá interpretar a \ como um comando, então o \n que você vê antes dos comandos é uma quebra de linha para que cada comando fique numa linha separada e funcionem corretamente.


>> /mnt/sysimage/etc/rc.d/rc.local: isso fará com que a saída do echo em vez de ser mostrada no console seja gravada no arquivo rc.local.

Depois de executados comandos do %post a instalação pedirá que você reinicie o computador... a essa altura seu rc.local já vai estar configurado e na primeira inicialização ele irá executar os comandos que você definiu, mas tenha o cuidado de limpar o rc.local depois disso para ele não ficar tentando executar esses comandos sempre que você der boot!!! Isso pode ser feito num script e colocado no próprio rc.local como ultimo comando ou então pode-se ser feito manualmente editando o /etc/rc.d/rc.local.

Lembrando que tudo isso foi feito e testado apenas no Fedora Core 6!!!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Configurar o VirtualBox para detectar USB automaticamente ao plugar (fstab)

Ubuntu e Fedora - Mudando o brilho da tela de notebooks Itautec w7635 e w7655

O que fazer depois de instalar o Debian 8

Configurar rede no Slackware

Ocultando Menu do Gnome no Manjaro

  

Comentários
[1] Comentário enviado por tonybolzan em 29/11/2007 - 21:47h

Muito bom...gostei... vo testa essa dica no Fedora Core 5 e depois eu posto aqui....



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts