Convertendo suas mp3 para ogg com o mp3toogg

Publicado por Whesley em 12/07/2007

[ Hits: 14.880 ]

 


Convertendo suas mp3 para ogg com o mp3toogg



Nesta dica ensinarei como converter seus arquivos mp3 para o formato livre ogg usando uma ferramenta chamada mp3toogg. Arquivos ogg possuem uma compressão maior que os arquivos mp3, com isso seus arquivos de música ficarão menores e sendo assim ao converter de mp3 para ogg você estará economizando espaço em disco, além do que a qualidade de um arquivo ogg é semelhante a de um arquivo mp3, então ao converter um arquivo para este formato você não perderá a qualidade de suas músicas...

Bom, agora ao que interessa, vamos começar baixando o programa. Vá até o site do sourceforge abaixo e baixe a última versão:
Na data desta dica a versão mais atual era a 2.0, então eu usarei esta como referência.

1. Após baixar o arquivo descompacte-o com o comando:

$ tar zxvf mp3toogg-2.0.tar.gz

Logicamente tu deves trocar o nome do arquivo caso o arquivo que você baixar tenha outro nome... Após descompactar entre no diretório criado após a descompactação:

$ cd mp3toogg-2.0

2. Dê os famosos comandos de instalação:

$ ./configure
$ make
# make install
(como root)

Pronto, se você já tinha todas as dependências e compiladores então agora você já tem o programa instalado na máquina e pronto para uso, caso tenha dado algum erro preste atenção na mensagem do configure e veja quais dependências estão faltando e então busque e instale as dependências, após instalar todas dê de novo o comando ./configure e continue a instalação.

3. Agora vamos ao uso do programa

Primeiro vejamos as opções do programa, abra um terminal e digite:

$ mp3toogg -h

que nos mostra a seguinte saída:
Usage: mp3toogg [OPTION] FILE... DIRECTORY...
Convert mp3 FILEs or mp3 files in DIRECTORY to the free ogg format.

-b VALUE  force output bitrate to VALUE instead of automatically 
          choosing the best one
 -c       do not delete mp3 file after a correct conversion
 -f       try to convert mp3 files regardelss of their exstension
 -h       display this page and exit
 -l       write output to log file
 -n       do not follow symlinks
 -o       overwrite existing ogg file if needed
 -q       minimum verbosity level (display only fatal errors)
 -r       descend into subdirectories
 -V       output version information and exit
Explicando as opções:
    -b -> Esta opção seta um bitrate para o(s) arquivo(s) que você criar, sendo que só é válido um valor de bitrate menor ou igual ao do(s) arquivo(s) mp3 original, então não adianta pegar um arquivo mp3 com bitrate = 128 e tentar criar um ogg com 192 :) -c -> Esta opção não deleta o(s) arquivo(s) mp3 após as conversões; -f -> Esta opção tenta converter arquivos mp3 não importando a extensão com que estejam... -h -> Exibe a ajuda do programa; -l -> Esta opção cria um arquivo de log com dados inerentes a conversão executada; -n -> Esta opção não permite usar symlinks ao tentar converter arquivos; -o -> Esta opção sobrescrever um arquivo ogg se necessário; -q -> Modo silencioso mostra na tela apenas erros fatais, converte sem exibir mensagens no terminal; -r -> Esta opção converte também o que estiver nos subdiretórios do diretório que você passar nas opções recursivamente; -v -> Imprime a versão do programa e sai.

Você pode converter apenas um arquivo ou vários de uma vez, veja os exemplos abaixo.

Para converter um arquivo, digamos que o nome do arquivo é musica.mp3, com um terminal aberto vá até o diretório do arquivo e digite o seguinte comando:

$ mp3toogg -b 128 -c musica.mp3

Pronto, o programa irá gerar um arquivo ogg de nome musica.ogg com bitrate = 128 e não deletará o arquivo mp3 usado na conversão, útil caso o resultado final não te agrade e você prefira ficar com o arquivo mp3.

Agora para converter vários arquivos ao mesmo tempo coloque os arquivos em uma pasta qualquer e então digite o mesmo comando usado no exemplo acima apenas trocando o nome do arquivo mp3 para o nome do diretório exemplo:

$ mp3toogg -b 128 -c diretório

O comando acima converterá todos os arquivos mp3 que existirem no "diretório" para o formato ogg, você também pode converter arquivos mp3 presentes em subdiretórios desta pasta passando a opção -r que converterá todos os arquivos mp3 presentes no diretório que você passar para o programa e também nos seus subdiretórios.

Um valor razoável de bitrate é 128, sendo este quase um valor default para arquivos de áudio por ter uma boa qualidade e não pesar muito no arquivo, caso você pegue um arquivo mp3 com um valor de bitrate maior e converter para ogg com um bitrate menor talvez você note uma pequena queda na qualidade do som, então uma dica que eu deixo é sempre converter os arquivos usando o mesmo bitrate do arquivo original para não perder muito a qualidade, se bem que mesmo dando um downgrade de bitrate a queda na qualidade não chega a ser grande na maioria dos casos, aí vai depender de você, eu por exemplo uso como padrão 128 mesmo para converter arquivos com bitrates maiores... só relembrando que não adianta passar um valor maior que o usado no arquivo original.

É isso, caso eu tenha esquecido de alguma coisa ou se a dica ficou muito ruim me perdoem, é a primeira dica que escrevo. :)

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Equalizador para o Rhythmbox

Arduino no Slackware 14.1

Site Slackware - RJ

Flashplayer no Firefox 64bits

Compactador MAC for Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por nt_deocle em 02/02/2008 - 21:41h

Olá,
Estou tentando instalar esse programa no Fedora 8, mas quando tento dar o comando make, aparece a mensagem "make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.
"
como devo prosseguir?
Devo instalar algum compilador especial para rodar o comando?


[2] Comentário enviado por 3trees2bfree em 09/03/2009 - 00:19h

Não consegui ainda installar este programa, está faltando alguma coisa na biblioteca. Eu tb uso o ubuntu 6.1



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts