Conheça o BRTOS

Publicado por Ezequias Rocha em 11/01/2011

[ Hits: 9.071 ]

 


Conheça o BRTOS



Olá pessoal,

Em programação de microcontroladores para uso em sistemas embarcados, surgem dificuldades no quesito de manejo de atividades concorrentes. Com a evolução surgiram os Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS), que são similares ao sistemas operacionais tradicionalmente conhecidos, com a diferença de serem sistemas mais reduzidos, voltados para aplicações embarcadas, que possuem limites de memória e determinísticos no quesito temporal etc.

Foi apresentado ao público no evento "RTOS Seminário 2010" promovido pelo Portal Embracados, em associação com a Tempo Real Eventos no dia 20/11 o BRTOS, um RTOS 100% gratuito e open-source, desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Atualmente este RTOS possui suporte, para os ports ATMEGA e PIC18, entre outros (Freescale Coldfire V1, HCS08 e TI MSP430).

Segundo Gustavo Weber Denardin, o mentor do projeto, o footprint de memória pode chegar ao máximo de 1KB de RAM e 6KB de código. Testes realizados com o Thread Metric mostraram que o BRTOS apresenta desempenho sensivelmente superior ao FreeRTOS (www.freertos.org) e comparativamente melhor que o clássico uC/OS-II 2.86.

O BRTOS pode ser baixado direto do blog Brazillian RTOS blog (http://brtosblog.wordpress.com). Confiram.

Embraces!

Outras dicas deste autor

Flash Player no Slackware

Leitura recomendada

Usando o realloc

Nemiver - Depurador gráfico (GDB) de C/C++

Compilando Allegro no Linux

Eclipse Plugin para C/C++

Livro "Advanced Linux Programming"

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts