Conheça o BRTOS

Publicado por Ezequias Rocha em 11/01/2011

[ Hits: 8.865 ]

 


Conheça o BRTOS



Olá pessoal,

Em programação de microcontroladores para uso em sistemas embarcados, surgem dificuldades no quesito de manejo de atividades concorrentes. Com a evolução surgiram os Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS), que são similares ao sistemas operacionais tradicionalmente conhecidos, com a diferença de serem sistemas mais reduzidos, voltados para aplicações embarcadas, que possuem limites de memória e determinísticos no quesito temporal etc.

Foi apresentado ao público no evento "RTOS Seminário 2010" promovido pelo Portal Embracados, em associação com a Tempo Real Eventos no dia 20/11 o BRTOS, um RTOS 100% gratuito e open-source, desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Atualmente este RTOS possui suporte, para os ports ATMEGA e PIC18, entre outros (Freescale Coldfire V1, HCS08 e TI MSP430).

Segundo Gustavo Weber Denardin, o mentor do projeto, o footprint de memória pode chegar ao máximo de 1KB de RAM e 6KB de código. Testes realizados com o Thread Metric mostraram que o BRTOS apresenta desempenho sensivelmente superior ao FreeRTOS (www.freertos.org) e comparativamente melhor que o clássico uC/OS-II 2.86.

O BRTOS pode ser baixado direto do blog Brazillian RTOS blog (http://brtosblog.wordpress.com). Confiram.

Embraces!

Outras dicas deste autor

Flash Player no Slackware

Leitura recomendada

Sobrecarga de Operadores em C++

Porque fgets() ao invés de gets()

Porque fgets() ou gets()??

Migrando aplicativos C++ do Windows para Linux

Usando o realloc

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts