Configurando o X Window System

Publicado por José Henrique em 14/07/2009

[ Hits: 9.455 ]

Blog: http://naoestouseguro.blogspot.com

 


Configurando o X Window System



Muitas vezes temos que configurar ou reconfigurar o X Window System após a instalação do Linux. Isto pode ser por que não temos o driver correto ou a configuração correta quando instalado pela primeira vez...

Configurando o X Window System

Para concluir esta configuração, muitas vezes precisamos utilizar várias ferramentas e arquivos, incluindo X, xinit, .xinitrc, XF86Setup, e XF86Config. O arquivo X é uma ligação simbólica ou link para o X Server que está sendo utilizado pelo sistema, normalmente localizado em /usr/X11R6/bin/diretório. O programa xinit é utilizado para iniciar o X Window System. Depois que começa, o X Window System usa o arquivo .xinitrc, que contém as informações de configuração. Se não houver .xinitrc, então xinit usa a seguinte configuração padrão:

# xterm -geometry +1+1 -n login -display :0

Às vezes, porém, o sistema padrão não vai funcionar. Em tal caso, o programa XF86Config pode ser utilizado para configurar o X Window System na linha de comando. Para utilizar o XF86Config para configurar o X Window System devemos estar conectados como o root. Em seguida, podemos digitar:

# XF86Config

No prompt de comando para lançar o programa.
Linux: Configurando o X Window System

Configurando o mouse

1. Selecione o tipo de mouse que mais representa aquele ligado à seu micro. Se você precisar de ajuda nesta área, eu recomendo usar as páginas man. No caso de x86config, no entanto, a página man não é muito útil, por isto, alguma trialand-error teste de configuração do mouse pode ser necessária.

2. Selecione CordMiddle se você tem um terceiro botão de um mouse Logitech com compatibilidade Microsoft. Depois de ter selecionado o tipo de mouse na Etapa 1, o programa pede para usar o CordMiddle, que permite a utilização de um terceiro botão do mouse sobre alguns dispositivos.

3. Ativar Emulate3Buttons se CordMiddle não funcionar com o mouse. Esta seleção é solicitada a todos os tipos de mouse.

4. Indicar o nome completo do dispositivo anexado para o mouse. Esta é a localização física do mouse sobre o sistema e é mais provável que funcione com o padrão de seleção de /dev/mouse. Se possível, use este para maior facilidade de identificação.

Obs.: Se a seleção do /dev/mouse não funcionar, então você provavelmente precisará fazer algumas investigações da interface do mouse. Uma porta serial do mouse pode ser mapeada para /dev/ttyS0 e um mouse PS2 pode ser em /dev/psaux. Você tem muitas opções para ajudá-lo a instalar o seu tipo de mouse.

Por exemplo, /dev/tsmo irá trabalhar para um mouse PS2. Informações sobre os dispositivos detectados podem ser encontrados através do mando dmesg e em /proc. Usando as informações encontradas nestes locais devemos eliminar ou reduzir as opções para todo o nome de dispositivo para o mouse.

Configurando o monitor

5. Configurar o monitor. Configurar incluindo a taxa de atualização vertical e horizontal a taxa de sincronia. (Você deve ter incluído essas taxas quando recolheu informações antes da instalação.)

Com esta informação documentada, você pode selecionar a capacidade do sincronismo horizontal do monitor. Selecione um intervalo predefinido ou manualmente selecione o intervalo da lista mostrada na saída do comando. No entanto, não devemos escolher para um monitor configuração além do que ele permite.

Imagem para facilitar:
Linux: Configurando o X Window System

Adicionando placa de vídeo

6. Selecione a capacidade da placa de vídeo. Nesta fase de configuração, uma tela adverte que você precisa da informação que você recolheu sobre a placa. Selecione o chipset e, em seguida, escolher o tipo geral de placa, como mostrado na Figura 6-7. Em seguida, selecione a definição de RAMDAC e ClockChip utilizada com a placa de vídeo. Isto pode variar de placa para placa, mesmo no mesmo modelo - tenha cuidado ao verificar essa informação.
Linux: Configurando o X Window System
Bem pessoal, espero ter ajudado. Estarei em breve colocando mais detalhes do X Window System ;)

Outras dicas deste autor

Mudando tamanho padrão de tela no PUTTY

PuTTY Connection Manager

Usando o comando echo para obter informações do sistema

find - Listar arquivos modificados nas últimas 24 horas

Receber e-mail quando o root logar via SSH

Leitura recomendada

Catalogando filmes com Griffith

Pendrive do Windows (bootável) no Ubuntu Linux

Zenoss - Configurando estações Windows

Livro digital sobre GNU/Linux Debian Etch

Oracle PL/Web em versão Open Source com PHP e PostgreSQL

  

Comentários
[1] Comentário enviado por hellnux em 14/07/2009 - 11:14h

Que nostálgico x]

[2] Comentário enviado por albfneto em 14/07/2009 - 19:00h

sim, é nostálgico, mas é interessante.
eu usei XWindow antigo em UNIX, a muito tempo.
Hoje, quase ninguém mais lembra como configurar XWindow...

[3] Comentário enviado por JoseHenriqueRJ em 14/07/2009 - 19:42h

De fato cavalheiros, rsr enquanto escrevia, dei algumas risadas!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts