Configurando modem ZTE MF 626 no Ubuntu 9.04

Publicado por Murilo em 06/10/2009

[ Hits: 13.441 ]

 


Configurando modem ZTE MF 626 no Ubuntu 9.04



Saudações aos amigos da comunidade.

Peço que, ao lerem esta dica, levem em consideração que esta é a minha primeira contribuição com dica à comunidade, não por nada, mas pura e simplesmente por considerar que só agora estou chegando ao final da fase de newbie e também pelo tempo escasso. Estou aberto a críticas pois como muitos, estou em constante aprendizado.

Ao tentar fazer funcionar o modem ZTE, modelo MF 626, no Ubuntu 9.04, o qual não estava reconhecendo tal hardware e depois de consultar vários tutoriais e de não poucas tentativas de alcançar sucesso, resolvi resumir aqui minha experiência, no intuito de ajudar quem precise de algo semelhante.

Vale informar que a versão que utilizei foi customizada para um órgão federal, porém não creio que a mesma tenha causado problema a mais, pois a mesma previa utilização de conectividade por mini modem.

Problema 01 - Ubuntu não reconhece o modem - achar a solução deste problema foi a parte mais trabalhosa, mas quando encontrei, aplicá-la foi rapidinho.

Em:
Baixei um pacote Debian criado pelo Ronaldo Richieri para a instalação do modem ZTE MF626 e do GiantD301.

Instalado o pacote e reinicializada a máquina, o modem foi reconhecido automaticamente pelo Ubuntu, o qual já apresentou um configurador para conexão de internet móvel banda larga. Este wizard pergunta qual a operadora, no meu caso a Claro, e já monta a opção de conexão com os dados de nome de usuário, senha e APN padrão da operadora.

Problema 02 - Conecta, mas não navega - Este problema aconteceu por que o configurador lançara dois endereços de servidores DNS que não estavam respondendo. Talvez fossem padrão da Claro e ela não os utilize mais. O fato é que tive que substituí-los por outros válidos.

Detalhe: não funciona alterando manualmente no /etc/resolv.conf, pois ele é sobrescrito toda vez que esta conexão é ativada. É preciso editar a configuração da conexão e mudar os IPs que aparecem como servidor DNS, para outros válidos. Por exemplo, 200.255.121.39 e 200.169.117.14.

Encontrei outro link que parece ser uma possível solução também (não cheguei a testar) e promete resolver o problema para outros modelos de mini modem.
Mais informações sobre esta solução:
Quero aproveitar para agradecer a pessoas como o Ronaldo Richieri, que contribuem com o compartilhamento de informações e facilitam a vida de muitos.

Bom, espero ter ajudado.

Forte abraço e fiquem com Deus!

MCaju.

Resumo técnico:

Problema: Instalar Modem ZTE MF 626 em Ubuntu 9.04 (customizado para órgão federal)
Operadora: Claro
Equipamento: Notebook Sony Vaio (com o Ubuntu reconhecendo tudo de primeira durante a instalação)

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Ubuntu Linux embarcado de fábrica em desktop Dell?

Problema em instalação com HD SCSI

Ubuntu 8.04 no notebook CCE W93

Driver NVIDIA no Linux Mint 17

Configurando o modem smartlink no Mandriva One Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por bbullet em 06/10/2009 - 23:30h

Gostaria de primeiro te parabenizar pela iniciativa de dividir o conhecimento. Possuo esse modem e uso como provedora a BrasilTelecom, (OI).

Penei muito com esse modem e não consegui fazer ele funcionar de forma satisfatoria.

Hoje eu instalei no meu netbook o Ubuntu 9.10 e advinha só... ele reconheceu o modem de primeira, conectou e permaneceu dessa forma. Já estou a mais de duas horas conectado direto sem problema algum.

Fica ai a dica pra galera.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts