Configurando modem ZTE MF 626 no Ubuntu 9.04

Publicado por Murilo em 06/10/2009

[ Hits: 12.973 ]

 


Configurando modem ZTE MF 626 no Ubuntu 9.04



Saudações aos amigos da comunidade.

Peço que, ao lerem esta dica, levem em consideração que esta é a minha primeira contribuição com dica à comunidade, não por nada, mas pura e simplesmente por considerar que só agora estou chegando ao final da fase de newbie e também pelo tempo escasso. Estou aberto a críticas pois como muitos, estou em constante aprendizado.

Ao tentar fazer funcionar o modem ZTE, modelo MF 626, no Ubuntu 9.04, o qual não estava reconhecendo tal hardware e depois de consultar vários tutoriais e de não poucas tentativas de alcançar sucesso, resolvi resumir aqui minha experiência, no intuito de ajudar quem precise de algo semelhante.

Vale informar que a versão que utilizei foi customizada para um órgão federal, porém não creio que a mesma tenha causado problema a mais, pois a mesma previa utilização de conectividade por mini modem.

Problema 01 - Ubuntu não reconhece o modem - achar a solução deste problema foi a parte mais trabalhosa, mas quando encontrei, aplicá-la foi rapidinho.

Em:
Baixei um pacote Debian criado pelo Ronaldo Richieri para a instalação do modem ZTE MF626 e do GiantD301.

Instalado o pacote e reinicializada a máquina, o modem foi reconhecido automaticamente pelo Ubuntu, o qual já apresentou um configurador para conexão de internet móvel banda larga. Este wizard pergunta qual a operadora, no meu caso a Claro, e já monta a opção de conexão com os dados de nome de usuário, senha e APN padrão da operadora.

Problema 02 - Conecta, mas não navega - Este problema aconteceu por que o configurador lançara dois endereços de servidores DNS que não estavam respondendo. Talvez fossem padrão da Claro e ela não os utilize mais. O fato é que tive que substituí-los por outros válidos.

Detalhe: não funciona alterando manualmente no /etc/resolv.conf, pois ele é sobrescrito toda vez que esta conexão é ativada. É preciso editar a configuração da conexão e mudar os IPs que aparecem como servidor DNS, para outros válidos. Por exemplo, 200.255.121.39 e 200.169.117.14.

Encontrei outro link que parece ser uma possível solução também (não cheguei a testar) e promete resolver o problema para outros modelos de mini modem.
Mais informações sobre esta solução:
Quero aproveitar para agradecer a pessoas como o Ronaldo Richieri, que contribuem com o compartilhamento de informações e facilitam a vida de muitos.

Bom, espero ter ajudado.

Forte abraço e fiquem com Deus!

MCaju.

Resumo técnico:

Problema: Instalar Modem ZTE MF 626 em Ubuntu 9.04 (customizado para órgão federal)
Operadora: Claro
Equipamento: Notebook Sony Vaio (com o Ubuntu reconhecendo tudo de primeira durante a instalação)

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Verificar o status da bateria via linha de comando

Conflitos com placas Nvidia na BIOS

Como instalar o módulo (driver) da placa Wireless RTL8192se

Teste de USB - prevenindo queima de pendrive

[SOLUÇÃO] Placa de rede acusando cabo desconectado em dual boot

  

Comentários
[1] Comentário enviado por bbullet em 06/10/2009 - 23:30h

Gostaria de primeiro te parabenizar pela iniciativa de dividir o conhecimento. Possuo esse modem e uso como provedora a BrasilTelecom, (OI).

Penei muito com esse modem e não consegui fazer ele funcionar de forma satisfatoria.

Hoje eu instalei no meu netbook o Ubuntu 9.10 e advinha só... ele reconheceu o modem de primeira, conectou e permaneceu dessa forma. Já estou a mais de duas horas conectado direto sem problema algum.

Fica ai a dica pra galera.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts