Configuração da placa Ati Radeon 7000 com saída RCA para TV

Publicado por Carlos Alberto em 19/08/2006

[ Hits: 8.952 ]

 


Configuração da placa Ati Radeon 7000 com saída RCA para TV



Encontrei em diversos fóruns usuários de Linux procurando um meio de utilizar a saída de TV na Radeon 7000, usando LinuxOS. Como eu já assisto meus filmes na TV há bastante tempo, decidi escrever aqui este tutorial, é bastante simples:

A placa em questão tem como driver de vídeo padrão "radeon", mas suporta os drivers "ati" e "fbdev", contudo a saída de TV só suporta "fbdev", é aí que mora o problema.

Para utilizar as duas saídas (TV + Monitor), configure o X para utilizar uma resolução de no máximo 800x600, a taxa de cores independe e o driver deve ser especificado como "fbdev".

Agora basta conectar o cabo à TV e reiniciar o micro. Quando carrega as imagens do X conjuntamente com o KDE são exibidos simultaneamente nos dois equipamentos. É preciso observar que para cada resolução de tela a placa emite uma variação de freqüência diferente, assim se por resolução de 1024x768, serão enviados entre 50 e 60 hz para a tv e acima 100hz para o monitor.

Caso o monitor não suporte esse valor poderá ficar como que estivesse desligado enquanto que a imagem estaria somente na TV, contudo com a contínua exposição o monitor poderá vir a queimar o regulador.

De mesmo modo, com resolução de 800x600 (ou inferior), a TV recebe aproximadamente 30hz e o monitor 60hz, estando ambos dentro de suas respectivas faixas seguras.

Caso alguém saiba as freqüências certas e como regular as duas saídas será possível utilizar com segurança as saídas com resolução maior.

Outras dicas deste autor

Superando a falta do supermount em sistemas Debian

Leitura recomendada

Título: Reiniciar conexão automaticamente no roteador D-Link 524

Criando uma calculadora empresarial no Lazarus

A diferença entre grep, egrep e fgrep

Como atribuir um rótulo a um pendrive no Linux (ou outro dispositivo USB)

O porquê de se usar software livre

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário