Computador para todos - ou nem todos?

Publicado por Elton Pereira de Lima em 23/01/2008

[ Hits: 8.422 ]

 


Computador para todos - ou nem todos?



Comprei (dez/07) um computador para minha irmã e como ela vai precisar apenas de coisas básicas, comprei um que aparentemente tinha uma boa relação custo/benefício, e para minha surpresa cheguei em casa às 13:00 e até 23:00 estava tentando fazer o Linux funcionar nele.

Eu já tinha minhas dúvidas sobre estes computadores do programa computador para todos e agora então nem se fala.

Agora eu entendo por que a maioria esmagadora das pessoas que compram estas "bombas" colocam Windows pirata, a distro que vem nele (BitLinux) tem um Gnome todo "rasgado", um visual feio, a tela de boot é no mínimo grosseira, etc...

Parece que o programa do governo federal deveria mudar o nome para "raiva para todos", porque por incrível que pareça nem mesmo o cd de instalação da dita distro funciona, ela simplesmente não reconhece o hd (e ele aparece na BIOS, da boot e tudo mais), e para ajudar o LED do hd está desligado e o botão reset não funciona.

Resumindo, temos montadores nacionais que parecem que estão mais interessados em "passar a perna" na comunidade open source, porque um usuário leigo vai logo dizer "Isso tudo é culpa deste tal de Linux! Isso não presta!".

Agora vamos assumir que o problema seja defeito de hardware, mas quem poderia explicar este BitLinux? Por que não criar algo intuitivo, simples e bonito (que é o que a grande maioria quer), ou então usar uma distro como Ubuntu/KUbuntu?

O que eu gostaria com está dica e deixá-los cientes do que andam fazendo com o nome das tecnologias open source, por que para falar bem poucos sabem, mas para "descer a lenha" a maioria abre o maior berreiro.

O que falta mesmo é um verdadeiro apoio e não um pseudo sistema simples que vai complicar mais do que ajudar o usuário final, e infelizmente a culpa é do governo que não fiscaliza o que estes montadores andam fazendo.

Vou postar a configuração do PC e gostaria que se alguém mais tiver algum problema com estes computadores postem dicas, artigos, etc... Pois precisamos ficar atentos e ajudar a comunidade.

MARCA: FLEXPC
PROCESSADOR: CELEROM D 2.80GHz
MEMÓRIA: 256MB DDR2
HD: 80 GB SATA
S.O.: BITLINUX
CDRW
PLACA MÃE: GIGABYTE, MODELO:GA-VM900M

OBS: Teste com Ubuntu e KUbuntu nas versões: 6.05, 7.04 e 7.10, vou testar com o Kurumin 7 e caso não tenha sucesso vou diretamente para a assistência e assim que tiver novidades informo a comunidade. Vamos ver se pelo menos o suporte presta.

Espero que esta dica sirva de apoio para alguém, e quem tiver mais notícias sobre estes... por favor postem para que a comunidade seja alertada.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Detectando um novo HD no Red-Hat 9

Fazendo seu Slackware desligar corretamente

Checando se sua webcam está funcionando no Famelix 2.0

Driver Moschip MCS9865 - Serial Flexport FX2S PCI LP/2 para Linux CentOS 5

Linux Mint (Cinnamon) - configurar tecla /?° do Thinkpad T430 Lenovo

  

Comentários
[1] Comentário enviado por juliofsn em 23/01/2008 - 15:01h

Não é só isso, eu já vi um desses que veio com a distro Insigne Linux, o PC veio com o HD travado de modo que só era permitido instalar esse sistema e mais nenhum outro.

Acho isso um grave desrespeito com o consumidor.

[2] Comentário enviado por lucasmezencio em 23/01/2008 - 15:44h

Ridiculo!
Realmente isso é um desrespeito ao consumidor!
Já vi um com Insigne, realmente é um lixo!
Mas consegui de outra forma, quem sabe você não consegue?!

Na BIOS, o HD provavelmente tem um atributo, algo como:
SATA: NATIVE/DISABLE

Tente mudar isso.

Abraços!

[3] Comentário enviado por mateusbarsotti em 24/01/2008 - 08:51h

Eu uso o Insigne Linux em minha empresa e em minha casa sem problemas. Inclusive tenho (não um dual boot), mas um tri-boot. Tenho máquinas com o Insigne, Vista e Solaris rodando na boa.

Acho que devemos sim filtrar e não comprar mais micros com distros picaretas, mas devemos valorizar o que é nosso, ou seja, as empresas nacionais como a Insigne Linux, pois além de ser nacional, o produto é bom.

Abraços!

[4] Comentário enviado por eldermarco em 24/01/2008 - 11:45h

Eu comprei um Semp Toshiba e a placa mãe, de uma marca que nunca antes tinha ouvido falar (MSI) não tem suporte para Linux segundo o site do fabricante, mas eu consegui instalar mesmo assim. A minha placa de som, embora reconhecida não funciona direito (embora eu ache que isso seja problema do ALSA). Os USB's, quando está no Windows, sempre ficam "montados" quando entro pela primeira vez. Tenho de ir lá em "remover hardware com segurança"... até que perdi a paciência e desabilitei eles na BIOS.


Mas a verdade, é que estive vendo. Muitos computadores com bom hardware até, tem preços muito próximos. A questão é: comprar PC's em lojas com casas Bahia, Extra, etc e tal não rola. Isso não é, lugar pra comprar computador, o usuário sempre perde alguma coisa. :-(


[]'s

Elder Marco

[5] Comentário enviado por removido em 24/01/2008 - 15:24h

Quer um PC mas tá com pouca grana?

Vá à Santa Ifigênia e monte sua configuração, os caras DÃO GARANTIA, é barato, e sem restrições quanto compatibilidade/instalação de software, já que quem montou a máquina foi vc!

Esse negócio de PC para todos é mais uma das esmolas desse governo analfabeto...

[6] Comentário enviado por bramax em 25/01/2008 - 15:57h

Meus pais compraram uma máquina da CCE q veio com esse Insigne Linux tb. É uma bela porcaria, e realmente, o HD se recusa a deixar qualquer outra coisa a ser instalada. Tentei usar o cfdisk do Slackware 11, mas não obtive sucesso. Acho q usei um disco de instalação do SuSE e consegui refazer as partições. Depois disso instalei o Ubuntu, que está funcionando lá até hoje, e que só tem ganho elogios da família inteira - onde todos são leigos.

[7] Comentário enviado por juniorzc em 28/01/2008 - 16:53h

comprei um flexpc desses ai para a minha prima de 11 anos, meu amigo quase não cosigo mudar essa porra do bitlinux, tive que instalar o windows 2003 server no hd(foi o que consegui localizar e formatar a partição) para depois sim instalar o ubuntu para ela usar, pense em uma bomba esse computador isso é uma droga de maquina.

[8] Comentário enviado por alyssongt em 02/03/2008 - 14:58h

Eu trabalho com informática e particularmente acho que esses pcs são muito básicos(pra não dizer ruins) e esse Programa "Com Puta Dor"(de cabeça) para Todos, realmente funciona, pra dar trabalho pro povo.
As pessoas da minha vizinhança estão começando a comprar esses PCs e é inevitável eles não trazerem o PC pra eu fazer uma instalação nova.
Pois as distribuições Linux que vem com eles, não são nada decentes.
São uma miséria e as pessoas são muito leigas pra usarem qualquer uma delas. Realmente as pessoas só compram uma caixinha de metal, que elas acham que é um PC, defasada e totalmente desconhecida para elas.
De todas as marcas, a que eu considero pior de todas, é a Flex PC (acho que se você der um espirro perto de um destes ele pára de funiconar), mas ainda existem a Megaware, CCE, Acteon(CCE), Semp Toshiba, Syntax...é cada nome que você daqui a pouco vai ver algum fabricado no fundo de algum botequim de esquina de marca BCL(Beber, Cair, Levantar)...kkk.
Coisa de loco meu!
Ah...mas se você quer um PC com boa relação custo/benefício, compre POSITIVO, meu pai já comprou um Notebook deles, muito bom, veio pronto pra ligar e usar, com Conectiva Linux, Super Fácil e Intuitivo e quando a tela lcd dele deu problema, contatamos a assistência e em menos de um mês eles nos mandaram um notebook novo e mais atualizado. Nota 10.

[9] Comentário enviado por Thomáz Vinícius em 03/12/2009 - 16:18h


eu to tendo agora um problema com boot no GRUB,como de costume fui no google,procurei ajuda pra caramba,mas ñ consegui achar.É o seguinte,eu tenho dois HD's.Um IDE de 20 GB que eu uso ele pro Windows XP e um hd SATA de 300 GB que eu tenho instalado o OpenSolaris,Debian Lenny 5.03, Slackware 13 e o Big Linux 4.2. Rapaz,tá difícil pelo seguinte,já tentei de várias formas,instalei no HD de 300 GB todos os sistemas operacionais e deixei o GRUB do Big por último que costumo usar mais ele,ñ tá dando,quando ele aparece o sistema carregando parece que o sistema de arquivo ele dá erro,já reinstalei o GRUB,nada,já fiz o mesmo com o Big e o programa persiste.Ai fiz esse mesmo procedimento com o Debian,deixei ele por último pra instalar.Ai o seguinte,quando eu deixo o GRUB do Big tem como acessar o big,só que ñ normalmente,só o KDE,ou seja a parte gráfica do KDE,eu dou o comando startx e ele vai,mas ñ é o BIG de costume,mas o OPENSOLARIS,XP funciona normalmente.Agora o Big,Slackware e o Debian ñ,o Big só dessa maneira q te falei.Quando eu deixo com o Grub do Debian ele funciona normalmente o próprio Debian,o Xp,o OpenSolaris,mas o Slackware e o Big ñ.Eu ñ sei o que tá errado,pelo que eu vi tá dando incosistência de arquivos,ñ sei se é por ter muitos SO no mesmo HD,acredito que ñ,ai eu vou fazer o seguinte,vou te mandar a copia de como o meu MENU.LST do GRUB do DEBIAN tá e vc dá uma olhada pra mim e vê se tá tudo certo,ok?


### BEGIN AUTOMAGIC KERNELS LIST
## lines between the AUTOMAGIC KERNELS LIST markers will be modified
## by the debian update-grub script except for the default options below

## DO NOT UNCOMMENT THEM, Just edit them to your needs

## ## Start Default Options ##
## default kernel options
## default kernel options for automagic boot options
## If you want special options for specific kernels use kopt_x_y_z
## where x.y.z is kernel version. Minor versions can be omitted.
## e.g. kopt=root=/dev/hda1 ro
## kopt_2_6_8=root=/dev/hdc1 ro
## kopt_2_6_8_2_686=root=/dev/hdc2 ro
# kopt=root=/dev/sda5 ro

## default grub root device
## e.g. groot=(hd0,0)
# groot=(hd1,4)

## should update-grub create alternative automagic boot options
## e.g. alternative=true
## alternative=false
# alternative=true

## should update-grub lock alternative automagic boot options
## e.g. lockalternative=true
## lockalternative=false
# lockalternative=false

## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=quiet

## should update-grub lock old automagic boot options
## e.g. lockold=false
## lockold=true
# lockold=false

## Xen hypervisor options to use with the default Xen boot option
# xenhopt=

## Xen Linux kernel options to use with the default Xen boot option
# xenkopt=console=tty0

## altoption boot targets option
## multiple altoptions lines are allowed
## e.g. altoptions=(extra menu suffix) extra boot options
## altoptions=(single-user) single
# altoptions=(single-user mode) single

## controls how many kernels should be put into the menu.lst
## only counts the first occurence of a kernel, not the
## alternative kernel options
## e.g. howmany=all
## howmany=7
# howmany=all

## should update-grub create memtest86 boot option
## e.g. memtest86=true
## memtest86=false
# memtest86=true

## should update-grub adjust the value of the default booted system
## can be true or false
# updatedefaultentry=false

## should update-grub add savedefault to the default options
## can be true or false
# savedefault=false

## ## End Default Options ##

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-2-686
root (hd1,4)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.26-2-686 root=/dev/sda5 ro quiet
initrd /boot/initrd.img-2.6.26-2-686

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.26-2-686 (single-user mode)
root (hd1,4)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.26-2-686 root=/dev/sda5 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.26-2-686

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root


# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/hda1
title Microsoft Windows XP Professional
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1


# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/hda1
title OpenSolaris
root (hd1,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1


# This entry automatically added by the Debian installer for an existing
# linux installation on /dev/sda1.
title BigLinux, kernel 2.6.24-19-generic (on /dev/sda1)
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-19-generic root=/dev/sdb1 ro resume=/dev/sdb8 quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-19-generic
savedefault
boot


# This entry automatically added by the Debian installer for an existing
# linux installation on /dev/sda1.
title BigLinux, kernel memtest86+ (on /dev/sda1)
root (hd1,0)
kernel /boot/memtest86+.bin
savedefault
boot


# This entry automatically added by the Debian installer for an existing
# linux installation on /dev/sda6.
title Slackware Linux 13.0 (on /dev/sda6)
root (hd1,5)
kernel /boot/vmlinuz-generic-2.6.29.6 root=/dev/sda6
savedefault
boot



Contribuir com comentário