Como remover o delay inicial do GRUB

Publicado por Marcos moreira em 14/01/2019

[ Hits: 855 ]

 


Como remover o delay inicial do GRUB



O gerenciador de boot GRUB pode ser um incômodo por conta do delay que ele apresenta durante o boot. Hoje vou ensinar como fazê-lo iniciar sem delay.

A primeira coisa que devemos fazer é abrir o arquivo de configuração do grub "/etc/default/grub" com um editor de texto. Use o seu editor preferido, eu costumo usar o Vim:

# vim /etc/default/grub

Agora precisamos alterar os valores do arquivo.

Edite o valor da linha "GRUB_TIMEOUT=5" para "0" e isso irá remover o delay. Você pode tentar também descomentar a variável "GRUB_TERMINAL=console" para evitar que ele inicie o grub em modo gráfico.

Toda vez que editamos as configurações do GRUB precisamos fazer com que ele aplique as edições que fizemos, para isso execute o comando abaixo:

# update-grub2

Agora é só reiniciar o computador e ver se está funcionando.

Caso queira melhorar um pouco mais a velocidade de boot do seu computador, veja a minha outra dica sobre otimização do SystemD.

Até mais.

Outras dicas deste autor

Como copiar e colar em um terminal sem interface gráfica no Linux (TTY)

Reduzindo tempo de boot via otimização do SystemD

Como usar um GIF como wallpaper no I3WM

Leitura recomendada

Resolvendo problemas de configuração de Internet Turbo Brasil Telecom

Assistindo DVD's no Slackware

Instalando o IONCube Loader no Debian

Configurando o teclado no Fluxbox

Impressora compartilhada pedindo senha direto [Resolvido]

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Ryuk em 15/01/2019 - 10:52h

Vim todo feliz achando que iria finalmente acabar com a lentidão do GRUB, mas você só estava se referindo ao TIMEOUT... ahhhh, que pena!!! :\

O parâmetro GRUB_TIMEOUT só define quanto tempo o MENU fica visível esperando para ativar alguma opção de boot. Independente disso, o GRUB ainda leva um tempão entre a "escolha de boot" e o "início (de fato) do carregamento do kernel".

Aqui no meu notebook, mesmo com o GRUB_TIMEOUT=0, o GRUB leva quase 10 segundo para iniciar o boot do kernel em distros "Ubuntu/Debian-e-derivados" (eu sei, o meu note é uma carroça!!!). No Arch/Manjaro o GRUB é um pouquinho mais rápido em iniciar o initramfs, mas ainda tem um lag horrível (~5 seg). O boot mais rápido aqui no meu notebook foi o do Solus OS, justamente por ele não usar o GRUB e usar o "goofiboot" em vez disso. Ele imediatamente passa do BIOS/UEFI para o kernel, sem atrasos... meu sonho era que o GRUB fosse assim! :)

[2] Comentário enviado por Cizordj em 28/01/2019 - 08:59h


[1] Comentário enviado por Ryuk em 15/01/2019 - 10:52h
Vim todo feliz achando que iria finalmente acabar com a lentidão do GRUB, mas você só estava se referindo ao TIMEOUT... ahhhh, que pena!!! :\


Você pode tentar ser mais radical e instalar o syslinux como bootloader, é difícil de configurar, mas vai direto ao ponto. Inicia no kernel sem frescuras =)



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts