Como corrigir o erro de não poder visualizar vídeos no Facebook e afins no navegador Opera

Publicado por Sidnei Serra em 05/04/2024

[ Hits: 967 ]

Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw

 


Como corrigir o erro de não poder visualizar vídeos no Facebook e afins no navegador Opera



O Opera deixou de ser um navegador "feio" e incompatível com os novos formatos de linguagem web para chegar no patamar de navegadores mais atuais como Chrome e Firefox. A incompatibilidade era a de não conseguir montar a visualização adequada das páginas visitadas, com imagens e textos deslocados de suas posições corretas ou mesmo a montagem da página para a visualização em diferentes resoluções de monitores ou dispositivos.

Hoje o Opera está mais "bonito" visualmente e com muitos recursos, alguns nem existem nativamente em outros navegadores e, por conta dessas atualizações de funções deixou de ser aquele navegador leve que o caracterizava e o pessoal gostava disso mesmo montando a visão das páginas web de modo errado. A instalação é fácil, no Linux basta abrir o seu gerenciador de pacotes e procurar por "opera", ou ir no site FlatHub ou mesmo baixar o instalador no site do projeto e escolher lá as versão disponível mais adequada.

MAS (sempre tem um lance desses) o Opera pode apresentar problemas na hora de dar um preview ou visualizar vídeos de sites como Facebook ou Instagram, aparecendo uma janela preta no local dizendo que não foi possível exibir o conteúdo. Isso se dá devido a um erro, incompatibilidade ou frescura do plugin ffmpeg usado no Opera e vamos ver aqui como contornar isso no Linux; mas não é garantia de que vá funcionar. Instale o pacote "mlocate" na sua distribuição Linux e, após isso, digite no Terminal:

sudo updatedb

Isso vai criar o banco de dados de procura de arquivos para o comando locate poder usar. Depois disso, digite:

locate libffmpeg.so

Deverá aparecer algo assim (exemplo de um sistema com Opensuse):

/b375155d6c28b7352300b538802dfeff77abf8fd98948c756501c4fc296811d1/files/main/libffmpeg.so
/usr/lib64/opera/libffmpeg.so
/usr/lib64/qmmp-2.1/Input/libffmpeg.so


O que nos interessa é a linha "/usr/lib64/opera/libffmpeg.so" que mostra onde está o plugin do Opera. Depois disso vá no site GitHub e procure por "nwjs ffmpeg" e, na página que aparecer, escolha a opção de "prebuilt" (deve ser a primeira, onde aparece 'h264' e 'chromium') e, do lado direito mais pro meio da página, a opção de Release.
Ali você vai baixar a versão zipada da sua arquitetura de Linux e vai descompactá-la e verá que lá dentro da pasta descompactada tem o arquivo libffmpeg.so. Veja que a escolha é pela versão "prebuilt", não serve a "patched", "play", "level" ou outra.

Faça backup do arquivo original libffmpeg.so que está na pasta "/usr/lib64/opera/" e copie para essa pasta o arquivo libffmpeg.so que você baixou e pronto. Veja que não há necessidade de substituir o ffmpeg já instalado do sistema, apenas esse usado no Opera para a visualização de vídeos. Se der zebra como o navegador fechando, volte o arquivo original mas, nas minhas instalações, tudo funcionou perfeitamente.
Outras dicas deste autor

Como instalar o XFCE4-terminal na sua distribuição Linux e integrá-lo ao sistema

Consertando o erro do Sushi e Wayland no Opensuse Leap 15

Como instalar o navegador TOR no seu Linux

Flathub na sua distribuição Linux e comandos básicos de gerenciamento

Como normalizar seus arquivos MP3 para que fiquem no mesmo volume

Leitura recomendada

Como Instalar o Full Tilt Poker via Wine no Ubuntu

Instalando o Wine em qualquer distribuição Linux

debtap - Convertendo pacotes .deb para instalação no Arch Linux

Finalistas do concurso IBM Insites + atividades gratuitas

Recuperando GRUB 2 com Grub-Doctor

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts