Como corrigir a lentidão na atualização em máquinas Linux com apt (problemas ocorridos em 2017)

Publicado por Francisco Jose Lopes em 04/10/2017

[ Hits: 3.354 ]

Blog: http://bladochico.qaplaweb.com.br

 


Como corrigir a lentidão na atualização em máquinas Linux com apt (problemas ocorridos em 2017)



Recentemente, uma questão estranha vem atrapalhando as distribuições do Linux que usam o apt para se atualizar (em geral as derivadas do Debian).

Ao executar o comando "sudo apt-get update" (ou sudo apt update), o processo fica "parado" ao se conectar a qualquer dos repositórios padrão ou lento ao rastrear e baixar cabeçalhos durante o processo de atualização.

Depois de muitas tentativas de solução e de perseguir falsas pistas (como problemas de DNS, cache e gateway), finalmente, as buscas pela Internet apontaram para uma solução surpreendente.

Anteriormente a solução era mudar o servidor para baixar as atualizações, alterando sources.list (/etc/apt/source.list). Em circunstâncias normais, isso corrigia os problemas, mas não agora.

A solução

Demorou bastante tempo para descobrir isso, mas o problema está no IPv6. Com o IPv6 ativado, a nova pilha de rede parece tropeçar, especialmente quando tenta atualizar com o apt.

Infelizmente, apenas desabilitar o IPv6 nas configurações do seu dispositivo de rede não é suficiente. É necessário desativar completamente o IPv6 em todo o sistema e, então, o apt funcionará a contento.

Como desabilitar o IPv6 em todo o sistema?

Simples. Edite o arquivo /etc/sysctl.conf (com o comando sudo) e adicione o seguinte ao final do arquivo:

net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1

Depois de salvar e fechar o arquivo, reinicie a rede com o comando 'sudo service networking restart'. Quando esse comando for concluído, re-execute o 'sudo apt-get update' e você deverá ver o processo funcionar como esperado.

Efeitos colaterais:

Depois de desabilitar o IPv6 globalmente, vários outros serviços de rede poderão começar a funcionar melhor. A navegação na Web pode ficar mais confiável (não há mais pausas aleatórias com o Google Apps ou o Facebook) e os downloads poderão ficar significativamente mais rápidos.

Essa correção não prejudica a rede ou qualquer outra pilha de seu sistema. O único problema que você pode enfrentar, é se o IPv6 for seu principal esquema de rede.

Por isso tudo esta "correção" (gambiarra) é muito recomendável - ao menos até que os problemas com o IPv6 estejam resolvidos.

Outras dicas deste autor

Como corrigir a lentidão na atualização em máquinas Linux com apt [parte 2]

Leitura recomendada

Ambiente X reinicializa sozinho após instalar driver nvidia - SOLUÇÃO

Criando boot USB do "Instalador Debian" usando o GRUB

Problemas com GCC no Sabayon Linux [Resolvido]

Instalação do driver da placa Geforce 5200 FX no Slackware 10.2

Conexões ADSL caindo

  

Comentários
[1] Comentário enviado por QAPLA em 05/10/2017 - 00:52h

Em tempo, sempre há a possibilidate de utilizarmos o apt-get com a opção '-o Acquire::ForceIPv4=true update' para faze-lo operar apenas com IPv4 nesta execução. \\//_ LLaP



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts