Eu achei a dica pesquisando no Google, mais precisamente o original está no site
Debian Admin. As imagens de CD em ISO são padrão, as distribuições do
GNU/Linux vêm neste formato para baixar, mas, de vez em quando, você pode receber a cópia de uma mídia no formato de imagem gerada pelo Nero (.nrg), principalmente se o remetente for usuário do Windows - "grrr"!
Existe Nero pra
Linux, e outros programas que possibilitam essa leitura, mas vamos fazer algo cuja praticidade seja mais duradoura, converteremos esse NRG pra ISO. É simples, basta instalar um pacote chamado NRG2ISO.
Abra o terminal, e no Ubuntu digite:
sudo apt-get install nrg2iso
ou, no Debian (caso não tenha o sudo ativado):
# apt-get install nrg2iso
Depois, para converter é bem simples, basta usar o comando, conforme o exemplo:
# nrg2iso imagem_nero_original.nrg nova_imagem.iso
O processo é muito rápido, em poucos segundos (no caso de um CD de 700 MB) a imagem já está pronta para ser usada em programas como o Gmount-iso, porém (o que é raro) ela pode não ser reconhecida se você pretender usá-la no VirtualBox, geralmente dá um erro como este:
Para resolver o problema clique com o botão contrário do mouse no seu arquivo ISO e no menu de contexto clique em Extrair aqui - uma pasta com o conteúdo da imagem será criada. Depois use um programa como o Gravador de Discos Brasero e crie um projeto de CD ou DVD de dados (o que for mais conveniente) com o conteúdo desta pasta e na hora de gravar salve para um arquivo de imagem ISO - é claro que isso pode não funcionar se for um CD ou DVD de instalação de, por exemplo, sistemas operacionais ou qualquer outro programa que dê boot pelo CD, por causa da (justamente) sessão de boot do disco que geralmente não tem como ser preservada neste processo. E isso é tudo, pessoal.