Bloqueando objetos Flash de páginas

Publicado por Carlos Eduardo de Andrade em 12/11/2007

[ Hits: 8.437 ]

 


Bloqueando objetos Flash de páginas



Hoje em dia, a tecnologia Flash é largamente utilizada em páginas na internet. E algumas vezes, é irritante a mistura de HTML com objetos Flash, já que muitas vezes esses objetos contém propaganda que consomem banda útil.

Outro caso (e esse é pior), sites mal projetados permitem que estes objetos sobrevoem a página, ocultando informações que queremos ver. Por exemplo, os sites da Editora Abril são "campeões" neste aspecto. Veja este exemplo:



Note que o objeto Flash sobrepõe o texto a esquerda, dificultando (quando não impossibilita) a leitura. Do lado esquerdo, sobrepõe outra imagem. Claramente, temos perda de informação, além de ficamos irritados... hehehe...

Existe um add-on para Firefox que se chama Flashblock que é uma mão na roda nestes casos. Este add-on não permite que o objeto Flash se auto-execute. Quando você entra em um site que contenha objetos Flash, o Flashblock não deixa o objeto se auto-executar e mostra um símbolo de Play (uma setinha alternando com uma letra 'f'), para que, se o usuário deseje, faça o objeto executar.

Vejamos o site do exemplo anterior, agora utilizando o Flashblock:



Note que o Flashblock deixa o local onde o objeto Flash está transparente permitindo a visualização do que está por trás dele (o texto a esquerda e a imagem a direita).

Experimente, depois você não conseguirá viver sem ;-)

Site do add-on:
Outras dicas deste autor

Windows montando partições Linux

Fazendo backup ou cópia somente dos arquivos alterados no último dia

Leitura recomendada

Codificação HEXADECIMAL para HTML

Cursos grátis na área de programação com certificado

Ativando Player HTML5 no YouTube

Direcionando o browser para outra URL

Adicionar Facebook Comments no Google Sites

  

Comentários
[1] Comentário enviado por jborda em 12/11/2007 - 08:31h

Muito boa dica, eu já conhecia o flash block, mesmo porque eu "odéio" flash.

[2] Comentário enviado por removido em 12/11/2007 - 14:09h

Caramba eu achava que o problema era só comigo, estava pensando em procurar uma extensão do firefox para bloquear isso ontem hehe , vc não andou lendo minha mente né agora? estou preocupado! :)

[3] Comentário enviado por albertguedes em 12/11/2007 - 16:22h

?comentario= Excelente. Não aguentava mais aquelas porcarias de propagandas pesadas. Eu que tenho banda já me irrito, imagine quem usa net discada como sofre. Esses publicitarios de internet acha que só pessoal da grana usa internet, ou são tão limitados que não sabem fazer coisas originais sem flash ? Eu mesmo estou montando (tentando montar) um site que não usa um pingo só de flash, só tô usando css e minha imaginação, por que não preciso de frescura para fazer uma página.

[4] Comentário enviado por daaugusto em 12/11/2007 - 18:16h

Eu optei por simplesmente não usar o plugin Flash. Curiosamente o Firefox ficou absurdamente mais estável; fica semanas rodando direto sem cair.

E para não haver a irritante mensagem do Firefox dizendo que é preciso instalar plugin em páginas que utilizam Flash, coloquei o valor da variável 'plugin.default_plugin_disabled ' como 'false', no about:config.

[5] Comentário enviado por an_drade em 12/11/2007 - 18:34h

Respondendo ao comentário de daaugusto, é complicado não usar totalmente. Em alguns sites, vc não tem como escapar do flash, pq ele faz parte da aplicação como um todo, e não é só propaganda. Veja o site da Telemig Celular e Claro. Acho de um mal gosto tremendo isso!!! Mas, infelizmente, fica complicado escapar. Em termos de estabilidade, vc tem razão. O Flash acaba com o Firefox, deixando ele lento p/ caramba. No meu caso, nunca tive problemas com crashs, mas congelamentos já!

Em relação a propagandas, como fala albertguedes, acho uma afronta. Acredito que o usuário deve sim escolher se quer ver a propaganda ou não. Li em alguns blogs que falam que muitos desenvolvedores web estão boicotando o Firefox por causa de seu excelente bloqueador de popup, já que evita muitas propagandas... Olhem q absurdo!!! hehehe

[6] Comentário enviado por albertguedes em 12/11/2007 - 18:51h

Pior ainda, daqui a pouco vamos ser obrigados a usar IExplorador só porque os engraçadinhos não vão mais desenvolver para firefox e encherem o saco com as porcarias dos popups.
Publicitários são servos do CÃO mesmo.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts