Belo Horizonte é sede de amplo debate sobre conhecimento livre

Publicado por Fábio Berbert de Paula em 16/02/2006

[ Hits: 7.428 ]

Blog: https://youtube.com/c/cotidianohackeado

 


Belo Horizonte é sede de amplo debate sobre conhecimento livre



Durante os dias 26, 27 e 28 de Fevereiro, Belo Horizonte sediará um encontro recheado de debates, palestras, oficinas, vídeos e outras atividades. É o Carnaval Revolução, que conta com mais de 60 atividades (muitas vezes simultâneas), divididas em três dias entre 10 e 22 horas. Dentre os diversos temas abordados está o conhecimento livre que tem destaque visível. Quem comparecer ao evento poderá sair com softwares livres prontos para testar em casa, bastando levar CD-Rs e DVD-Rs. Uma lista de programas estará disponível para cópia, além de vídeos e músicas que adotam o copyleft para sua distribuição. Esta é a idéia do Ponto de Compartilhamento livre, que funcionará na E.E. Sagrada Família, um dos locais onde acontecerá o encontro.

Entre outras atividades confirmadas está a oficina de GIMP, a de introdução a softwares livres e a oficina de streaming de áudio e vídeo que promete dar os primeiros passos para quem quer transmitir uma rádio ou tv livre pela internet. Uma discussão sobre Copyleft e desapropriação autoral, colocará a polêmica no ar sobre os limites do uso e replicação de conhecimento. Grupos e projetos como o PSL-Mulheres, (que vai abordar a participação das mulheres no meio tecnológico), Minas Livre, radiolivre.org e o estudiolivre.org também participam na programação.

Além dos softwares livres, outro destaque na onda de liberdade de uso intelectual é o Encontro Nacional de Rádios Livres, que ocorrerá durante o Carnaval Revolução. As rádios livres são rádios independentes que funcionam em baixa frequência, possuem organização não-hierárquica e contam com a participação direta. Está sendo organizado uma programação que inclui vídeos e discussões ligadas ao tema. Para fechar o ciclo será instalada uma rádio temporária, que transmitirá uma programação independente, organizada pelos participantes do encontro durante o carnaval, mostrando na prática como funciona uma rádio livre.

Uma outra abordagem interessante feita na prática. A banda que se auto-intitula rock eletrônico, o Esquadrão Atari irá apresentar suas músicas que utilizam loops e colagens compartilhadas pelo grupo Re:Combo na internet. A banda também defende o uso de formatos livres como o OGG VORBIS em seu site, além de incentivar o uso de partes de suas criações como samples para outras bandas.

Quem quiser conferir mais informações sobre o evento pode consultar a página:
Lá é possível consultar toda a programação e entrar em contato com o coletivo organizador.

---

Quando?
26, 27 E 28 DE FEVEREIRO
das 10 às 22 horas

Onde?
BELO HORIZONTE - MG
EIXO ZONA LESTE

Escola Estadual Sagrada Família
Rua Célia de Souza, 600
Sagrada Família
6 reais por dia.

IHG
(Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania)
Rua Hermílio Alves, 290
Santa Tereza
Entrada Gratuita.

CONTATOS
BH
31 8722.4374
31 9811.6720
SP
11 9506.9920

Outras dicas deste autor

Como ouvir rádios online via terminal

Como gravar imagem ISO em DVD via linha de comando

Instalando ou atualizando o plugin Flash no Chromium - Debian/Ubuntu

Executar comando na entrada e saída do Vim

Input do tipo senha em Python

Leitura recomendada

Recoll e de brinde dois ícones Faenza

Fazendo o aMSN piscar na barra de tarefas no Ubuntu 8.04 (iniciante)

Formas de corrigir texto

HOWTOs para Linux

Como preparar a compilação de um programa que utiliza Qt4

  

Comentários
[1] Comentário enviado por zipmatheus em 20/02/2006 - 00:39h

legal morro em BH e minha presença ta confirmada!!!
valeu
flw

[2] Comentário enviado por removido em 20/02/2006 - 10:37h

Tambem moro em Belo Horizonte!!!
To nessa!!!
Carnaval free/GNU eheheheh

[3] Comentário enviado por coffnix em 24/02/2006 - 02:19h

eu vou.... com certeza!

[4] Comentário enviado por coffnix em 01/03/2006 - 11:03h

aki... estou decepcionado. Fui no carnaval revolução e sabe o que aconteceu? nada.

Simplesmente a galera debiana do minas livre (que deveria se chamar minas debian) não realizaram a palestra sobre software livre.

Fora que o Marco Tulio do minas livre ainda me criticou e ridicularizou por eu usar Slackware. Achei ridículo e uma afronta. Acho que realmente, que conhece esse povo daqui deveria esclarecer para eles que software livre e distro é uma questão de gosto, opção. Não de melhor ou pior.

Um outro rapaz também companheiro deles me ridicularizou por simplesmente eu não concordar com a GPL 3 de Richard Stallman, inclusive me ofendeu dizendo que eu tinha um caráter freudiano e que eu era ridículo por seguir Linus Torvalds, dizendo também que o Linus é um ridículo e imbecil (sendo que eles usam o kernel de Linus Torvalds.


Só lamento e deixo aqui minha indignação.


Atenciosamente, Raphael Silva Bastos

Ch3m0nZ - Satanic Souls

[5] Comentário enviado por marcosbj em 03/03/2006 - 14:38h

sera que vc poderia contar com mais detalhes isso ai?? Acho bem chato mesmo, o pessoal nao deve ficar criticando...nem usuários de Windows devemos criticar... devemos sim é discutir e compartilhar idéis, GNU, FSF e talz eh sobre isso. GNU/Linux eh kernel, o resto eh detalhe... como vc disse, gosto, opção ou adaptação ao ambiente....

conte-nos mais cara...

valeu, abraço

[6] Comentário enviado por coffnix em 07/03/2006 - 13:19h

Linux é kernel, concordo! tem outros... use o Hurd ou o do BSD pow...

eu uso o Linux pois se adapta perfeitamente ao que uso. Uso pen drive, palm.... uso tb o iptables. é rápido, estável.

E uso slackware por simplicidade e controle!

Como disse e volto a repetir, deveriam se chamar minas debian. isso sim!

[7] Comentário enviado por ramonklown em 13/03/2006 - 20:32h

Fala Ch3m0nZ, será que os caras não estavam zoando contigo? Sei lá, as vezes uma brincadeira de mal gosto.
Acho que criticar o Linus é que nem criticar quem coloca o pão na minha mesa, é uma coisa que não faz o mínimo sentido.
E o cara que te criticou por não concordar com o GPL3 nem deve saber o que é Linux, quanto mais Linus. (Pra quem não sabe é tudo a mesma coisa, mas para ficar bem na foto e fingir que sabe o melhor é dizer que é ridículo)
Não critico quem usa windows (todos já usaram pelo menos uma vez, que nem bicicleta), mas meus ideais de como a sociedade do amanhã deve ser tem fundamentos consolidados no kernel GNU/FSF tools.

Valeu,
Ramon

[8] Comentário enviado por crackt0r em 14/03/2006 - 01:40h

Eu já usei Conectiva 8.0 (usei por muito tempo) e axei uma distro MUITO boa, e tbm usei Mandrake por bastante tempo, na minha opinião Mandrake é a distro maix "ralé", maix não deixa de ser ótima, maix a minha favorita é o Slack, o Slack é ótimo para qq tpw de trabalho, e execução de funcionamento de rede, o slack é ótimo, um pouko complicado de se comfigurar, maix ai que ta a graça a dificuldade ;)

axava complicada na hr de iniciar o kernel sources, pohaaa eu axava coisa de 1º mundo fazer aquilo hauha maix depoix que pega as manha blz nao tem erro funfa que eh uma blz..

H1r4x Team Marcando presença ;)

ChEmOnZ bixa ;P


[9] Comentário enviado por coffnix em 15/10/2006 - 05:54h

Lembrei o nome do "companheiro" debiano que criticou torvalds.... é um tal de cascardo. Vamos ver se no próximo evento terá algo de útil.
Teve um cara mui gente fina q veio pra BH, mas é gente finíssima, é o Decko. Totalmente diferente dos outros.

Abraços

[10] Comentário enviado por marcot em 13/08/2010 - 19:21h

Olá.

Sou o Marco Túlio, que supostamente criticou e ridicularizou o Raphael, e também um dos organizadores do Carnaval Revolução 2006. Mesmo já tendo se passado mais de 4 anos, tenho certeza que não tive a intenção de criticar ou ridicularizar e, se essa foi a impressão do Raphael ou de outra pessoa naquele momento, gostaria de pedir desculpas. Eu considero a distribuição Slackware interessante do ponto de vista técnico e respeito seus usuários. Uma coisa que me incomoda em relação a ela é que em seu site não há qualquer informação sobre Software Livre, ao contrário do Debian, por exemplo, que em seu contrato social garante que sempre será 100% livre.

O fato da palestra não ter ocorrido foi um erro. Me lembro que os palestrantes julgaram que não haveria público para a palestra e acredito que por isso desistiram. Eu conversei com o Raphael e outras pessoas na época e deveria ter me esforçado mais para fazer com que a palestra acontecesse, mas eu estava tão envolvido com a organização que acabei não direcionando meus esforços para isso. Nada que justifique o erro.

Aproveito para convidar a todos para o Dia Debian, que acontecerá dia 14/08/2010 às 10h em Betim ( http://wiki.debianbrasil.org/GUD/MG/DiaDebian2010MgBHBetim ) , em paralelo ao FSL-BH.

Abraços.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts