Alterando senha do root no Linux através do boot loader

Publicado por Glauber Cardoso M. dos Santos em 03/11/2008

[ Hits: 14.656 ]

 


Alterando senha do root no Linux através do boot loader



Este tutorial tem como único objetivo auxiliar a efetuar a alteração da senha do usuário root (super usuário) em casos de emergência, como por esquecimento ou alteração por usuários não autorizados, visto que isso já ocorreu comigo.

Durante o processo de inicialização do Boot Loader, pressione "ESC" para que o mesmo acesse as opções de boot, será exibido algo parecido com:

"Nome da distribuição", Kernel 2.6.24-16-generic
"Nome da distribuição", Kernel 2.6.24-16-generic (Recovery Mode)
"Nome da distribuição", memtest86+

Se em sua distribuição exibir somente a primeira opção não há problemas, pois é exatamente ela que utilizaremos, a versão do kernel que é exibida também não afetará o procedimento. Com o foco na opção de boot normal, pressione a tecla "e" (sem aspas), será então exibido algo parecido com:

root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-16-generic
quiet

Se em sua distribuição aparecer de forma diferente também não há problemas, pois estaremos utilizando a linha que contém os parâmetros ao kernel e com certeza estará lá, em nosso caso deixaremos o foco em "kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak" e pressionaremos a tecla "e" (sem aspas) novamente, você então estará com o cursor no final da linha que define os parâmetros do kernel do Linux, bastando somente acrescentar ao final da linha a seguinte instrução: "init=/bin/bash" (sem aspas) conforme o exemplo abaixo:

kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak init=/bin/bash

Após inserir o parâmetro, pressione enter para confirmar, você notará que o mesmo voltará para o menu anterior, bastando somente com o foco ainda em "kernel /boot/vmlinux-2.6.24-16-generic root=UUID=ccf43445hasshak init=/bin/bash" pressionar a tecla "b" (sem aspas). Será então dado início ao processo de boot, aguarde o término do mesmo.

Este parâmetro faz com o que o kernel seja inicializado, porém desviando o init a um bash com poderes de root, porém ainda sem permissões para escrita. Para que isso seja permitido é necessário remontar a raiz (/) com tais permissões, utilize então o seguinte comando no terminal que foi inicializado:

# mount -o remount,rw /

Pronto! Já estamos com permissões de leitura e escrita. Agora vamos literalmente efetuar a alteração da senha, digite:

# passwd root

Entre com a senha desejada e repita a mesma novamente quando solicitado. Então reinicialize o sistema utilizando o comando:

# reboot

Ao reinicializar o computador os parâmetros inseridos do boot loader serão descartados, voltando somente os parâmetros originais, o que faz com que o sistema operacional seja inicializado normalmente.

Agora é só logar com o usuário root e a nova senha.

Espero que este tutorial auxilie aqueles que precisavam de tal informação, assim como eu já precisei! Em caso de dúvidas estou a disposição.

Até o próximo!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Qual Ubuntu devo usar?

Instalando o Slax - Configurando wireless

Instalando e configurando o KDE 4.2 no Slackware 12.2

Instalação do Anjuta no Debain 4.0 e Ubuntu 7.04

Triggers para utilização de recursos do PostGIS

  

Comentários
[1] Comentário enviado por allen.konstanz em 08/04/2010 - 14:50h

Tem como bloquear a alteração de senha pelo grub?

[2] Comentário enviado por leolnd em 16/12/2017 - 21:51h

Ótima dica! Salvou meu dia (ou melhor, minha noite de sábado). O servidor do nada não aceitava mais a senha de root, apesar de eu ter certeza que ela estava certa. Fiz o procedimento de alterar a senha pelo boot e voltou a funcionar perfeito.



Contribuir com comentário