Alterando o idioma e o corretor ortográfico do WPS para o português do Brasil

Publicado por Wellington Nascimento em 04/10/2017

[ Hits: 27.199 ]

 


Alterando o idioma e o corretor ortográfico do WPS para o português do Brasil



Fala galera, venho aqui deixar minha segunda contribuição para a comunidade GNU/Linux! =]

Essa alternativa ao programa Microsoft Office tem me ajudado muito, ainda mais pela sua compatibilidade que na minha opinião está melhor do que em outros programas do gênero. Então acredito que isso tenha facilitado a vida de outros usuários também, e uma das dificuldades após a instalação é definir o idioma do corretor ortográfico para outras línguas, porque diferentemente da alteração do idioma do programa que é bastante simples, a alteração do dicionário e do corretor não está disponível para baixar diretamente do programa. Então vamos lá...

Alterando o idioma do programa

1. Inicie o programa.

2. Clique em "Alterar Idioma" (localizado no canto superior direito, ao lado de uma de uma "camiseta" e próximo aos botões minimizar, maximizar e fechar).

3. Selecione o idioma desejado, no caso o português do Brasil ou marque a opção "Siga localidade do sistema" caso sua distribuição Linux já esteja em Português do Brasil.

4. Basta reiniciar o programa e pronto! :D

Alterando o idioma do dicionário e do corretor ortográfico

No site oficial, em downloads para Linux é possível baixar o programa, as fontes e outros recursos, como o dicionário e o corretor ortográfico. Você pode baixar clicando aqui, ou acessar o site e selecionar a opção desejada:
Esta parte é possível fazer de duas maneiras, pelo modo gráfico ou pelo terminal, vamos as opções.

Modo gráfico:

1. Abra o terminal e digite:

sudo su

para acesso root, digite sua senha, em seguida digite o nome do seu gerenciador de arquivos como por exemplo o Nautilus para quem usa o Desktop GNOME, logo, ficaria deste modo:

# nautilus

ou por exemplo PCMan para quem usa Lubuntu:

# pcman

Isso permitirá que você acesse seu gerenciador de arquivos com permissão de super usuário, permitindo modificações, no caso, transferir os arquivos do corretor ortográfico para o diretório dentro do sistema. Caso não saiba qual o seu gerenciador de arquivos sugiro que siga a segunda opção.

2. Extraia o arquivo pt_BR.zip e coloque em:

/opt/kingsoft/wps-office/office6/dicts

3. Inicie o programa. Clique em "Revisar" > "Corretor Ortográfico" > "Definir Idioma". Selecione a opção desejada, reinicie o programa e pronto! :D

Pelo Terminal:

1. Abra o local onde se encontra o arquivo "pt_BR" que você extraiu, clique com o botão direito fora do arquivo e selecione a opção "abrir no terminal", em seguida digite:

sudo su

a seguir digite sua senha para acesso root.

2. Digite o comando a seguir no terminal para mover a pasta "pt_BR" para os diretórios do programa WPS no disco do sistema:

# mv pt_BR /opt/kingsoft/wps-office/office6/dicts

3. Inicie o programa. Clique em "Revisar" > "Corretor Ortográfico" > "Definir Idioma". Selecione a opção desejada, reinicie o programa e pronto! :D

Outra forma simples de resolver este problema é baixando os pacotes .deb e seguindo o tutorial do Diolinux através deste artigo:
Dúvidas? Só perguntar! =]

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Paginação no OpenOffice.Org

Instalando e configurando o aMSN 0.97 no Ubuntu 7.04

Traduzindo o Blender

Criando atalhos para pesquisa em sites no Firefox

Eclipse 4.2 - Instalação no Ubuntu e derivados

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário