Alterando a senha de root no Metasys Corporate MC

Publicado por Mauricio Vieira Gomes da Silva em 17/08/2010

[ Hits: 13.919 ]

 


Alterando a senha de root no Metasys Corporate MC



Boa noite.

Como um dos capacitadores do projeto de telecentros comunitários do Ministério das Comunicações, uma das reclamações mais frequentes que ouço dos usuários do sistema Metasys é a impossibilidade de se fazer qualquer alteração no sistema Metasys Corporate MC, simplesmente porque a senha de root não é dada aos administradores dos telecentros, o que os deixa à mercê da disponibilidade e dos conhecimentos técnicos (ou a falta deles) dos atendentes da empresa que faz o suporte técnico.

Inicialmente, reinicie o computador e aguarde até que apareça a tela do GRUB. Antes do contador chegar a zero, pressione a tecla ESC, para a contagem de tempo cessar. Logo após, selecione a linha correspondente ao seu sistema Metasys. Após selecionar esta opção através do teclado, pressione a letra "E" para editar o registro. Selecione então a linha com o parâmetro "kernel /vmlinuz-".

Feito isto pressione a letra "E" novamente para editá-la. Complete o texto, inserindo o parâmetro "init=/bin/bash" , pressionando ENTER em seguida para salvar. Neste momento então o Grub irá salvar sua opção, bastando verificar se a mesma irá aparecer na tela seguinte. Feito isto, pressione a letra "B" para iniciar o computador em modo Monousuário.

Ao iniciar em modo monousuário seu sistema não irá carregar a interface gráfica (KDE), mas sim o shell do Linux. Após ser exibido o shell, digite o comando abaixo para habilitar a escrita em seu HD, o que é necessário para alterarmos a senha com sucesso. Digite atentamente o comando, atentando para os espaços presentes no comando.

# mount -o remount,rw / (aqui a barra é a barra mesmo, mas isso também depende do teclado)
# vi /etc/shadow

O primeiro comando montará o seu disco rígido com permissão de leitura e escrita. Apos digitá-lo, pressione a tecla "ENTER". O seu prompt deverá apenas mudar para a linha de baixo. Se for exibida alguma mensagem de erro, repita o comando com cuidado até ser executado corretamente. O segundo comando abrirá o arquivo de senhas do Linux (/etc/shadow) para edição. As senhas a serem apagadas no arquivo /etc/shadow estão criptografadas entre ":" e ficam após o nome do usuário. Exemplo:

root:$1$gjt&*GSYouIeenAEB6eTLXwh0:1486:0:99999:7:::

Deverá ficar assim:

root::1486:0:99999:7:::

Feito isto, digite o comando:

# passwd root

Será exibida uma tela solicitando a nova senha do root. Enquanto digita, nada será exibido. Pressione ENTER para confirmar. Logo após será necessário confirmar a senha. Digite-a novamente e pressione ENTER. Se a sua nova senha for confirmada com sucesso receberá a mensagem "All tokens updated Sucessfully". Repita a senha quantas vezes forem necessárias até que esta mensagem apareça. Após isso, remonte o seu sistema com permissão somente leitura com o comando:

# mount -o remount,ro /

Após alterar a senha com sucesso, reiniciar seu computador digitando o comando: reboot, ou apertando a combinação de teclas "ctrl+alt+del".

Outras dicas deste autor

Rsyslog - Gravando os logs do syslog em um banco de dados

Criando um bridge com MasterShaper (Firewall + QoS)

VMWare: Rede não funciona quando clona VM

Instalação de proxy autenticado com Squid

Leitura recomendada

Recuperando acesso de root

Serviços desnecessários rodando no S.O. são um risco

Como desabilitar o protocolo SSL3 no Nginx

ForkBomb: Corrigindo essa falha de segurança no Linux

Retornando a lista de usuários de uma aplicação vulnerável usando o SQL Injection

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 18/08/2010 - 22:20h


Mauricio:

Eu trabalho em um IFET e aqui estão em vias de implantar um Telecentro.
Por que diabos a senha de root não é fornecida aos administradores?
Tem alguma razão específica para isso?

[2] Comentário enviado por dandelion em 18/08/2010 - 22:41h

A razão, segundo a empresa que realiza o suporte técnico, para não fornecer a senha de root do sistema, é para que os usuários não possam fazer alterações que sejam potencialmente danosas ao sistema. Contudo, ao meu ver, isso é uma forma de fazer com que o sistema possa ser mantido da mesma forma que foi instalado e os "técnicos" deles consigam dar manutenção, escondendo o fato de que eles apenas seguem roteiros predeterminados, e que não sabem mexer em uma agulha fora do que está no roteiro.

[3] Comentário enviado por tacitosr em 08/09/2010 - 10:45h

Mauricio

Eu faço o processo até chegar na parte de deletar a senha root criptografada, mas e depois de deletar como eu faço para sair do arquivo /etc/shadow? Para enfim continuar com o processo.

Grato pela dica

[4] Comentário enviado por floydiano em 17/09/2010 - 13:36h

Olá boa tarde
Sou Instrutor de um telecentro localizado na cidade de Atibaia, e venho tentando obter a senha root do sistema Metasys para atualizar alguns softwares, como por exemplo o broffice q ja esta na versão 3.2.1 e o nativo do sistema é o 2.3, nem corretor ortografico a bagaça tem!
Executei todo o procedimento desta tutoria, aparece a mensagem "All tokens updated Sucessfully", mas quando recarego o sistema e tento logar como root não consigo.Repeti esse processo umas 3 vezes e nda!Existe outro procedimento mostrado pelo site da propria Metasys, segue o link da tutoria http://www.metasys.com.br/faq/index.php?action=artikel&cat=1&id=15&artlang=pt-br, mas TMBM NÂO FUNFA!
Exixste alguma configuração que impeça esse procedimento?
Fico mto grato pela informação!

[5] Comentário enviado por dandelion em 17/09/2010 - 15:57h

Boa tarde colega.

Esse procedimento não habilita o login como root, ele apenas altera a senha de root. O que você pode fazer é logar normalmente e utilizar, via prompt, o comando "su root", assim, assumendo o papel do usuário root.

[6] Comentário enviado por floydiano em 23/09/2010 - 11:43h

Eu ja fiz isso, mas mesmo assim não funciona, continua aparecendo senha incorreta.

[7] Comentário enviado por removido em 08/10/2010 - 14:37h

TACITORS:

Se você entrou no /etc/shadow pelo vi, tecle ESC e depois digite :wq para sair e salvar. Repare que os ":" podem estar na tecla 'ç'.


FLOYDIANO:
Faça o procedimento acima, porém depois de digitar a nova senha de root digite:
# sync
E daí remonte a raiz e reinicie:
# mount -o remount,ro /
# crtl + alt +del

A senha deve ter 6 dígitos ou mais, senão ela ficará em branco.
Verifique também o arquivo /etc/passwd na linha de root abaixo (a sua deve ser parecida):
root:x:0:0:Conta do root:/root:/bin/bash
deverá estar um x no segundo campo, se estiver um * é porque a conta está desabilitada, troque pelo x.

Para maiores informações vejam:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Recuperar-a-senha-de-root-iniciando-atraves-do-init=-bin-bash-e-...

[8] Comentário enviado por jacklagriffe em 27/01/2011 - 10:34h

Bom dia, pessoal.

Como servidor do Programa de Inclusão Digital do Governo Federal, eu devo lembrá-los que os computadores instalados nos Telecentros apoiados pelo Ministério das Comunicações são Patrimônio Público. Os coordenadores de Telecentros tem a responsabilidade legal de manter a estrutura dos softwares exatamente como lhes foi entregue, conforme determinado no Termo de Compromisso assinado ao se inscreverem no programa.

Falhar com esse compromisso constui Ato de Improbridade, e pode provocar medidas da Administração, como desativação do Telecentro, multa e até processo penal.

E não se esqueçam: O Grande Irmão está olhando por vós =)

[9] Comentário enviado por lfnando em 04/11/2011 - 11:00h

também trabalho em um Telecentro, e quando efetuo esse processo eu consigo mudar a senha, mais levando em consideração que só consigo usar a senha usando o comando su (do servidor) pois no SO não consigo, keria instalar umas coisas, mais é meio complicado, nem o relógio estou conseguindo alterar. Algum procedimento pra conseguir alterar a senha do SO mesmo e não do Servidor?

[10] Comentário enviado por andre_luiz.t em 08/02/2012 - 15:29h

ESC não funciona



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts