Acessando o Facebook pelo terminal do Linux

Publicado por Saulo Farias em 08/05/2015

[ Hits: 11.510 ]

 


Acessando o Facebook pelo terminal do Linux



Após um certo tempo sem postar nada, na verdade só fiz uma postagem desde que me cadastrei no VOL, estou postando uma dica simples e muito peculiar. Que trata-se do uso do terminal para acessar o Facebook.

Após várias pesquisas de como acessar o Facebook via terminal, sem muito sucesso, consegui acessar a rede social de uma maneira simples, meio que por acaso.

Primeiramente tentei acessar o site com o navegador Lynx, mas o mesmo informa que o navegador não é suportado pelo Facebook e orienta mudar para uma versão recente de um dos navegadores sugeridos: Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome. Só que minha intenção é totalmente contrária, pois não abro mão do terminal e dessa forma quero acessá-lo via terminal também!

Depois de algum tempo tentei acessar com os navegadores Links e Links2 e desta vez ele reclama informando que o JavaScript não está habilitado, mas pelo menos não diz que o navegador não é suportado. Após algumas tentativas, sem sucesso, observei que o Links listas vários links logo no topo da página, basta rodar o comando que segue para ter uma ideia do que falo:

links www.facebook.com

Como podemos observar tratam-se de links alternativos que nos direcionam para páginas em outros idiomas. Entre eles encontramos um link bastante curioso chamado, simplesmente, de "alternate", que ao colocarmos o cursor sobre o mesmo vemos que trata-se do Facebook mobile, ou seja, o link geralmente usado para acessar nossa conta via dispositivos móveis.

Para minha surpresa ao tentar acessar por meio deste link consegui entrar na rede social de primeira e consegui usar recursos como publicação de status, comentários, publicação de imagens, bate-papo, notificações etc. Até agora deu para fazer praticamente tudo em modo texto, lógico que não dá para ver as imagens e nem os vídeos.

Para quem não tem o navegador basta instalar o pacote links na sua distribuição e rodar um dos comandos que segue:

links m.facebook.com

Ou:

links mbasic.facebook.com

Preencher os dados de acesso dar Enter e pronto, você pode usar o Facebook em seu terminal sem problemas. Segue imagens da tela de login e do Facebook no navegador Links:
A interface não é muito organizada, mas basta prestar atenção nos links que dá para navegar tranquilamente. Ah, o link para sair encontra-se no rodapé da página. Podemos usar, também, os navegadores W3M, Links2 e Elinks para acessar da mesma forma.

A dica é essa, sei que muitos já podem conhecer e usá-la, mas o fato é que a informação não está disponível para quem deseja experimentar e usar. Espero que tais informações sejam úteis para todos, até mais.

Saulo Farias

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Revista do Guia do Hardware

Desligando o Network Manager no Gnome

Squid - Implementando controle de banda

Utilizando Netflix no Linux

Busca de imagens no Google não abre corretamente no Firefox [Resolvido]

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 08/05/2015 - 10:20h

Boa! Bem pensado.

[2] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:33h

Interessante!

Boa dica!

[]'s

T+

[3] Comentário enviado por colliplanura em 08/05/2015 - 16:56h


Severino,

É possivel visualizar as imagens em modo texto, basta usar framebuffer.

Use o comando links2 -g m.facebook.com e veja o que acontece!!

;-)

[4] Comentário enviado por shaul em 08/05/2015 - 22:00h


[3] Comentário enviado por colliplanura em 08/05/2015 - 16:56h


Severino,

É possivel visualizar as imagens em modo texto, basta usar framebuffer.

Use o comando links2 -g m.facebook.com e veja o que acontece!!

;-)


Obrigado pessoal. colliplanura, eu conheço tal opção, mas resolvi não aborda-lá para a dica não ficar muito grande e também porque não testei no Facebook para ver como fica o resultado, mas realmente é possível visualizar imagens como você bem explicou.

PS.: Tentei fazer uma ressalva na postagem, mas agora não tem mais como, quem desejar testar a visualização de imagens favor seguir a dica do colliplanura. Obrigado, mas uma vez.




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts