Acessando o Facebook pelo terminal do Linux

Publicado por Saulo Farias em 08/05/2015

[ Hits: 10.343 ]

 


Acessando o Facebook pelo terminal do Linux



Após um certo tempo sem postar nada, na verdade só fiz uma postagem desde que me cadastrei no VOL, estou postando uma dica simples e muito peculiar. Que trata-se do uso do terminal para acessar o Facebook.

Após várias pesquisas de como acessar o Facebook via terminal, sem muito sucesso, consegui acessar a rede social de uma maneira simples, meio que por acaso.

Primeiramente tentei acessar o site com o navegador Lynx, mas o mesmo informa que o navegador não é suportado pelo Facebook e orienta mudar para uma versão recente de um dos navegadores sugeridos: Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome. Só que minha intenção é totalmente contrária, pois não abro mão do terminal e dessa forma quero acessá-lo via terminal também!

Depois de algum tempo tentei acessar com os navegadores Links e Links2 e desta vez ele reclama informando que o JavaScript não está habilitado, mas pelo menos não diz que o navegador não é suportado. Após algumas tentativas, sem sucesso, observei que o Links listas vários links logo no topo da página, basta rodar o comando que segue para ter uma ideia do que falo:

links www.facebook.com

Como podemos observar tratam-se de links alternativos que nos direcionam para páginas em outros idiomas. Entre eles encontramos um link bastante curioso chamado, simplesmente, de "alternate", que ao colocarmos o cursor sobre o mesmo vemos que trata-se do Facebook mobile, ou seja, o link geralmente usado para acessar nossa conta via dispositivos móveis.

Para minha surpresa ao tentar acessar por meio deste link consegui entrar na rede social de primeira e consegui usar recursos como publicação de status, comentários, publicação de imagens, bate-papo, notificações etc. Até agora deu para fazer praticamente tudo em modo texto, lógico que não dá para ver as imagens e nem os vídeos.

Para quem não tem o navegador basta instalar o pacote links na sua distribuição e rodar um dos comandos que segue:

links m.facebook.com

Ou:

links mbasic.facebook.com

Preencher os dados de acesso dar Enter e pronto, você pode usar o Facebook em seu terminal sem problemas. Segue imagens da tela de login e do Facebook no navegador Links:
A interface não é muito organizada, mas basta prestar atenção nos links que dá para navegar tranquilamente. Ah, o link para sair encontra-se no rodapé da página. Podemos usar, também, os navegadores W3M, Links2 e Elinks para acessar da mesma forma.

A dica é essa, sei que muitos já podem conhecer e usá-la, mas o fato é que a informação não está disponível para quem deseja experimentar e usar. Espero que tais informações sejam úteis para todos, até mais.

Saulo Farias

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Não tem Logmein para linux? Use NTRGlobal

Fim dos problemas: wmode funciona no Flash Player 10-b2 + Firefox 3.0

Instalando o Firefox 1.5 e Thunderbird em Português no Fedora Core 4

Scripts facilitadores para live streaming

Mudando o endereço Mac da placa de rede via terminal

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 08/05/2015 - 10:20h

Boa! Bem pensado.

[2] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:33h

Interessante!

Boa dica!

[]'s

T+

[3] Comentário enviado por colliplanura em 08/05/2015 - 16:56h


Severino,

É possivel visualizar as imagens em modo texto, basta usar framebuffer.

Use o comando links2 -g m.facebook.com e veja o que acontece!!

;-)

[4] Comentário enviado por shaul em 08/05/2015 - 22:00h


[3] Comentário enviado por colliplanura em 08/05/2015 - 16:56h


Severino,

É possivel visualizar as imagens em modo texto, basta usar framebuffer.

Use o comando links2 -g m.facebook.com e veja o que acontece!!

;-)


Obrigado pessoal. colliplanura, eu conheço tal opção, mas resolvi não aborda-lá para a dica não ficar muito grande e também porque não testei no Facebook para ver como fica o resultado, mas realmente é possível visualizar imagens como você bem explicou.

PS.: Tentei fazer uma ressalva na postagem, mas agora não tem mais como, quem desejar testar a visualização de imagens favor seguir a dica do colliplanura. Obrigado, mas uma vez.




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts