A importância de validações no lado do servidor

Publicado por Josemar Davi Luedke em 10/08/2010

[ Hits: 4.728 ]

 


A importância de validações no lado do servidor



No desenvolvimento de aplicações web, a validação no lado do servidor é de grande importância, pois em alguns casos, apenas desativando o javascript podemos fazer grandes estragos em algumas aplicações. Para que isso não venha acontecer, não devemos confiar apenas no javascript.

Sim, podemos ter validações em javascript! Porém não se deve depender somente delas, devemos ter validações no lado do servidor antes de executarmos determinadas ações no mesmo. Por exemplo: temos uma página web que realiza cadastro de clientes em um comércio eletrônico. Quem geralmente preenche este cadastro é o próprio cliente, por isso devemos ter um cuidado maior.

As informações mais comuns nestes cadastros são: Nome, Sobrenome, E-mail, Repetir e-mail, Senha e Repetir senha. Nesta página uma das validações existente é, verificar se o e-mail foi corretamente informado e se o campo repetir e-mail corresponde ao campo e-mail. Também temos o mesmo caso com o campo senha e repetir senha.

Agora imagine que estas validações foram somente feitas pelo javascript e que por algum motivo o javascript do browser estava desabilitado. Se os dados informados estiverem corretos, não iremos ter problemas, porém se o usuário esqueceu de um campo ou preencheu uma informação incorreta poderemos ter vários problemas. Possivelmente o usuário não se sentirá seguro em seu aplicativo e desistirá da compra, além deste problema temos outro, que é a integridade das informações no banco de dados.

Este é só um exemplo de problema que pode acontecer em aplicações web. Se temos validações que rodam no lado do servidor e não somente no lado do cliente, teremos mas segurança nas aplicações web. A dica que deixo é, utilizar frameworks para auxiliar você nestas tarefas, hoje temos várias opções, cabe a você escolher o melhor, baseado em suas preferências e nas necessidade da aplicação.

Recentemente lancei um framework, desenvolvido para a plataforma PHP e utilizando design pattern MVC. Ele se chama Zeanwork (Sim! um framework PHP brasileiro), para saber mais sobre este projeto acesse o site:
Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Criptografando senha do GRUB

Linux Mint: Utilizando o MintUpdate

Configurando a placa wireless RT3090 no fedora 15

Comandos rápidos para Mozilla/Firefox

Projeto Spider - Estendendo o Synfig

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts