A arquitetura WAP - Conceitos gerais
O protocolo
WAP (Wireless Transaction Protocol) tem uma arquitetura similar à do modelo de rede, divididos em camadas assim como a arquitetura TCP/IP.
- WAE (Ambiente de aplicativos) . Esta é a camada mais alta da arquitetura WAP . É nela que esta a maior preocupação dos desenvolvedores pois é aqui que esta estabelecido os padrões das linguagens WML, WMLScript e dos browsers.
- WSP (Protocolo de sessão sem fio) É a versão binária do protocolo HTTP 1.1. Criada somente para garantir transações em largura de banda pequena porém com uma grande diferença, você pode parar ou reiniciar uma conexão.
- WTP (Protocolo de Transação sem fio) Um protocolo ágil que suporta requisições unidirecionais não confiáveis (sem garantia) , requisições unidirecionais confiáveis (com garantia) e transações do tipo requisição/resposta .
- WTLS (Segurança na camada de transporte sem fio) Esta camada é baseada no padrão TLS hoje conhecido com SSL(Security Socker Layer). Ela proporciona integridade e privacidade de dados, autenticação e proteção de serviços , além de recusa de serviços. Pode ativar o WTLS da mesma forma com que se ativa o HTTPS nos servidores web.
- WDP (Protocolo de datagramas sem fio) É esta a camada que proporciona a consistência entre as varias operadoras sem fio com a primeira camada de aplicativo. Abaixo desta camada que estão as varias redes utilizadas pelas operadoras. Como:
- CDMA (Code Division Multiple Acess);
- GSM (Global System for Mobile);
- CPDP( Cellular Digital Packet Data).
Fontes
Livro Programando Aplicativos WAP (Steve Mann)
Links para estudo:
Espero que tenha ajudado a melhorar alguns conceitos.
Um abraço
Leo Genilhu, BH
Outras dicas deste autor
Lista de discussão de desenvolvedores PHP de Minas Gerais
Leitura recomendada
Calculo de dias úteis entre duas datas em PHP
Alterando o tema do plasma no OpenSuSE 11
Atualizando Discord no Fedora 34
Instalando placa wireless 3DSP no Ubuntu 9.10
Trabalhando com PV, VG e LV
Comentários
Nenhum coment�rio foi encontrado.