LibreOffice - Soffice.bin consome 100% dos recursos da CPU [Resolvido]

Publicado por jorgebadad em 18/05/2016

[ Hits: 4.624 ]

 


LibreOffice - Soffice.bin consome 100% dos recursos da CPU [Resolvido]



Gastei algumas horas do meu tempo tentando resolver a questão do consumo exagerado de recursos da CPU pelo Libreoffice ( versão 5.0.3.2, pois estou utilizando Linux Mint 17.3 Cinnamon).

Usando o comando top, verifiquei que sempre que abria o Writer, o consumo de CPU ia para 106%, elevando a temperatura a 70ºC. Quando normalmente deveria ficar em torno de 40 graus, resultando em tempo de bateria reduzida à metade ou menos.

Pesquisei intensamente sobre o assunto, encontrei várias soluções, testei todas elas, às vezes criando scripts etc, nenhuma solução funcionou. Deixei por último uma dica que pedia desativar as extensões instaladas e testar. Efetivamente, eu tinha instalado as extensões Pagination e o corretor ortográfico Vero, poderia ser por aí.

Grande foi minha surpresa, quando desativei o Vero. O uso da CPU caiu para 40% quando abria o Writer; até ai tudo bem, então o vilão do consumo de recursos da CPU era o corretor ortográfico Vero (pelo menos na versão pt_BR do Libreoffice).

Mas, impossível ficar sem corretor, precisaria pelo menos de um dicionário ortográfico; tem uma opção de instalar mais dicionários online no próprio Writer, ele leva ao site do Libreoffice e oferece o próprio corretor ortográfico Vero como única opção, não sendo disponibilizado exatamente um dicionário em Português Brasileiro.

Foi mais uma tarefa de procurar esse dicionário na internet. Antigamente, no site do Libreoffice, disponibilizavam dicionários para várias línguas. Atualmente, são disponibilizados dicionários para apenas alguns idiomas, como espanhol, russo, alemão etc, outros idiomas criaram corretores ortográficos mais sofisticados (ao estilo do Vero) e provavelmente, os dicionários possam ter sido incorporados por esses corretores, como deve ser o caso do Vero. A questão é que, desinstalando ele, fiquei sem corretor ortográfico.

Como resolver a questão?

Bom, utilizei o próprio Vero para resolver isso, reinstalei ele e peguei dois arquivos dele ("pt_BR.aff" e "pt_BR.dic"), localizados em:
  • ~./config/libreoffice/4/user/uno_packages/cache/uno_packages/lu6634dgi3vg.temp_/VeroptBRV320AOC.oxt/

Observe que o nome do diretório temporário "lu6634dgi3vg.temp_" pode mudar em função do número de extensões instaladas e da ordem de instalação das mesmas. Em todo caso, abra um a um os diretórios temporários até localizar o diretório "VeroptBRV320AOC.oxt", ou a versão do Vero instalada.

Copiei (como root) esses dois arquivos ("pt_BR.aff" e "pt_BR.dic") para o diretório /usr/share/hunspell. Nesse diretório encontrará os arquivos "en_US.aff" e "en_US.dic", instalados por default pelo Libreoffice.

Fechei tudo, abri novamente o Writer (com o Vero ainda instalado), fui na aba Ferramentas -> opção Gerenciador de Extensões, e desinstalei pela última vez o corretor ortográfico Vero.

Fechei e abri de novo o Writer e verifiquei que o consumo da CPU ficou em torno de 40% e a correção ortográfica tinha retornado, o que me deixou mais tranquilo para escrever com esta suíte maravilhosa de código aberto, que é o Libreoffice.

Autor: Jorgebadad (Linux-user há 10 anos)

Outras dicas deste autor

Tutorial (Definitivo) Para Celular NOKIA Como Modem

Leitura recomendada

Usando o Nokia N95 como modem no Linux

Finalmente, Gentoo e Arch Linux podem ser mais fáceis!

Convertendo 3gp e amr para mpeg e vice-versa

Problemas com PATH ao executar comandos com su

Configurando Firefox para auto-impressão

  

Comentários
[1] Comentário enviado por wmesko em 09/08/2016 - 20:08h

Cara, eu quero dizer que estou PROFUNDAMENTE GRATO por você compartilhar essa solução, aliás, elegante solução. MUITO OBRIGADO MESMO!!! Eu não estava conseguindo trabalhar com esse problema, prazo estourando e nada resolvendo essa sobrecarga. Valeu mesmo! Se fôssemos vizinhos, estava lhe pagando uma cerveja.

[2] Comentário enviado por jorgebadad em 10/08/2016 - 20:04h

kkkkkkkkkk! Valeu wmesko!
Sua gratidão já me é suficiente! embora não fosse mal uma cervejinha...quem sabe a gente se encontra por ai um dia e tem o prazer de tomar uma brindando ao Linux, ao Libre Office!
Viva O Linux!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts