A história do Blender e seu criador

Publicado por Patrick em 03/09/2016

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A história do Blender e seu criador



Como tudo começou

Um estúdio de animação foi fundado em 1988, chamado de NeoGeo, o qual cresceu rapidamente no ramo, tornando-se majoritário nos países baixos, principalmente na Holanda, onde havia sido criado.

O estúdio criou diversas produções, as quais grande parte ganharam um dos mais renomados prêmios da Europa, o "European Corporate Vídeo Awards 1993 a 1995", além de ter trabalhado para muitas grandes empresas.

Quem foi o criador do Blender

Seu nome é Ton Roosendaal, o qual era responsável pela direção artística das produções, mas percebeu que os programas usados eram muito antigos e sucateados, o que fez com ele em 1995, começasse a trabalhar em um projeto chamado Blender.

Algo deu errado?

Sim. Em 1998, Ton decidiu abrir uma empresa chamada "Not a Number", ou apenas NaN, era como se fosse um derivado da sua antiga empresa NeGeo, da qual que ele era co-fundador.

A nova empresa tinha como intuito criar uma ótima ferramenta para o alcance do público em geral, o que na época era revolucionário, pois algo do tipo custava milhares de dólares, a empresa agiria como uma vendedora de "melhorias".

Em sua primeira conferência, a Siggraph proporcionou a eles um grande reconhecimento por parte dos ali presentes, a empresa conseguiu um investimento de 4.5 m e assim começaram a expandir as operações acerca do Blender, empregando mais de 50 colaboradores que trabalhavam ao redor do mundo para melhorá-lo.

No verão de 2000, foi lançado o Blender v2.0 e no fim do mesmo ano, mais de 250 mil já estavam o utilizando.

Infelizmente, o sucesso tremendo e a incapacidade da NaN de "segurar" e melhorar ainda mais a sua criação não acompanharam a demanda, o que fez com que as atividades de ambas fossem encerradas.

Uma luz no fim do túnel?

Em março de 2002, Ton Roosendaal criou mais uma empresa, só que dessa vez sem fins lucrativos, a Blender Foundation, que com a ajuda de milhares de usuários assíduos do programa, conseguiu um financiamento para a reativação do projeto Blender, mas agora sendo um open-source gratuito e em constante melhoria.

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Comentários
[1] Comentário enviado por chaplinux em 09/09/2016 - 16:09h

Interessante!



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{ Papai..., o que é Software?
meu filho..., Software é a parte que você xinga...
...mais Pai! então o que é Hardware ?
meu guri..., Hardware é a parte que você chuta! ...
... hhha tá.. }



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