Pular para o conteúdo

Adicinando usuário

Responder tópico
  • Denunciar
  • Indicar

1. Adicinando usuário

Enviado em 29/10/2009 - 08:20h

Olá , pessoal estou com o se guinte problema tenho que criar um script para adicionar o usuário mas na hora de tratar os erros estou apanhando pois ele NÃO pode adicionar usuários com números ou caracteres especiais.

Alguma sugestão pois sou iniciante em linux.

Responder tópico

2. Re: Adicinando usuário

Enviado em 29/10/2009 - 17:21h

Não entendi o problema ... mas se é tratar erro, tente verificar a variável "$?" que é o retorno do comanod ... se der erro, sera diferente de "0".

3. Alternativa

Enviado em 30/10/2009 - 19:30h

A melhor maneira mesmo é fazer que nem o amigo de cima falou: Tentar inserir o usuário e se o adduser retornar em $? diferente de zero, você avisa que ocorreu um erro.

Mas se você quiser validar a string digitada antes de chamar o adduser você pode usar o grep, fazendo-o procurar por strings inválidas, ou seja, todas aquelas strings que contêm caracteres que não estejam no intervalo de a-z e de A-Z.

if echo "$NOME_USUARIO" | grep '[^a-zA-Z]'
then
echo "erro no nome do usuario";
exit
fi

Obs: Mais um vez recorremos a variável $? que é testada pelo if..

[]'s

4. Tente o adduser

Enviado em 02/11/2009 - 11:46h

Posso dar uma pequena contribuição sugerindo que você procure informações de como usar o comando "adduser".

Tente também ler informações do sistema utilizando:
$man -k adduser
$info adduser

Espero que ajude.

Responder tópico

Responder tópico

Entre na sua conta para responder.

Fazer login para responder