O comando tput

O artigo apresenta o comando "tput", uma ferramenta poderosa para personalizar a saída do terminal no Linux. Explora a alteração das cores do texto e do fundo como negrito, itálico, sublinhado e piscante, tudo de forma simples e eficiente.

Por: Luciano Hanzo


Script GitPratico para criar repositórios remotos sem logar no GitHub

Aprenda a usar o script GitPratico para criar repositórios remotos no GitHub sem fazer login. Este artigo ensina como configurar chaves SSH, tokens e gerenciar múltiplas contas de usuário em uma única estação de trabalho.

Por: Jean César


Enviando mensagens de WhatsApp no Linux usando Shell Script e ADB

Neste tutorial, ensinamos como enviar mensagens de WhatsApp no Linux utilizando Shell Script e a ferramenta Android Debug Bridge (ADB). O tutorial abrange a instalação do ADB, como conectar o celular ao sistema operacional e o uso de um script Shell personalizado para interagir com o aplicativo WhatsApp. Além disso, explicamos a importância de mapear as coordenadas de toque e deslize de acordo com a resolução do dispositivo e como fazer isso usando um editor de imagens.

Por: Fábio Berbert de Paula


Extracttext - como extrair texto de uma área selecionada da tela

Este artigo descreve como extrair texto de uma área selecionada da tela usando shell script, tesseract-ocr e ImageMagick. É uma excelente ferramenta para extrair texto de imagens, permitindo que os usuários acessem o conteúdo de qualquer área selecionada da tela. Além disso, oferece uma variada gama de opções de personalização para ajustar a extração de texto às suas necessidades.

Por: Fábio Berbert de Paula


GNU Parallel: criando atividades em paralelo com shell script

No tutorial de hoje falarei sobre o GNU Parallel, uma ferramenta fantástica para quem utiliza Shell Script. O Parallel é um utilitário GNU que permite incluir alguma forma de paralelismo nos scripts, melhorando significativamente a performance em sistemas multinúcleo. Seu funcionamento é simples, e lembra um pouco o módulo Multiprocessing do Python.

Por: Bruno Rafael Santos


Assinatura de documentos PDF em lote via Bash

Na dica de hoje trago uma solução de caráter prático para quem está no trabalho remoto. Em meu emprego tenho que assinar um certo volume de documentos com alguma regularidade, por pura burocracia. Felizmente, posso fazê-lo de forma eletrônica e (muito felizmente) posso fazê-lo sem utilizar o aplicativo da Adobe. O objetivo da dica de hoje é criar um script que assina documentos automaticamente e ainda faz algumas firulas utilizando ferramentas simples como Bash e Inkscape.

Por: Bruno Rafael Santos


getopts: criando scripts Bash com parâmetros e argumentos personalizáveis

Recentemente criei uma série de scripts para automatizar tarefas em meu sistema. Eu estava utilizando o Python para fazer isso, mas ele se mostrou muito complicado de utilizar em alguns casos, pois a maioria dos meus scripts envolvia chamadas de sistema (rsync, ffmpeg etc) e o Python acaba sendo pouco sucinto para lidar com comandos simples.

Por: Bruno Rafael Santos


Aprendendo a melhorar os seus scripts

Qual é o processo de pensamentos que leva uma pessoa a criar um script para fazer tarefas longas e cansativas em tarefas simples e rápidas? Nesse artigo eu quero levar você para dentro do cérebro de um criador de scripts para que você possa pensar como um programador e criar os seus próprios scripts de uma forma eficaz e elevar o nível para avançado. Caso você seja um novato e tem medo do terminal, esse artigo pode mudar o seu ponto de vista e te dar coragem para criar seus próprios scripts.

Por: M4iir1c10


Brincando com pseudoterminais e redirecionamentos

Há uma máxima no mundo dos sistemas similares ao Unix: tudo é arquivo. Dispositivos físicos, processos ou instâncias de programas comunicam-se um com os outros através de arquivos de dispositivo ou arquivos em dispositivos referenciados em nível de execução de software em descritores de arquivos. Neste artigo ver-se-ão alguns exemplos que auxiliarão na compreensão deste princípio conforme implantado em várias distribuições Linux modernas.

Por: Anonimo Oculto Culto


Conheça o projeto BASHSRC

Coleção de bibliotecas com um conjunto de funções que proporcionam ao usuário um estilo de programação funcional com implementação de "tipos".

Por: Juliano Santos


ShellBot - Crie Bots para Telegram em Shell Script

ShellBot é uma API desenvolvida em Shell Script com o propósito de facilitar e agilizar a criação de bots na plataforma Telegram. O fato de ter sido desenvolvido na linguagem script nativa do ambiente Linux e que utiliza o interpretador de comandos BASH, oferece ao usuário uma portabilidade entre sistemas do mesmo dialeto.

Por: Juliano Santos


Desligar servidores quando o nobreak entra na bateria e envio de aviso por e-mail

Este script tem a ideia de detectar que o nobreak está operando na bateria, e em alguns minutos se não retomar a energia principal, desliga o servidor de forma segura.

Por: Ricardo Rodrigues






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts