Conheça o projeto BASHSRC

Coleção de bibliotecas com um conjunto de funções que proporcionam ao usuário um estilo de programação funcional com implementação de "tipos".

Por: Juliano Santos


ShellBot - Crie Bots para Telegram em Shell Script

ShellBot é uma API desenvolvida em Shell Script com o propósito de facilitar e agilizar a criação de bots na plataforma Telegram. O fato de ter sido desenvolvido na linguagem script nativa do ambiente Linux e que utiliza o interpretador de comandos BASH, oferece ao usuário uma portabilidade entre sistemas do mesmo dialeto.

Por: Juliano Santos


Desligar servidores quando o nobreak entra na bateria e envio de aviso por e-mail

Este script tem a ideia de detectar que o nobreak está operando na bateria, e em alguns minutos se não retomar a energia principal, desliga o servidor de forma segura.

Por: Ricardo Rodrigues


Shell Script nosso de cada dia - Episódio 3

Aprenda a facilitar a sua vida na hora de administrar um sistema GNU/Linux com exemplos práticos.

Por: Wagner Souza


Redundância de link de internet

Este artigo tem por finalidade apresentar um script de redundância de links, onde, em caso de falha do link principal, o script automaticamente faz a troca para o link secundário. A necessidade surgiu, quando por diversas vezes, ocorreram falhas no link de internet, afetando diretamente os serviços da empresa, que depende diretamente da internet. O servidor é um firewall de rede, o mesmo tem que ter alta disponibilidade de acesso.

Por: Edir Arnaldo de Oliveira Bonametti


Blacklist - O que é? Como consultar o IP? Como automatizar?

Explana sobre bloqueio de IPs em Blacklists (RBL), demonstrando como consultar e como automatizar via shell script.

Por: Danillo Costa


flock - Gerenciador de lockfiles

O flock é um gerenciador de lockfiles, técnica comum utilizada por diversos softwares para checarem se já estão sendo executados, assim evitando dupla execução, como o MySQL.

Por: Danillo Costa


pam_mount e CiD - Gerenciamento centralizado dos mapeamentos de unidades de rede no Ubuntu

Este artigo apresenta a solução pam_mount para o mapeamento automático de unidades de rede durante o logon dos usuários nas estações GNU/Linux, e como o CiD (Closed in Directory) modifica os arquivos de configuração do sistema, para que as definições dos mapeamentos se repliquem em todas as estações da rede.

Por: Eduardo Moraes


Ubuntu 14.04 no AD com CiD

Uma nova versão do aplicativo CiD (Closed in Directory) foi lançada, com algumas correções e viabilizando, agora também, o ingresso do Ubuntu 14.04 (e derivadas) num domínio MS Active Directory.

Por: Eduardo Moraes


Shell Script como serviço no Windows

Este artigo descreve como adicionar Shell Script, como serviço, em ambiente Windows.

Por: Danillo Costa


Processamento Paralelo em Shell Script - Conversão de Arquivos WAV para MP3

Este artigo tem a finalidade de auxiliar na melhor utilização dos recursos físicos do seu servidor/computador. Vamos utilizar o |P|P|S|S| - (Distributed) Parallel Processing Shell Script para otimizar a conversão de arquivos de gravação do Asterisk de WAV para MP3.

Por: Eduardo Rebelo Lopes


Ingressando estações de trabalho Ubuntu no AD com Closed In Directory

Sua principal funcionalidade é permitir de forma fácil o ingresso desses sistemas operacionais num domínio gerido pela solução proprietária Microsoft Active Directory, presente na maioria das instituições.

Por: Eduardo Moraes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts