Zentyal 2.0 - Solução completa de segurança open source

Se você está buscando uma solução que integre diversos softwares open source e seja capaz de realizar tarefas de gateway, infraestrutura de rede, gerenciamento unificado de ameaças (UTM) e solução para escritórios e comunicações, temos uma boa notícia para você... O Zentyal (antigo eBox Platform) está com uma versão nova e você provavelmente vai gostar desta versão.

[ Hits: 35.053 ]

Por: Jorge Eduardo Quintão em 20/09/2010


Sobre o Zentyal



Olá futuros usuários Zentyal!

Se você está buscando uma solução que integre diversos softwares open source e seja capaz de realizar tarefas de gateway, infraestrutura de rede, gerenciamento unificado de ameaças (UTM) e solução para escritórios e comunicações, temos uma boa notícia para você... O Zentyal (antigo eBox Platform) está com uma versão nova e você provavelmente vai gostar desta versão.

Para maiores informações acesse:
Caso tenha dúvidas, utilize o fórum em português:
Segue abaixo a release oficial da versão 2.0:

"Seu time favorito de desenvolvimento orgulhosamente apresenta Zentyal 2.0. Zentyal (anteriormente conhecido como eBox Platform) é um Servidor Linux para pequenos negócios que pode atuar como Gateway, UTM (gerenciamento unificado de ameaças), Servidor de Escritório, Gerenciamento de Infraestrutura, Servidor de Comunicações Unificadas ou a combinação destas funções. O desenvolvimento do Zentyal iniciou-se em 2004 e atualmente ele é uma solução de servidor Linux a nível empresarial que integra acima de 30 módulos de gerenciamento de rede de código aberto em uma única tecnologia.

Veja um sumário dos novos recursos desta nova versão.

Em destaque

  • Nova distribuição base: Ubuntu 10.04 'lucid'. Esta foi a maior alteração tendo em vista que todos os componentes Zentyal foram atualizados.
  • Melhoria do software de gerenciamento: o módulo de gerenciamento de software foi completamente renovado, com maior facilidade de uso e avanços visuais. Agora isto é uma parte do núcleo Zentyal e também é usado como um instalador gráfico. Que inclui assistentes para auto configuração após a instalação dos pacotes.
  • Melhorias de performance: nós trocamos o software 'gconf' para o 'redis' e isto melhorou bastante a performance da interface de gerenciamento do Zentyal. Há também melhoria de performance nas migrações e especialmente no mecanismo de logs.
  • Ambiente gráfico mais amigável: nós trocamos a interface gráfica do blackbox para o lxde que dar ao usuário mais conforto. O visual da interface gráfica do Zentyal também foi melhorado.
  • Novo módulo Zarafa: fornece todos as funções básicas de um servidor de colaboração (Calendário, Contatos, Tarefas, ...) com uma interface muito parecida com a do Microsoft Exchange. Também fornece sincronização com dispositivos móveis!
  • Novo módulo FTP: requisitado por vários membros da comunidade, fornece uma alternativa clássica para o compartilhamento de arquivos via Samba.
  • Modo Bridged: você pode agora colocar o Zentyal de forma transparente entre o seu roteador WAN e a sua rede interna.
  • Suporte HTTPS no servidor web: você pode agora criar aplicações web (webmail, zarafa, ou seu próprio site) de uma maneira segura, integrada com a autoridade certificadora (CA) do Zentyal.
  • Melhorias no firewall: foi adicionada uma opção de fazer log dos redirecionamentos e também foi criada uma nova tabela que permite visualizar e alterar as regras adicionadas automaticamente pelos serviços Zentyal.
  • Melhorias na Autoridade Certificadora (CA): agora suporta nomes alternativos e permite a exportação e o download de arquivos PKCS12.
  • Módulos refeitos: o módulo Impressoras está agora diretamente conectado com a interface CUPS para adicionar e encontrar automaticamente as impressoras, tornando tudo muito mais fácil. o módulo Jabber também foi inteiramente alterado, sendo baseado agora no ejabberd e usando Zentyal MVC framework.
  • Gerenciamento PAM diretamente da interface Zentyal: você pode transformar os usuários LDAP em usuários que podem ter acessar shell!
  • O acesso à interface de administração Zentyal pode ser feito agora por diferentes usuários do sistema, ao invés de uma única senha compartilhada.
  • O tamanho do instalador foi reduzido (apenas 460MB), agora você vai gastar menos tempo para fazer o download e queimar um CD.

Notas importantes

Atualização:

Leve em conta que este é um grande lançamento, com base em uma nova distribuição totalmente nova (Ubuntu 10.04 ao invés de 8.04). Isto significa que a migração pode não ser simples, por isto tome bastante cuidado em fazê-la em ambientes de produção.

Se você estiver atualizando uma máquina de produção é altamente recomendável que você faça uso do bom senso e prossiga com cautela. Sempre faça o backup do seu sistema. Nós recomendamos que você a use uma máquina virtual para instalar ou atualizar a versão 2.0. Verifique se tudo está funcionando conforme o esperado. E somente então prossiga com a atualização real. Certifique-se que não existe problema com o conjunto de recursos que está usando.

Finalmente, se você necessitar de algum tipo de suporte durante a migração, não hesite em pedir nosso suporte profissional.

Repositório:

Aqui está o repositório que você deve acrescentar em seu APT para o Zentyal 2.0:

deb http://ppa.launchpad.net/zentyal/2.0/ubuntu lucid main

O Zentyal pretende oferecer uma solução de nível empresarial para que as pequenas e médias empresas gerenciem de forma fácil e com um preço acessível a sua rede de computadores. Ao utilizar Zentyal, as pequenas e médias empresas são capazes de melhorar a confiabilidade e a segurança da sua infraestrutura de rede, reduzindo os seus investimentos e seus custos operacionais.

O desenvolvimento do Zentyal foi iniciado no início de 2004 e atualmente é uma alternativa de código aberto para o Windows Small Business Server. A Equipe de Desenvolvimento e os Parceiros Autorizados Zentyal oferecem uma série de serviços de assinatura como as Atualizações de Software com Qualidade Assegurada, alertas e relatórios, acompanhamento e administração centralizada de múltiplos servidores, Suporte Técnico e Treinamento Certificado.

Histórico com todas as mudanças:

Você pode ler o histórico com todas as mudanças da versão 1.4 para a 2.0 aqui (em inglês).

Fonte: http://trac.zentyal.org/wiki/Document/Announcement/2.0/pt

   

Páginas do artigo
   1. Sobre o Zentyal
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Iptables 1.3.4 com Layer 7 e Kernel 2.6.14 no Debian 3.1

Integrando Layer7 + IPP2P ao Iptables

Bloqueando programas P2P com iptables

A teoria por trás do firewall

Abrindo "passagem" para clientes de correio

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Kleber Carvalho em 24/09/2010 - 17:22h

Estou interessando em software de gerenciamento unificado de ameaças (UTM).
Até agora encontrei o Untangle, Zentyal e agora o Zentyal.
Econtrei outros como o ClearOS que ainda estou vendo qual é o foco dele.
Encontrei também o NetCop UTM with HOTSPOT (http://sourceforge.net/projects/netcop), mas não entendi o foco dele ainda (It only supports 5 number of concurrent users - http://whiteway.in/netcop/how-to-buy/product-versions/free-version/)

Se vocês saberem de mais algum que recomendam, postem aqui.

Abraços,

[2] Comentário enviado por pietro_scherer em 31/03/2014 - 11:46h

Buenas. O Zentyal é apenas para pequenas e média empresas? Até quantos hosts podemos gerenciar através destes serviços?

[3] Comentário enviado por jquintao em 31/03/2014 - 16:11h

Se você pretende usar diversos serviços em uma única máquina, terá que se limitar a empresas com no máximo uns 300 usuários na rede. Porém, se puder dividir os serviços em diversas máquinas, poderá crescer este número bastante.

Atenciosamente,
Jorge Quintão


Contribuir com comentário