Zentyal 2.0 - Solução completa de segurança open source

Se você está buscando uma solução que integre diversos softwares open source e seja capaz de realizar tarefas de gateway, infraestrutura de rede, gerenciamento unificado de ameaças (UTM) e solução para escritórios e comunicações, temos uma boa notícia para você... O Zentyal (antigo eBox Platform) está com uma versão nova e você provavelmente vai gostar desta versão.

[ Hits: 34.977 ]

Por: Jorge Eduardo Quintão em 20/09/2010


Sobre o Zentyal



Olá futuros usuários Zentyal!

Se você está buscando uma solução que integre diversos softwares open source e seja capaz de realizar tarefas de gateway, infraestrutura de rede, gerenciamento unificado de ameaças (UTM) e solução para escritórios e comunicações, temos uma boa notícia para você... O Zentyal (antigo eBox Platform) está com uma versão nova e você provavelmente vai gostar desta versão.

Para maiores informações acesse:
Caso tenha dúvidas, utilize o fórum em português:
Segue abaixo a release oficial da versão 2.0:

"Seu time favorito de desenvolvimento orgulhosamente apresenta Zentyal 2.0. Zentyal (anteriormente conhecido como eBox Platform) é um Servidor Linux para pequenos negócios que pode atuar como Gateway, UTM (gerenciamento unificado de ameaças), Servidor de Escritório, Gerenciamento de Infraestrutura, Servidor de Comunicações Unificadas ou a combinação destas funções. O desenvolvimento do Zentyal iniciou-se em 2004 e atualmente ele é uma solução de servidor Linux a nível empresarial que integra acima de 30 módulos de gerenciamento de rede de código aberto em uma única tecnologia.

Veja um sumário dos novos recursos desta nova versão.

Em destaque

  • Nova distribuição base: Ubuntu 10.04 'lucid'. Esta foi a maior alteração tendo em vista que todos os componentes Zentyal foram atualizados.
  • Melhoria do software de gerenciamento: o módulo de gerenciamento de software foi completamente renovado, com maior facilidade de uso e avanços visuais. Agora isto é uma parte do núcleo Zentyal e também é usado como um instalador gráfico. Que inclui assistentes para auto configuração após a instalação dos pacotes.
  • Melhorias de performance: nós trocamos o software 'gconf' para o 'redis' e isto melhorou bastante a performance da interface de gerenciamento do Zentyal. Há também melhoria de performance nas migrações e especialmente no mecanismo de logs.
  • Ambiente gráfico mais amigável: nós trocamos a interface gráfica do blackbox para o lxde que dar ao usuário mais conforto. O visual da interface gráfica do Zentyal também foi melhorado.
  • Novo módulo Zarafa: fornece todos as funções básicas de um servidor de colaboração (Calendário, Contatos, Tarefas, ...) com uma interface muito parecida com a do Microsoft Exchange. Também fornece sincronização com dispositivos móveis!
  • Novo módulo FTP: requisitado por vários membros da comunidade, fornece uma alternativa clássica para o compartilhamento de arquivos via Samba.
  • Modo Bridged: você pode agora colocar o Zentyal de forma transparente entre o seu roteador WAN e a sua rede interna.
  • Suporte HTTPS no servidor web: você pode agora criar aplicações web (webmail, zarafa, ou seu próprio site) de uma maneira segura, integrada com a autoridade certificadora (CA) do Zentyal.
  • Melhorias no firewall: foi adicionada uma opção de fazer log dos redirecionamentos e também foi criada uma nova tabela que permite visualizar e alterar as regras adicionadas automaticamente pelos serviços Zentyal.
  • Melhorias na Autoridade Certificadora (CA): agora suporta nomes alternativos e permite a exportação e o download de arquivos PKCS12.
  • Módulos refeitos: o módulo Impressoras está agora diretamente conectado com a interface CUPS para adicionar e encontrar automaticamente as impressoras, tornando tudo muito mais fácil. o módulo Jabber também foi inteiramente alterado, sendo baseado agora no ejabberd e usando Zentyal MVC framework.
  • Gerenciamento PAM diretamente da interface Zentyal: você pode transformar os usuários LDAP em usuários que podem ter acessar shell!
  • O acesso à interface de administração Zentyal pode ser feito agora por diferentes usuários do sistema, ao invés de uma única senha compartilhada.
  • O tamanho do instalador foi reduzido (apenas 460MB), agora você vai gastar menos tempo para fazer o download e queimar um CD.

Notas importantes

Atualização:

Leve em conta que este é um grande lançamento, com base em uma nova distribuição totalmente nova (Ubuntu 10.04 ao invés de 8.04). Isto significa que a migração pode não ser simples, por isto tome bastante cuidado em fazê-la em ambientes de produção.

Se você estiver atualizando uma máquina de produção é altamente recomendável que você faça uso do bom senso e prossiga com cautela. Sempre faça o backup do seu sistema. Nós recomendamos que você a use uma máquina virtual para instalar ou atualizar a versão 2.0. Verifique se tudo está funcionando conforme o esperado. E somente então prossiga com a atualização real. Certifique-se que não existe problema com o conjunto de recursos que está usando.

Finalmente, se você necessitar de algum tipo de suporte durante a migração, não hesite em pedir nosso suporte profissional.

Repositório:

Aqui está o repositório que você deve acrescentar em seu APT para o Zentyal 2.0:

deb http://ppa.launchpad.net/zentyal/2.0/ubuntu lucid main

O Zentyal pretende oferecer uma solução de nível empresarial para que as pequenas e médias empresas gerenciem de forma fácil e com um preço acessível a sua rede de computadores. Ao utilizar Zentyal, as pequenas e médias empresas são capazes de melhorar a confiabilidade e a segurança da sua infraestrutura de rede, reduzindo os seus investimentos e seus custos operacionais.

O desenvolvimento do Zentyal foi iniciado no início de 2004 e atualmente é uma alternativa de código aberto para o Windows Small Business Server. A Equipe de Desenvolvimento e os Parceiros Autorizados Zentyal oferecem uma série de serviços de assinatura como as Atualizações de Software com Qualidade Assegurada, alertas e relatórios, acompanhamento e administração centralizada de múltiplos servidores, Suporte Técnico e Treinamento Certificado.

Histórico com todas as mudanças:

Você pode ler o histórico com todas as mudanças da versão 1.4 para a 2.0 aqui (em inglês).

Fonte: http://trac.zentyal.org/wiki/Document/Announcement/2.0/pt

   

Páginas do artigo
   1. Sobre o Zentyal
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Um poderoso firewall para a sua rede wireless com IP x MAC

Integrando Layer7 + IPP2P ao Iptables

Iptables em modo gráfico

Bloqueando programas P2P com iptables

Conexões de entrada e saída com 2 links em um servidor

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Kleber Carvalho em 24/09/2010 - 17:22h

Estou interessando em software de gerenciamento unificado de ameaças (UTM).
Até agora encontrei o Untangle, Zentyal e agora o Zentyal.
Econtrei outros como o ClearOS que ainda estou vendo qual é o foco dele.
Encontrei também o NetCop UTM with HOTSPOT (http://sourceforge.net/projects/netcop), mas não entendi o foco dele ainda (It only supports 5 number of concurrent users - http://whiteway.in/netcop/how-to-buy/product-versions/free-version/)

Se vocês saberem de mais algum que recomendam, postem aqui.

Abraços,

[2] Comentário enviado por pietro_scherer em 31/03/2014 - 11:46h

Buenas. O Zentyal é apenas para pequenas e média empresas? Até quantos hosts podemos gerenciar através destes serviços?

[3] Comentário enviado por jquintao em 31/03/2014 - 16:11h

Se você pretende usar diversos serviços em uma única máquina, terá que se limitar a empresas com no máximo uns 300 usuários na rede. Porém, se puder dividir os serviços em diversas máquinas, poderá crescer este número bastante.

Atenciosamente,
Jorge Quintão


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts