Validação de dados no OpenOffice.org Calc

Vamos aprender como proporcionar a quem preenche a tabela uma digitação segura em conteúdos, através de uma simples regra de validação de dados.

[ Hits: 19.311 ]

Por: jorge luiz vidal soares em 24/11/2009


Introdução e criação



A planilha eletrônica, através dos anos passados, evoluiu muito em funções agregadas, otimizações de cálculos e procedimentos, e, principalmente, quanto à segurança e qualidade da entrada de dados pelo usuário para um determinado demonstrativo.

Uma forma de garantir essa qualidade e a segurança dos dados é validá-los. Muitos usuários recebem uma planilha para preencher e simplesmente saem digitando sem critério nenhum os dados da planilha. Com a validação de dados a planilha recebe somente o que realmente necessita para ser calculada.

Para explicar essa validação, vamos criar a planilha abaixo:
Após criada a sua planilha, selecione a faixa B7.E11, como mostra a figura abaixo:
Imagine que desejamos criar um boletim escolar simples para um aluno controlar suas avaliações bimestrais, e que segundo os critérios de avaliação bimestral da escola do exemplo, as notas bimestrais do aluno serão valores compreendidas no intervalo de 0 a 10 (zero e dez), podendo assumir valores fracionários. Use a sequência de comandos abaixo para criar a sua regra de validação para os valores da planilha.

Dê o comando:

Data > Validity... >
Você recebe uma tela como a que está abaixo:
Na guia "Criteria" você informa qual é a sua regra de validação de dados, isto é, os valores que poderão ser colocados na faixa selecionada. Preencha esta guia da seguinte forma, mostrada abaixo:
Na guia "Input Help" você informa a ajuda para quem vai preencher a tabela, segundo a sua regra de validação, isto é, um informativo para alertar a pessoa que preenche a tabela. Preencha esta guia da seguinte forma, mostrada abaixo:
Na guia "Error Alert" você pode retornar uma mensagem de erro caso o valor entrado esteja fora das validações necessárias, e, promove uma ação previamente escolhida para o erro, isto é, os valores não serão aceitos e um procedimento será disparado. Preencha esta guia da seguinte forma, mostrada abaixo:
Ao finalizar o comando, observe o resultado na sua tela e as mensagens mostradas em toda a área selecionada para a regra de validação.
Digite algumas notas para as disciplinas, dentro do intervalo de 0 a 10 e perceba que os valores são colocados nas células adequadamente. Agora... se você digitar um valor fora da do intervalo de validação, vai receber uma mensagem de erro como a que preparamos na guia "Error Alert".

Espero que tenham gostado do artigo. Lembrem-se de que a qualidade dos dados de um sistema ou tabela é fundamental para o bom funcionamento e retorno da informação desejada.

Até a próxima!

   

Páginas do artigo
   1. Introdução e criação
Outros artigos deste autor

Filtragem de registros em bases de dados no OpenOffice.org Calc

Estudo de funções de estatística básica no OpenOffice Calc

Criando uma função no OpenOffice.org Calc

Criando formulário e subtotais no OpenOffice.org Calc

Básico do OpenOffice.org Calc

Leitura recomendada

Básico do OpenOffice.org Calc

Dominando o BrOffice.org Writer com o uso de estilos

Inserindo ou alternando números de páginas no OpenOffice.org

Como usar o dicionário do BrOffice.org em aplicativos GTK+/GNOME

OpenOffice.Org Calc Basic - Funções intermediárias

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Teixeira em 25/11/2009 - 13:07h

Parabéns por mais este artigo.
É importante que as pessoas aprendam a resolver problemas do dia a dia, e não apenas arbir, fechar e copiar.
Tenho para mim que na maioria das aplicações essa planilha não fica em nada a dever àquela famosa (que é cópia de outra famosa)...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts