Timezones - Uma questão de ponto de vista

Como no Brasil o "Horário de Verão" não tem datas fixas para início e término, sempre surgem dúvidas na hora de acertar os ponteirinhos do micro, neste artigo vamos explicar um pouco sobre como funciona o "Timezones" no Linux e no Windows.

[ Hits: 20.493 ]

Por: Francisco Augusto Coelho em 07/11/2004


Timezones



Entendo a diferença entre o "Timezones" do Linux e do Windows.

Como no Brasil o "Horário de Verão" não tem datas fixas para início e término, sempre surgem dúvidas na hora de acertar os ponteirinhos do micro, neste artigo vamos explicar um pouco sobre como funciona o "Timezones" no Linux e no Windows.

Aqui no Brasil a maioria das regiões tem como GMT-3, isto significa que nestas regiões o horário correto é o horário do Meridiano de Greenwich menos 3 horas, ou seja, quando no Meridiano de Greenwich são 4:00, aqui no Brasil será 1:00 (4:00 - 3 = 1:00).

Quando entramos no "Horário de Verão", também chamado de ' DST ' Daylight Standart Time, paramos de utilizar o GMT-3 e passamos a utilizar o GMT-2, sendo assim passamos a fazer o cálculo com o horário do Meridiano de Greenwich - 2. Usando nosso exemplo anterior ficaria assim: 4:00 - 2 = 2:00.

Bom agora ficou fácil para acertamos o "Horário de Verão" manualmente, basta dizermos para o Sistema Operacional do nosso computador que ele vai passar de GMT-3 para GMT-2 quando iniciar o horário de verão e quando terminar avisamos a ele que volte para o GMT-3, simples não é? Então fui lá na máquina Windows no início do horário de verão e disse para ela que usaríamos o (GMT-02:00) Brasília, bingo! Na hora ele adiantou meu relógio para uma hora a mais do que estava. Depois fui até a minha maquina Linux, um RedHat e quando me deparei com uma coisa estranha o GMT atual estava GMT+3 ao invés do GMT-3, e agora o que aconteceu?

Simples. Vamos lá, essa diferença está na simples forma de olhar a situação. O tio Bill quando estava desenvolvendo o Windows pensou da seguinte forma:

O Brasil precisa de menos 3 horas para estar com a hora igual ao do Meridiano de Greenwich.

Já a dupla Richard Stallman e Linus Torvalds pensaram da seguinte forma: o Meridiano de Greenwich precisa de + 3 horas para ficar com a hora igual ao do Brasil.

Logo a única diferença é o ponto de vista e a refêrencia usada, então fica a dica no Windows o Brasil esta GMT-3, e no Linux estamos GMT+3.

E viva as diferenças...

Curiosidade


O Meridiano de Greenwich passa em Londres, por isto chamam o relógio de Londres de BIG BEN.

Dica


No RedHat, digite "date" para visualizar o horário da sua máquina e "date -u" para visualizar o horário do GMT. E para alterar o GMT digite "setup" e vá no menu Timezone configuration e escolha o GMT mais adequado.

No Windows clique duas vezes sobre o relógio, vá até a aba Fuso horário e selecione o GMT.

Francisco Augusto Coelho
[email protected]
www.agtech.com.br
[AGTech] Agents of Technologies

   

Páginas do artigo
   1. Timezones
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Acessando remotamente máquina Windows dentro de uma VPN através do Ubuntu

Tocando arquivos MP3 no SuSE Linux

CRON e CRONTAB: um pouco de teoria, uso e exemplos

MUGPIS 14.1

CoreOS no VirtualBox

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tirloni em 08/11/2004 - 04:59h

Sinceramente nunca ouvi nada mais fora da realidade que esse negócio do Linux ser GMT+3. Configura o fuso horário certo que funciona.

[2] Comentário enviado por roge1982 em 08/11/2004 - 08:19h

Se vc não tem capacidade de entender um esquema de fuso horario problema seu .....

[3] Comentário enviado por engos em 08/11/2004 - 10:06h

A maioria dos artigos são fracos nessas horas, por isso fiz um (no momento esperando ser aprovado) para arrumar o horário automaticamente, sem se preocupar com isso. Entretanto seu artigo falou de um conceito muito importante e do qual tinha dúvida e não havia percebido antes que era uma questão de ponto de vista.

Gostei muito de seu artigo.
Parabéns.

[4] Comentário enviado por ArKanjo em 08/11/2004 - 13:02h

ñ sei se é impressão minha, mas Ñ foi escrito besteira aki ??
pergunte a um professor de geografia pra esplicar sobre Fuso Horario ou GMT(Greenwich Meridian Time) ñ tem essa de ponto de vista ... GMT-3 sempre vai ser GMT-3 a ñ ser q o pais se mova de lugar no Globo e venha a ocupar possição de outro GMT ... Isso é uma norma, tomando a cidade de Greenwich na Inglaterra como base por esta se localizar no meridiano 0º a partir desde, baseando tb na direção de rotação do planeta, a cada 15º de longitude(se ñ me engano, sempre confundo:P ) é um fuso horario e contando a partir do meridiano 0º para direta o tempo aumenta e para esquerda ele diminui, como o brasil esta a cerca de 45º de distancia do meridiano central então é GMT-3, mas para Ñ complicar, devido a estensão do pais, foi tomando como base o GMT-3 apesar do brasil cruzar pelo -3 -2 e -4, então só alguns estados muito proximos do estremo usam eles e os outros uso o Horario de Brasila ...
o que acontesse é q inventaram o Horário de verão para economizar energia no verão aproveitando o tempo q o sol fica mais no céu, como amanhace mais cedo no verão, então avançam o relogio para as fabricas e comercio abrirem mais cedo, e fecharem mais cedo, Ñ pegando assim o tempo quem o sol se põe e portanto Ñ precisam acender as luzes para trabalhar ...
é algo mais ou menos assim, um professor de Geografia pode dar mais detalhes ...
Então pra ajustar o horario no windows tem um programa q configura a data q inicia e termina o horario de verão e no linux tb, mas Ñ lembro o nome ...
Só ñ é aconselhaveu deixar pra mudar automaticamente o horario de verão nos 2 sistemas pq cñ o windows avança uma hora, depois o linux tb avança uma, ficando 2horas a mais. eu mesmo deixo o linux pra Ñ configurar automatico o Saving Time e configuro o horario manualmente mesmo ....
Tem uma outra dica melhor q esta sobre isso.. vejam no Home deste site ...
t+

[5] Comentário enviado por ArKanjo em 08/11/2004 - 13:05h

Ahhhh !! outra coisa !!
O que tem a ver o relógio de londres se chamar Big Ben(Grande Ben), com o caso do Fuso Horario 0 passar por la ??
ñ sei o pq do nome, mas acho mais provável ser em homenagem a alguem chamado Ben :P

[6] Comentário enviado por ArKanjo em 08/11/2004 - 13:18h

achei um texto interessante sobre Fuso horario e como foi inventado isso, inclusive o horario de verão
http://www.aneel.gov.br/65.htm

[7] Comentário enviado por ArKanjo em 08/11/2004 - 13:27h

Achei !!
Como eu disse o nome do relogio é por alguem chamado Ben, e ñ tem nada a ver p relogio se chamar Big Ben, com o fato do meridiano de Greenwich passar por la ...
texto estraido da WikePédia
"Big Ben é como é conhecido o famoso relógio da capital inglesa. Foi construído durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito muito alto, Benjamim tinha o apelido de Big Ben."

[8] Comentário enviado por fernandofat em 09/11/2004 - 04:27h

Para configurar o início e o fim do horário de verão no Windows utilize um programa chamado "tzedit.exe", ele é fornecido com o Resource Kit do Windows.

[9] Comentário enviado por lefigo em 11/09/2007 - 09:10h

Olá amigo! Eu modestamente posso recomendar a leitura de um artigo que fiz em 2004, só para dar uma noção dos arquivos envolvidos e uma idéia de como editá-los de modo a pré-configurar seu servidor para mudar automaticamente o horário para o de verão:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1557


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts