Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5

Com a adoção do Plasma 5 por padrão no openSUSE Tumbleweed, as aplicações que possuem notificadores em Qt4 ficaram órfãs (Skype, Remmina, QSynergy etc.). Elas até sobem, mas o system monitor delas não é exibido em lugar nenhum, não sendo assim possível interagir a não ser que se chame novamente o aplicativo para ficar em primeiro plano. Após algumas pesquisas, descobri o Stalonetray, que foi a melhor alternativa até que seja disponibilizado para os utilizadores do Plasma 5 suporte para as aplicações legadas.

[ Hits: 5.877 ]

Por: Frederico F. Siena em 11/06/2015


Instalando o Stalonetray



Os passos são simples.

Primeiro instala-se o Stalonetray, em seguida deve-se encontrar um posicionamento para ele sobre o seu painel, copiar o código da cor do painel para aplicar, adicionar um script para subir automaticamente com o Plasma (antes das aplicações) e pronto.

Acesse o repositório online do openSUSE e busque pelo pacote ou instale via 1 Click Install, pois não faz parte do OSS ou NON-OSS.

Script de inicialização

Nas pasta bin em seu home crie um script com o conteúdo abaixo e sete as permissões de execução para ele. Exemplo:

cd ~/bin
$ vi stray.sh


#!/bin/bash
sleep 3
/usr/bin/stalonetray --background=#2d343b --icon-size=27 --geometry=1x1-1400-1 --dockapp-mode=simple --grow-gravity=SE --sticky=true --window-layer=top &
sleep 2
exit 0

chmod +x stray.sh

O parâmetro "background" pode ser obtido por meio de qualquer aplicativo do KDE que possua a ferramenta de pipeta, aquela a qual clicando-se sobre uma determinada região da tela retorna o valor da cor em codificação HTML.
Linux: Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5
O parâmetro icon-size é a altura dos ícones dentro da barra, o que consequentemente determinará também o seu tamanho e o geometry o posicionamento, partindo da direita para a esquerda (no meu caso como estou com dois monitores e o meu painel está no monitor da esquerda, somei a distância dos dois).

Para fazer com que o stalonetray suba antes dos aplicativos, deve-se configurar no Plasma este comportamento no painel de configurações como nas imagens abaixo:
Linux: Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5
Linux: Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5
Lembrando de setar a opção "Antes de iniciar o KDE" para que o Stalonetray já esteja carregado antes dos aplicativos subirem.

Resultado final

Linux: Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5
Lembrando que o parâmetro geometry utilizado no comando deve ser calculado levando em consideração a ocupação máxima pelas notificações do Plasma 5, pois como o Stalonetray não está "encaixado" e sim SOBRE o painel, ele não será "empurrado" para a esquerda caso as notificações aumentem, portando pode ocorrer dele sobrepor alguma notificação do painel se for deixado pouco espaço.

Se alguém tiver alguma dica para melhorar a ideia é só comentar...

Acho que é isso, espero ter ajudado alguém.

   

Páginas do artigo
   1. Instalando o Stalonetray
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

ZRAM (Compressed RAM) no Debian

Configurando Servidor Web Cherokee no Centos 6.3

Configurando um Cluster de Tomcat com Balanceamento de Carga

Removendo dependências desnecessárias no Debian

Debian SID, OpenBox, LightDM e XFS

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 11/06/2015 - 15:00h

Boa dica, notei agora que o skype não fica na área de notificação do KDE e isto ocorre com o Zim-wiki também.

Obrigado por enviá-la,.
--------------------------------------------
...- .- .. -.-. --- .-. .. -. - .... .. .- -. ...

[2] Comentário enviado por morvan em 13/06/2015 - 11:05h

Bom dia.
Excelente sugestão de "app", caro Kardeco, para suplementar as deficiências (momentâneas) do Plasma 5 (a passagem para o Plasma 4 não foi também tão pacífica, para quem não se lembra).
Adaptei seu script à minha realidade, posicionando o StaloneTray no início (na verdade, no final, convencionalmente falando, na posição 1); como eu só precisava do Deluge docado, ocupando assim, o mínimo à esquerda, deslocando o Painel do Plasma:
/usr/bin/stalonetray --background=#2d343b --icon-size=27 --geometry=1x1-1-1 --dockapp-mode=simple --grow-gravity=SE --sticky=true --window-layer=bottom &

Obrigado.
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts