Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5

Com a adoção do Plasma 5 por padrão no openSUSE Tumbleweed, as aplicações que possuem notificadores em Qt4 ficaram órfãs (Skype, Remmina, QSynergy etc.). Elas até sobem, mas o system monitor delas não é exibido em lugar nenhum, não sendo assim possível interagir a não ser que se chame novamente o aplicativo para ficar em primeiro plano. Após algumas pesquisas, descobri o Stalonetray, que foi a melhor alternativa até que seja disponibilizado para os utilizadores do Plasma 5 suporte para as aplicações legadas.

[ Hits: 4.179 ]

Por: Frederico F. Siena em 11/06/2015


Instalando o Stalonetray



Os passos são simples.

Primeiro instala-se o Stalonetray, em seguida deve-se encontrar um posicionamento para ele sobre o seu painel, copiar o código da cor do painel para aplicar, adicionar um script para subir automaticamente com o Plasma (antes das aplicações) e pronto.

Acesse o repositório online do openSUSE e busque pelo pacote ou instale via 1 Click Install, pois não faz parte do OSS ou NON-OSS.

Script de inicialização

Nas pasta bin em seu home crie um script com o conteúdo abaixo e sete as permissões de execução para ele. Exemplo:

cd ~/bin
$ vi stray.sh


#!/bin/bash
sleep 3
/usr/bin/stalonetray --background=#2d343b --icon-size=27 --geometry=1x1-1400-1 --dockapp-mode=simple --grow-gravity=SE --sticky=true --window-layer=top &
sleep 2
exit 0

chmod +x stray.sh

O parâmetro "background" pode ser obtido por meio de qualquer aplicativo do KDE que possua a ferramenta de pipeta, aquela a qual clicando-se sobre uma determinada região da tela retorna o valor da cor em codificação HTML.
Linux: Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5
O parâmetro icon-size é a altura dos ícones dentro da barra, o que consequentemente determinará também o seu tamanho e o geometry o posicionamento, partindo da direita para a esquerda (no meu caso como estou com dois monitores e o meu painel está no monitor da esquerda, somei a distância dos dois).

Para fazer com que o stalonetray suba antes dos aplicativos, deve-se configurar no Plasma este comportamento no painel de configurações como nas imagens abaixo:
Linux: Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5
Linux: Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5
Lembrando de setar a opção "Antes de iniciar o KDE" para que o Stalonetray já esteja carregado antes dos aplicativos subirem.

Resultado final

Linux: Stalonetray - Um system tray provisório para o Plasma 5
Lembrando que o parâmetro geometry utilizado no comando deve ser calculado levando em consideração a ocupação máxima pelas notificações do Plasma 5, pois como o Stalonetray não está "encaixado" e sim SOBRE o painel, ele não será "empurrado" para a esquerda caso as notificações aumentem, portando pode ocorrer dele sobrepor alguma notificação do painel se for deixado pouco espaço.

Se alguém tiver alguma dica para melhorar a ideia é só comentar...

Acho que é isso, espero ter ajudado alguém.

   

Páginas do artigo
   1. Instalando o Stalonetray
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

O que é $PATH, como funciona e como trabalhar com ele

Apache básico

Passo a passo: Fedora autenticando usuários no Active Directory

Configuração de Indentação no Vim - Tabs e Espaços

Ubuntu customizado como MacOS X

  
Comentários
[1] Comentário enviado por erixtech em 11/06/2015 - 15:00h

Boa dica, notei agora que o skype não fica na área de notificação do KDE e isto ocorre com o Zim-wiki também.

Obrigado por enviá-la,.
--------------------------------------------
...- .- .. -.-. --- .-. .. -. - .... .. .- -. ...

[2] Comentário enviado por morvan em 13/06/2015 - 11:05h

Bom dia.
Excelente sugestão de "app", caro Kardeco, para suplementar as deficiências (momentâneas) do Plasma 5 (a passagem para o Plasma 4 não foi também tão pacífica, para quem não se lembra).
Adaptei seu script à minha realidade, posicionando o StaloneTray no início (na verdade, no final, convencionalmente falando, na posição 1); como eu só precisava do Deluge docado, ocupando assim, o mínimo à esquerda, deslocando o Painel do Plasma:
/usr/bin/stalonetray --background=#2d343b --icon-size=27 --geometry=1x1-1-1 --dockapp-mode=simple --grow-gravity=SE --sticky=true --window-layer=bottom &

Obrigado.
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts