Som multicanal (surround) no Linux

Insatisfeito por meu som multicanal não funcionar no Linux, fui pesquisar. Neste documento descrevo como configurar a Creative Sound Blaster Live! para usufruir de um som multicanal no Linux.

[ Hits: 40.083 ]

Por: Leomar de Araújo Moreira em 27/02/2007


Testando e utilizando



Testando:

Abra um terminal (Konsole) e digite:

$ speaker-test -c 6 -D 51to40

Onde:
  • -c define o número de canais
  • -D define o dispositivo

Utilizando:

Configure os aplicativos de áudio para utilizarem o dispositivo criado, ou seja, o 51to40.

MPlayer:

Crie ou adicione ao ~/.mplayer/config:

ao=alsa:device=51to40
channels=6

GMPlayer:

Após executá-lo, botão direito, "Preferences", aba "Audio". Escolha "alsa' em "Available drivers", clique no botão "Configure driver" logo abaixo e escreva "51to40" em "Device:".

Xine:

Execute-o, clique com o botão direito, "Settings", "Setup", na aba "gui" troque o "Configuration experience level" por "Advanced" ou um nível maior.

Na aba "audio", em "audio driver to use" escolha alsa. Em "device used for 5.1-channel output" escreva: "plug:51to40:0" e em "speaker arrangement" escolha "Surround 5.1".

Tanto no Xine quanto no MPlayer, assisti a DVDs em que o som Dolby 5.1 funcionou muito bem. No meu MPlayer não consegui utilizar DTS, no Xine ficou ótimo!

Conclusão

As configurações funcionaram muito bem no meu sistema e podem ser facilmente alteradas para que funcionem em outras combinações de placa de som e caixas. Podem ser feitas configurações inclusive para fazer "downmix", jogando todos os canais de som para duas caixas, no caso de um sistema 2.0 ou 2.1.

É possível ter um excelente som multicanal no Linux e com muito mais opções de controle do que em outros sistemas. Sim, é preciso recorrer a uma "telinha preta" para obter os recursos mais avançados. Mas é isso que nos dá "poder" no Linux, temos acesso irrestrito ao sistema.

É claro que desejo um Linux ainda mais fácil, mas espero que sempre permita o uso das "telinhas pretas"

Fontes

(acesso em 28/01/2007)
Um extra, a importância do surround:
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. A solução
   3. Testando e utilizando
Outros artigos deste autor

Obtendo maior funcionalidade de um mouse com 5 botões

Leitura recomendada

Instalando o Scanner Scanjet 2300c no Kurumin

Configurando modem PCTel PCI no Linux

Como utilizar duas GPU em Notebook Optimus com drive legacy 390xx

Configurando sua placa Nvidia no Debian Sarge

Memórias

  
Comentários
[1] Comentário enviado por paranoid em 27/02/2007 - 15:23h

Saudações Leomar, gostei do seu artigo, mas fiquei com algumas dúvidas.
Essa configuração irá alterar a divisão para sons estéro tipo mp3, ogg? (Acredito q não). Mais uma coisa. Tenho uma Audgy 2 - 5.1 Até o presente momento tudo que rodei que tivesse audio 5.1 (inclusive Divx) ficou dividido. Pelo menos assim me pareceu. Estou utilizando Ubuntu, e a única coisa que fiz diferente foi configurar os volumes através do alsamixer (telinha preta como vc mesmo disse), lá consigo alterar o volume de cada um dos canais. Mas pode ser que sua configuração permita que o som saia ainda com mais deifinição. De qualquer maneira, vou fazer um teste. Valeu!

[2] Comentário enviado por IroN em 28/02/2007 - 08:08h

Caro paranoid,
A configuração não altera sons estéreo. É recomendável zerar o controle "Wave Surround" para que os sons estéreo sejam "apenas estéreo". Assim apenas sons com 4 ou mais canais sairão nas caixas traseiras.
Observe que a minha configuração é para 4 auto-falantes. Se você tiver um conjunto de caixas 5.1 não precisará redirecionar os canais central e subwoofer para os dianteiros esquerdo e direito.
Boa sorte!

[3] Comentário enviado por removido em 01/03/2007 - 10:01h

Parabéns pelo artigo. Eu tenho um conjunto de 4 caixas e um subwoofer da goldship. No manual da minha placa mãe diz que para ficar com 4 canais eu tenho que ligar o plug azul no in e o verde no out, justamente os dois plugs que vieram com as caixas. Primeiro estou na dúvida se meu som é 4.0 ou 4.1 e que configuração eu uso no asoundrc. Esta sua dá uma mensagem de erro.
Obrigado.

[4] Comentário enviado por IroN em 01/03/2007 - 16:19h

Obrigado, ventuno!
Se tua placa só possui 2 conectores, então ela é 4.0. A minha placa de som é assim, e meu conjunto de caixas possui 2 conectores que vão para o subwoofer e do sub para os 4 satélites.
Primeiro veja se o teu dispositivo de som foi reconhecido corretamente. Recomendo que descubra qual o modelo e procure por informações específicas para tua placa mãe.
Qual é a mensagem de erro?
Até mais!

[5] Comentário enviado por removido em 01/03/2007 - 17:56h

A mensagem de erro era por causa do buffer. Eu coloquei um buffer menor e parou. Mas quando eu dou o comando speaker-test só sai o som nas 2 frontais. Tentei com 4 canais e tb só sai nas 2 frontais. Ele tá funcionando como 2.1. A minha placa de som é AD1888.

[6] Comentário enviado por IroN em 02/03/2007 - 09:35h

Desculpe a simplicidade de pergunta, mas você verificou o mixer?
Falou...

[7] Comentário enviado por removido em 02/03/2007 - 09:55h

Eu mexi em várias configurações do alsamixer e nada. Inclusive tem um script no link que você postou que eu tb coloquei para configurar o alsamixer e nada...Tem algo específico para ver no mixer?

[8] Comentário enviado por IroN em 02/03/2007 - 10:59h

Para a Soundblaster Live! tem:

"Na aba "Input" há um controle "Surround". Este sim, controla o som das caixas traseiras quando um som multicanal está em execução."

Eu não sei se esse controle do mixer tem a mesma função para a tua placa!

[9] Comentário enviado por removido em 04/03/2007 - 16:41h

Cara consegui fazer funcionar. Tive que atualizar o alsa-lib para a versão 1.0.13 e usei esta configuração:
# for 4.1 speakers
pcm.ch41dup {
type route
slave.pcm surround41
slave.channels 5
ttable.0.0 1
ttable.1.1 1
ttable.0.2 1
ttable.1.3 1
ttable.0.4 0.5
ttable.1.4 0.5
}
Agora o som está saindo nas 4 caixas e consigo alterar o volume do surround. Não está 100% mas melhorou. Por exemplo quando dou o comando speaker-test o som não aparece nas 2 caixas traseiras, só que qdo estou ouvindo música ele aparece. Algo ainda deve estar errado. Mas mesmo assim obrigado.

[10] Comentário enviado por IroN em 05/03/2007 - 09:13h

Por nada, ventuno!
Tua configuração é para que o mesmo som das caixas frontais saia nas caixas traseiras... é por isso que o "speaker-test" não está funcionando corretamente. Observe que durante o teste das caixas frontais, o som deve estar saindo também nas caixas traseiras. Se esta for a tua intenção, então tudo bem.
De qualquer modo, adicione isto:
ttable.5.0 0.5
ttable.5.1 0.5
para ter os sons graves redirecionados para as caixas frontais. Se você tem um conjunto 4.1, o subwoofer vai filtrar e executar esses sons.
Abraço!

[11] Comentário enviado por removido em 30/07/2008 - 20:08h

Tenho encontrado esses problemas e quase sempre resolvo alterando a quantidade de canais no alsamixer, pois ele está por padrão com 2 canais.

[12] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 18/02/2012 - 22:44h

estou usando o xubuntu 11.04 com placa off pci genius 5.1
e a caixa de grave se "desliga sozinha"
dai tenho que ir no controle de audio escolher a opcao 4.1
e depois 5.1 que volta a funcionar.

mas como estou tentando montar um htpc com xbmc
nao dá para ficar assim.
queria deixar definitivo as 6 caixinhas funcionando.

abraços,
gpr


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts