Provendo dados em um servidor PostgreSQL através do Apache e PHP

Aprenda a configurar um serviço HTTP com suporte a PHP e acesso a bancos de dados no PostgreSQL.

[ Hits: 28.728 ]

Por: Stefano Fontes em 10/11/2010


Conclusão



Se desejar aprofundar seus conhecimentos em PHP, você encontrará uma ótima introdução em português em:
Um excelente livro sobre PHP é o seguinte:
  • DESENVOLVENDO WEBSITES COM PHP
    Juliano Niederauer
    Editora Novatec

Assim como temos enfatizado em relação a toda e qualquer tecnologia livre que utilizamos em nossos artigos, divulgue e incentive a adoção do PHP, do Apache e do PostgreSQL na "web" e em seus círculos pessoais e profissionais.

Tratam-se de soluções livres, poderosas, eficazes, de aprendizado e implementação muito bem documentados, e que contribuem para que o mundo tecnológico e a "web" sejam espaços cada vez mais livres e democráticos.

Desta forma, seremos cada vez mais independentes das soluções "proprietárias", que obrigam os usuários a constantes "upgrades" de "software" e "hardware", onerando-os, restringindo-os e elitizando-os.

Além disso, em grande parte dos casos, senão em sua totalidade, as soluções "proprietárias" são uma verdadeira "caixa preta", pois seu código é fechado, precarizando o fator segurança, limitando as possibilidades de "customização" e dificultando a correção de vulnerabilidades/limitações e o desenvolvimento.

E além de tudo isso, o software proprietário cria dependência técnica e econômica em relação a seu fornecedor.

Tudo exatamente ao contrário ocorre com o Software Livre: código aberto, liberdade de uso, de desenvolvimento e de escolha, colaboração livre e não onerosa (assim como este artigo), inclusão social e profissional!

Por todos estes motivos, colabore, contribua, compartilhe, incentive você também o desenvolvimento e a adoção do Software Livre!

Finalmente, agradeço a você, leitor, pela sua atenção, e ao "site" "Viva o Linux", pela oportunidade em publicar este artigo; desculpando-me por eventuais erros ou omissões não intencionais e não percebidos e agradecendo antecipadamente por quaisquer críticas construtivas, correções, sugestões, contribuições e comentários que possam enriquecê-lo.

Até a próxima!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Iniciando
   3. Testando
   4. Criando um banco de dados de teste
   5. Acessando o banco de dados
   6. Conclusão
Outros artigos deste autor

Criando um repositório criptografado de dados com Cryptsetup (dm-crypt) sem (re)particionamento do HD

Configurando disquete e pendrive para boot sem suporte na BIOS

Leitura recomendada

Gallery - Álbum de fotos no seu site

VirtualBox + Apache + PHP + SQL Server

Criando backup do MySQL com o mysqldump

Oracle 9i, Apache e PHP

Criando um contador de downloads com PHP e MySQL

  
Comentários
[1] Comentário enviado por jcb em 19/11/2010 - 00:22h

schaf , show de bola seu artigo ...
porém, no arquivo teste.php na linha 16 ($linhas = pg_numrows($result);) só tem um erro ae, que o certo é pg_num_rows.
Abs

[2] Comentário enviado por schaf em 26/11/2010 - 12:40h

Prezado jcb:

Muito grato pelo seu comentário.
Entretanto, a correção, por você (muito bem) observada, foi mencionada por mim no artigo, logo abaixo do código do teste.php, e deve-se ao fato de diferença de versões do PHP utilizadas.
Para maior esclarecimento reproduzo abaixo o referido trecho do artigo:

"Observação importante: Como utilizei a versão 4.3.10-22 do PHP, as funções acima pg_exec, pg_numrows e pg_freeresult aqui possuem estes nomes; entretanto, os nomes atuais destas funções são respectivamente: pg_query, pg_num_rows e pg_free_result; portanto se você estiver utilizando uma versão mais recente do PHP faça estas substituições."

Muito grato pela contribuição!


Contribuir com comentário