Provendo dados em um servidor PostgreSQL através do Apache e PHP

Aprenda a configurar um serviço HTTP com suporte a PHP e acesso a bancos de dados no PostgreSQL.

[ Hits: 24.923 ]

Por: Stefano Fontes em 10/11/2010


Introdução



Hoje é uma necessidade comum prover páginas de hipertexto com acesso dinâmico e interativo a bases de dados, o que possui as mais variadas aplicações, que vão do técnico-científico ao comercial. Para esta finalidade, o PHP é uma excelente alternativa de linguagem para o desenvolvimento, suportando inclusive acesso SQL a poderosos e populares servidores de bancos de dados, tais como o PostgreSQL e o MySQL; e o melhor é que é gratuito e de código aberto! Neste artigo abordaremos como instalar e configurar o PHP e o servidor Apache para acesso ao servidor de bancos de dados PostgreSQL.

Observação importante:

Os procedimentos e informações descritos neste artigo são de caráter absolutamente experimental; não os implemente em um ambiente "de produção" sem antes tê-los testado exaustivamente em um ambiente reservado exclusivamente para efeito de testes e desenvolvimento, e certificado-se de sua adequação às suas necessidades pessoais ou profissionais.

Somente implemente, por sua conta e risco, uma solução em ambiente "de produção", após ser exaustivamente testada em ambiente experimental e ser certificado seu bom funcionamento e o atendimento aos requisitos exigidos de adequação, funcionalidade, segurança e confiabilidade.

Consulte sempre os manuais originais dos programas, bibliotecas, códigos e sistemas operacionais ou outros mencionados neste artigo, objetivando sua correta e segura compilação, configuração e utilização, eliminando ou minimizando os riscos de mal funcionamento, danos ou acesso não autorizado que sua utilização possa ocasionar.

Não assumimos, seja o autor, sejam os editores/publicadores, em nenhum momento ou sob quaisquer circunstâncias, nenhuma responsabilidade sobre quaisquer insucessos, danos, prejuízos, perdas de dados ou outras, do leitor ou de terceiros, de qualquer natureza, resultantes da correta ou incorreta interpretação e implementação das informações contidas neste artigo. A implementação dos procedimentos aqui descritos corre por única conta e risco do leitor e correlatos.

As marcas registradas aqui mencionadas pertencem a seus respectivos proprietários legais, e seu uso deverá observar as condições de suas respectivas licenças.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Iniciando
   3. Testando
   4. Criando um banco de dados de teste
   5. Acessando o banco de dados
   6. Conclusão
Outros artigos deste autor

Configurando disquete e pendrive para boot sem suporte na BIOS

Criando um repositório criptografado de dados com Cryptsetup (dm-crypt) sem (re)particionamento do HD

Leitura recomendada

Uma introdução à classe ADODB

Criando backup do MySQL com o mysqldump

Stored Procedures usando o MySQL e PHP

Armazenando datas de uma outra forma

Sistema PDV com PHP-GTK2 e ACBrMonitor (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por jcb em 19/11/2010 - 00:22h

schaf , show de bola seu artigo ...
porém, no arquivo teste.php na linha 16 ($linhas = pg_numrows($result);) só tem um erro ae, que o certo é pg_num_rows.
Abs

[2] Comentário enviado por schaf em 26/11/2010 - 12:40h

Prezado jcb:

Muito grato pelo seu comentário.
Entretanto, a correção, por você (muito bem) observada, foi mencionada por mim no artigo, logo abaixo do código do teste.php, e deve-se ao fato de diferença de versões do PHP utilizadas.
Para maior esclarecimento reproduzo abaixo o referido trecho do artigo:

"Observação importante: Como utilizei a versão 4.3.10-22 do PHP, as funções acima pg_exec, pg_numrows e pg_freeresult aqui possuem estes nomes; entretanto, os nomes atuais destas funções são respectivamente: pg_query, pg_num_rows e pg_free_result; portanto se você estiver utilizando uma versão mais recente do PHP faça estas substituições."

Muito grato pela contribuição!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts