Postgres e os Sistemas Alterdata

Neste artigo, apresento a instalação do banco de dados "postgres" trabalhando junto com os sistemas da Alterdata.

[ Hits: 19.312 ]

Por: Claudio Mercaldo de Almeida em 10/11/2015


Introdução



Entendendo o básico para começar

Com a demanda crescente de sistemas especializados e a "nova onda" das notas fiscais eletrônicas para pequenas e médias empresas, as "SOFTWARE HOUSES" também precisam oferecer aos seus clientes bancos de dados robustos para o armazenamento das informações. Na grande maioria das vezes, isso significa alto custo de investimento para as empresas que nem sempre estão preparadas.

A Alterdata sistemas, empresa que possui soluções empresariais (ERP), para lojas (WSHOP/ISHOP), contábeis (PACKDIAMOND), armazenamento de notas-fiscais (NFSTOCK), oferece para seus clientes duas opções para banco de dados:
  • Microsoft SQLSERVER: para grande quantidade de informações (grandes clientes que utilizem a plataforma Windows).
  • POSTGRES: para clientes de porte, pequeno, médio e grande (por ser um banco open-source para plataformas Windows e Linux).

Bom, na minha humilde opinião, cada banco de dados com a sua demanda, sem contar que o jargão "CUSTO ZERO" ainda predomina em nosso vocabulário.

Não vamos entrar no mérito dos bancos, pois a intenção aqui é redução de custos e não quem é o banco mais eficiente, uma vez que são ótimos bancos e renomados por anos de competência.

Pra começar temos que entender que o idioma de instalação do sistema operacional, influência na operação do banco de dados e nem sempre a mudança após toda a instalação é a melhor opção. Então vamos optar instalar nosso servidor com o idioma em "português Brasil" ou "pt_BR.UTF-8". Esta parte é muito importante, pois é ela que vai permitir os acentos, formato de datas e outras opções da nossa região.

Para o nosso servidor Linux, vou escolher uma distribuição que muito utilizada no mercado, o DEBIAN. Estou partindo do principio que você já sabe instalar o sistema e colocá-lo em rede.

Escolhendo corretamente o servidor

Então vamos montar um servidor Linux para rodar o banco de dados POSTGRES e integrá-lo aos sistemas da Alterdata. Neste teste, estou usando o sistema de lojas WSHOP e o integrador ISHOP. Todos da Alterdata sistemas.

Servidor:
  • Debian 8
  • Processador core i3
  • 8gb ram

Não podemos esquecer que na realidade poderíamos montar tudo em um core2duo, 2gb ram etc. Se você esta trabalhando sério, deve privilegiar a continuidade e velocidade das informações, então sempre tenha em mente uma configuração básica para pequenos clientes, mas nunca utilize uma configuração básica em um cliente grande, pois as dores de cabeça podem ser intermináveis.

A cada versão do Debian, uma nova versão do POSTGRES é incorporada nas distribuições derivadas do Debian e derivadas, ou seja, quando você instala, por exemplo, uma versão do DEBIAN 7 é provável que apenas a versão 8 do POSTGRES esteja disponível e assim por diante. Você pode buscar no "google" um arquivo .deb com a versão do POSTGRES desejada ou incluir no seu "sources.list" um repositório que possua todas as versões.

Vamos escolher a instalação por "sources.list", pois é mais simples e funcional para o trabalho.

A compilação e instalação por fontes possuem muitas dependências e mesmo quando cumpridas ainda possuem erro na importação do banco de dados da Alterdata visto que possuem "ROLES" especificas do POSTGRES a serem importadas.

O que são "ROLES"?
Conceito abordado por nosso colaborador KYETOY em 01/09/2014, aqui no VOL.

A intenção é instalar o POSTGRES nas versões homologadas pela Alterdata, então vamos usar a versão 9.0 até a 9.4. Versões homologadas até o momento.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Após a instalação do servidor postgres
   3. Criando o banco de dados
   4. Console do postgres
   5. Resumo
Outros artigos deste autor

Monitoramento de Serviços e Servidores

BackRE - Seu script de backup remoto

Coletando informações direto do FIREBIRD via D.O.S. ou SHELL

Configurando o Apache para reconhecer arquivos DWG

Compilando o Squid com autenticação PAM

Leitura recomendada

Como instalar Postgres 8 no Linux em 10 passos rápidos

Replicação de dados síncrona com Postgres

PostgreSQL básico - Testado e pronto para ser usado

Monitorando Banco de Dados Postgres com ZABBIX

Partição de tabelas no PostgreSQL

  
Comentários
[1] Comentário enviado por guerreirorj em 10/11/2015 - 19:29h

Nota 1000 para o artigo!
Sou contador e usuário do sistema Alterdata Diamond, porém meu servidor é windows, com a dica futuramente poderei instalar em um servidor debian.
Muito obrigado.

[2] Comentário enviado por thiagosc em 12/11/2015 - 14:56h

Muito bom o artigo, parabéns.
Utilizamos o alterdata com o postgresql já tem uns 2 anos aqui na empresa onde trabalho, antes era no nexus :-( , sem dúvida que a performance melhorou bastante.
Uma dúvida: Você tem algum script de backup? Pois nos que vi até hoje, sempre "esbarro" na questão de pedir senha para executar.
Novamente parabéns pelo artigo.

[3] Comentário enviado por cmercaldo em 17/11/2015 - 20:11h

Prezados.

Obrigado pelos votos de incentivo. Quanto ao backup, tenho um solução que em breve estará como artigo aqui no VOL. Em conversa com a Alterdata, fiquei sabendo que já estão desenvolvendo um aplicativo próprio para backup que poderá ser colocado no agendador de tarefas do windows. Mas claro que vamos querer executar nosso backup pelo SHELL!

Att.
ClaudioM


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts