Placas de vídeo que já perderam o suporte no Linux

Você já sofreu ao instalar uma distribuição Linux se deparar com uma resolução de vídeo inferior ao seu monitor? Saiba que isso não foi um erro de instalação ou configuração. É falta de suporte aos drivers no Linux. Veja uma lista de placas de vídeo que já não tem mais suporte no Linux.

[ Hits: 1.242 ]

Por: Mauricio Ferrari em 26/05/2020 | Blog: http://linguagemcfacil.mozello.com/


Introdução



Muitas pessoas atualmente sofrem com alguns problemas em relação a configuração de monitor e instalação de drivers de vídeo em placas e chipset que já são considerados obsoletos. Muitos usuários não tem muito conhecimento sobre o Linux e caem na ilusão que no Linux não é necessário driver nenhum e que é só instalar e deu.

Em grande parte dos casos, esse pensamento funciona. Mas em algumas situações, o que ocorre são problemas de vídeo como resolução incorreta por exemplo, e já correm atrás de soluções para o problema na internet sem saber ao certo o real motivo desse tipo de problema ter ocorrido. Na maioria das vezes isso se deve a perda de suporte das placas de vídeo no Linux.

PLACAS QUE PERDERAM O SUPORTE NO LINUX

Quando um kernel é atualizado, geralmente é feito uma limpeza de código e recursos para hardwares antigos são limpos do kernel. O objetivo é tornar o kernel mais veloz e estável. Assim com os drivers as coisas não são diferentes, placas de vídeo antigas acabam ficando sem suporte no Linux por esse motivo. Mas, a pouca demanda de usuários também contribui para isso. Como os usuários domésticos geralmente usam Windows, os esforços para a criação de drivers vão para o Windows e o suporte de drivers de vídeo para o Linux acaba ficando em segundo plano. A perda de suporte não acontece só com as placas de vídeo, mas com outros hardwares também.

Até 2009, as placas que oficialmente perderam o suporte no Linux foram essas:
  • i810: Early Intel 8xx series IGPs
  • Mach64: ATI Mach GPUs
  • MGA: Matrox GPUs
  • r128: ATI Rage 128 GPUs like the Rage Fury, XPERT 99 e XPERT 128
  • Savage: S3 Savage GPUs
  • SiS: Crusty SiS GPUs
  • Tdfx: 3dfx Voodoo graphics cards
  • Unichrome: VIA IGPs

Já em 2012, algumas placas AMD Raedon HD também perderam o suporte:
  • AMD: Radeon HD 2000, 3000 e 4000 series

Já a Nvidia resolveu mudar as coisas. Em 2013, a empresa decidiu dar mais suporte as placas de vídeo no Linux, fazendo com que as placas de vídeo da Nvidia sejam as melhores opções de vídeo para o Linux.

Ou seja, com o passar do tempo temos que ficar de olho nos drivers de vídeo que estão tendo mais suporte, pois esses dificilmente correm o risco de ficarem sem suporte no Linux no futuro.

CONCLUSÃO

O GNU/Linux é uma plataforma open source, e por isso não possui uma equipe específica para o desenvolvimento de recursos e nem um retorno financeiro que pudesse ajudar a melhorar o suporte dos mais diversos drivers e periféricos no Linux. Portanto, é necessário estar de olho e realizar buscas por sistemas e recursos que possuam um esforço maior em relação a comunidade open source e empresas.

O mesmo deve ser feito em relação as placas de vídeo, sejam elas integradas ou não à placa mãe. Pesquisar por computadores e avaliar que recursos a mesma possui, ajudam na hora de escolher um computador ou notebook que terá um longo suporte de vídeo na plataforma Linux.

Referências


   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Aplicativos do Windows que já tiveram suporte no Linux

Compilando o p7zip-desktop no Ubuntu e Linux Mint

Criando acima de quatro partições no HD

LXQT Desktop no Slackware

Liberando Memória ajustando o Tamanho das Strings em C

Leitura recomendada

Configuração da função de webcam para a famosa Breeze Cam

Configurando o Vivozap HUAWEI EC325 no Linux

Transmitindo dados para relógios Timex Datalink no GNU/Linux

Wireless RTL-8180 no Linux

Webcam Genius no Linux - Slackware

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 26/05/2020 - 23:08h

Se alguém conhecer outra placa que não está na lista pode comentar.


___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts