Particionando o HD sem perder os dados utilizando o FIPS

Fips é um programa designado para reparticionar uma partição DOS/Windows sem apagar os dados nele contidos e pode ser facilmente encontrado nos sites de distribuição do Linux. Este artigo aborda seu uso através de exemplos passo-a-passo.

[ Hits: 24.763 ]

Por: Cezar Luiz em 12/05/2003


Introdução



Reparticionando o HD a partir do Windows:

Você precisará de um programa de desfragmentação para mover todos os dados para o inicio do HD. O FIPS irá fazer a repartição somente se você tiver o espaço livre necessário no fim do HD.

Pode-se usar o desfragmentador de disco do Windows mesmo, mas aconselho o Norton Speed Disk, que vem junto com o pacote Norton Utilities.

Obs: Se você usa algum gerenciador de disco como o Staker/SuperStor/Doublespace ou Drivespace, deve-se ler o texto special.doc que vem junto com o FIPS antes de continuar.

1° passo:
Descompacte o arquivo e copie os arquivos FIPS.exe, Restorrb.exe e o Errors.txt para um disco de boot.

Um disco de boot pode ser facilmente criado digitando "sys a:" no prompt do DOS e no Windows formatando um disquete com o tipo de formatação "copiar apenas os arquivos do sistema".

2° passo:
Execute o desfragmentador de disco ou o Speed Disk (mas antes configure para deixar o espaço livre no fim do HD).

3° passo:
Coloque o disquete no drive e reinicie o computador, depois basta digitar fips no prompt. O fips apresentará um aviso:
Press any key

Pressione qualquer tecla e ele apresentará a tabela do seu HD e perguntará qual das partições existente em seu sistema você deseja reparticionar. Normalmente você só terá uma ou duas partições e a partição desejada no nosso caso será a primeira, então vá em frente digite "1". Caso você tenha apenas uma partição, bastará teclar [enter].

4° passo:
Depois de confirmada a opção ele irá perguntar se você deseja fazer copia de segurança de sua tabela do sistema, eu aconselho a fazer, por via das dúvidas fazer backup é sempre um ato sadio. ;)

Do you want to make a backup copy of your root and boot sector before proceeding (y/n)? y Do you have a bootable floppy disk in driver A: as described in the documentation (y/n)? y

5° passo:
O Fips irá lhe perguntar o tamanho para a nova partição, use as setas esquerda e direita para escolher. Para continuar pressione a tecla ENTER e se a nova tabela do HD coincidir com o que você quer, pressione a tecla "C", caso contrário redefina a tabela pressionando "R".

User the cursor keys to choose the cylinder, <enter> to continue. Tecle as teclas setas direita/esquerda até que em New Partition tenha o tamanho desejado, e tecle [enter]

Do you want to continue or reedit the partition table (c/r)? c
Do you want to proceed (y/n)? y


6° passo:
O fips fará todo o seu processo automaticamente e ao final você pode sair dele, dar o reboot no sistema e certificar-se que o seu sistema esteja rodando corretamente. Caso contrário pode recuperar usando aquele disquete de boot que você criou e os backups e rode o "restorrb.exe".

Caso tenham alguma dúvida podem gritar para mim.

Um grande abraço

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Como Rodar o Mplayer no Linux

Detectando vulnerabilidades com o Nessus

Leitura recomendada

Dificuldade para instalar o Ubuntu em uma placa mãe com UEFI?

Captive-NTFS com kernel 2.6

Montando a partição do Windows no Linux

Gerenciando o HD com o fdisk

Instalando e gerenciando programas no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cesarcardoso em 12/05/2003 - 12:52h

O FIPS já redimensiona partições NTFS?

[2] Comentário enviado por colinisz em 17/05/2003 - 23:00h

e ai Cesar blz??
olha cara eu fiz um teste e consegui sem problemas, mas em se tratando de Rwindows não podemos dar certeza se o mesmo apresentará alguma falha!
Espero que não seja o caso!
Um abraço
Cezar Luiz

[3] Comentário enviado por Outsider_ em 12/10/2004 - 21:24h

onde consigo o fips?

[4] Comentário enviado por petroni em 11/01/2005 - 16:33h

http://www.igd.fhg.de/~aschaefe/fips/fips20.zip

[5] Comentário enviado por hemersoncalixto em 09/11/2005 - 10:56h

Tenho um micro com winxp instalado num hd de 80gb, sendo que estou tentando instalar o conectiva linux 10, mas ao tentar criar partiçoes com o fips ocorre o seguinte.

Ele identifica a partição 1 com 76308mb e surgem as mensagens:
checking root sector...
info: partition table inconsistency

fips has detected that the 'physical' start or end sector (head/cylinder/sector)
do not match with the 'logical' start/end sector. This is not an error since the 'physical' values are redundant and not used any way. There are many configurations where the values differ. This message is meant only to inform you that fips has adapted the 'physical' values according to the current drive geometry.
So don't be alarmed by an unexpected cylinder range.

partition table adapted to the current drive geometry

aqui mostra a mesma tabela, com a partição 1 com 76308mb, e depois vem a mensagem:

error: unknow file system: 07h
only dos partitions can be split (system indicator byte must be 4 or 6)

Poderia me dar uma ajuda?

Obrigado.

[6] Comentário enviado por spencer em 11/09/2006 - 21:24h

o link na funciona<<<< http://www.igd.fhg.de/~aschaefe/fips/fips20.zip >>>>
pega o do http://fresh.t-systems-sfr.com/linux/src/fips20.zip/
lah tem tds, zip32, tar, tar gz, bzip...
hemersoncalixto talvez seja seu hd que esteja em LBA , acho q para essas modificações o ideal q esteja em CHS (normal) tb tenho o mesmo problema qnd tento usar dual boot com a distro conectiva do 7.0 em diante... para essa distro o "ideal" seria formatar no sistema de arquivo padrão (disco inteiro...blarghh!!!!) depois reparticionar e instalar o win ou o que quer seja, qnd for usar essa distro, melhor usar com o linux na segunda partição se quiser sempre iniciar no win por padrão, pois se colocar o linux na particao primaria para iniciar o windows primeiro apos os primeiros boot's ele recupera o mbr e volta p llinux, soh resolvido se usar um disco de boot + blarghhhhhhhhhhhh

[7] Comentário enviado por chrystina em 31/10/2010 - 01:00h

Este programa parecia ótimo, mas a última atualização dele é de 1998! O que quero fazer? Particionar um pen drive de 2GB ou de 1GB para colocar o Linux Mint 9 live, o Fedora 13 live e mais o G-Parted live,seria possível? Tentei fazer o que o autor falou, apenas trocando o drive "a", de um disquete, pelo drive "g" que é o do meu pen-drive, quiando digitei o comando G:\FIPS, e após isso, pressionei qualquer tecla, apareceu a seguinte mensagem do windows:

"prompt de comando - fips. Um aplicativo tnetou acesso direto ao disco rigido, para o qual não há suporte. Isto pdoe causar um funcionamento incorreto do aplicativo. Escolha "fechar" para finalizar o aplicativo", entre fechar e ignorar, escolhi ignorar, APARECE ENTÃO O SEGUINTE ERRO NO PROMPT DO MS-DOS:

"error reading root sector"
read error - bad sector, wrong drive number ofr incompatible hard drive"

se o autor puder ajudar, agradeço :)


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts