PHP 5 - Compilando com as melhores práticas com PHP 4

Este artigo tem por objetivo mostrar-lhes a compilação do PHP 5 para obter melhor desempenho mantendo o core limpo de módulos, apenas os básicos, e dispondo os demais como módulos dinamicamente carregados. Também poderá ser usado para manter PHP 4 e PHP 5 num mesmo sistema. Os procedimentos foram testados no Slackware para manter duas versões de PHP (4 e 5), mas são facilmente ajustáveis para qualquer outra necessidade.

[ Hits: 23.447 ]

Por: Anderson J. de Souza em 27/08/2008 | Blog: http://anderjs.blogspot.com/


Introdução



Uma aplicação compilada para o próprio sistema pode obter ganhos de até 5%. Levando em consideração que o PHP processa diversas páginas simultaneamente, graças ao Apache ou ao seu servidor HTTP ou mesmo a um sistema multitarefa. No caso do modo cliente, você pode obter bons ganhos com otimizações. Inicialmente parece pouco, mas imagine um ganho de 5% para cada programa em execução. Ao final disto você tem uma economia de processamento considerável, ou para aplicações de alta carga isto também é significativo.

Considere então usar sempre opções de compilação específicas para o seu hardware, ou faça uma análise dos hardwares que normalmente você utiliza e otimize o código para o hardware mais inferior. Logicamente alguns sistemas dão maiores subsídios a isto do que outros.

Outra forma de otimização é manter o programa "enxuto", removendo coisas não necessárias, deixando assim o programa menor, automaticamente ocupando menos memória do sistema e evitando diversos "whiles" e "ifs" dentro de seu próprio código.

A página seguinte mostrará uma compilação para o PHP de forma genérica para i686 e módulos compartilhados, os quais podem ser carregados através do php.ini ou preferencialmente dinamicamente em seus scripts ou programas em PHP.

Gostaria de frisar que este artigo foi feito para criação de um pacote Slackware que rodará programas em PHP 4 e PHP 5 num mesmo Apache com instâncias diferentes em ambientes de produção. O pacote php4 neste caso é o original do Slackware.

Posteriormente serão mostradas algumas dicas de opções do gcc para otimização de códigos durante a compilação.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Manual, informações ou pré-script
   3. Otimização do GCC
   4. Criando pacote para Slackware
   5. Arquivo de configuração do PHP 5
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Google Chart: Criando gráficos dinâmicos em minutos

Criando gráficos com a classe JPGraph (parte 1)

Como atribuir notícias RSS ao seu site usando ATOM e PHP

Utilizando o Smarty template no PHP

Symfony Framework - Introdução

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ajsouza em 08/09/2008 - 10:33h

pessoal ,.. faltou uma coisa que pode ajudar,... no comando de compilação vocês podem adicionar um --with-pear


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts