OpenGL para jogos 3D

Olá pessoal, tenho visto muitas pessoas aqui no VOL perguntando como se faz para rodar um game 3D no Linux. Resolvi escrever este artigo para explicar parâmetros padrões para a instalação de placas 3D no Linux.

[ Hits: 64.184 ]

Por: steffano de moura barbosa cardoso em 08/06/2005


Introdução



Normalmente se pergunta: a minha placa de vídeo está com os drivers instalados e com a função OPENGL ativada? E para checar isto vamos aos testes.

Abra o shell e digite:

# glxinfo

Ele irá mostrar as funções que a sua placa possui e alguns parâmetros usados no Linux. Mas o mais importante de tudo é a função DIRECT RENDERING, para que os games funcionem 100% temos que receber um YES nesta opção.

# glxgears

Abre uma janela com dois eixos rodando para medir a velocidade de FPS (quadros por segundo) de sua placa de vídeo.

Você vai perceber que no primeiro teste, existe um opção descriminada como MESA INDIRECT, ou seja sua placa está usando um driver opcional e por consequência algumas funções como 3D e OPENGL da sua placa não funcionam, apenas o DRAW, mais conhecido por emulação via software.

Vamos agora instalar os drivers da placa e testar se obtivemos resultado.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando o hardware
   3. Checando
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Aprimoramento de Desempenho da Instalação Debian

Deixando aplicativos do Wine com a aparência melhor

Resolvendo problemas na rede do Slackware

Linux com cara de Windows para atrair novos usuários

Calculando valores UMASK

  
Comentários
[1] Comentário enviado por founddeath em 08/06/2005 - 16:17h

Tipo... eu até hoje quero comprar uma placa da ATI...
Porém não vejo nada concreto de testes realizados com ela no linux.
Alguém sabe dizer se os drivers dela funcionam corretamente no slackware e se o desempenho é bom?
Eu uso a maioria das vezes o linux em casa e não to afim de instalar o windows só para jogar Unreal Tournament ou alguns games que posso rodar pelo cedega.
Grato desde já pela atenção.
Abraços.

[2] Comentário enviado por jwendell em 08/06/2005 - 16:22h

Como habilitar o DRI com o driver da nvidia?
Alguns programas (3ddesktop, wine, etc) usam DRI, mas não consigo roda-los porque dá uma mensagem que o DRI não está habilitado.

[3] Comentário enviado por mbmaciel em 08/06/2005 - 17:35h

Boa artigo!

jwendell,
Dentro da configuração do vídeo (/etc/X11/xorg.conf ou /etc/X11/Xfree86Config) coloque dentro da sessão 'Module"

Section "Module"
....
Load "dri"
....
EndSection

steffano,
No minha versão de driver não existe "nvidia-nview" mas sim "nvidia-settings". Será a mesma coisa ?

Abraço a todos.

[4] Comentário enviado por agk em 08/06/2005 - 17:49h

Parabéns pelo artigo, explicou muito bem como verificar se o suporte a opengl e Direct Rendering está habilitado ou não. Infelizmente muitos nem chegar até essas opções, param na configuração do driver mesmo. A maioria dos problemas que o pessoal enfrente relacionado a Jogos 3D no linux com certeza estão relacionado ao driver da placa e/ou ao arquivo de configuração XF86Config-4 ou Xorg.
Eu fiquei alguns meses blasfemando a ATI porque não conseguia configurar a minha placa ATI Radeon 9200SE no Debian, apesar do driver da ATI ser bem inferior ao da NVIDIA ele é possível de ser instalado, com alguns ajustes aqui e lá eu consegui habilitar o suporte 3D no meu linux. Já testei o jogo Army's Operation e a qualidade/velicidade é excelente.
Quando tiver um tempinho eu faço um artigo ou dica explicando algumas coisas que aprendi sobre 3D no linux.
[ ]'s

[5] Comentário enviado por kurio em 09/06/2005 - 08:29h

steffano,
diz aí de onde tu tirou esse comando "nvidia-nview", eu tenho uma GForce4 440 e o comando que existe é "nvidia-settings", qual a versão do seu driver?
e só para colocar, no README que vem com o driver ele aconselha comentar o DRI.

kurio

[6] Comentário enviado por jwendell em 09/06/2005 - 09:14h

mordecai,

Simplesmente fazer isso que vc recomendou não funciona. A nvidia recomenda comentar essa linha. Já tinha tentado fazer isso, mas esse modulo (DRI) é ignorado e não é carregado.

T+,
Wendell.

[7] Comentário enviado por steffano em 09/06/2005 - 12:19h

kurio, realmente vc tem rasão...o comando era nvidia-settings, o problema é q quando escrevi o artigo tava usando o Ruindows no trabalho...perdoem-me pela gaf...

[8] Comentário enviado por steffano em 09/06/2005 - 12:30h

meu caro founddeath, tenho tb uma Radeon 9250 256Mb, e a unica resposta concreta q te dou é q ela tem um bom uso no Mandrake 10.1 e SuSe 9.2 ( qu eu testei). Mas mesmo assim os driver da radeon sao um tanto q experimentais, tendo um bom resultado 2D, mas digamos 60% em 3D em relaçao as placas da Nvidia...

T+

[9] Comentário enviado por steffano em 14/06/2005 - 12:30h

NOvidades para a Radeon Baixa o driver q vc vai se surpreender...

http://www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-8.14.13.run

[10] Comentário enviado por mirttex em 25/11/2005 - 23:40h

Cara esse driver p Radeon no meu notebook zoou meu 3d, levei uma semana para descubrir que era ele o causador. O driver open radeon roda 1100 fps no glxgears, assim q baixei o driver da ati ele passou a fazer 660 e o da ati 300, fora que o uso da cpu subia incrivelmente e o open gla fica um lixo... recompilei o kernel e nada... so resolveu formatando ... mais se eu instalar o driver da ati de novo zoa o 3d (ja fiz isso p ter 100% de certeza!!). se alguem sabe o porque?!? pois eu gostaria de continuar tentando os novos driver que andam saido pois mesmo com 1100 fps ainda é um rendimento relativamente baixo!

[11] Comentário enviado por agk em 28/11/2005 - 13:45h

Olá colega, também tive um problema semelhante ao seu e consegui resolver atualizando junto com o driver de video o kernel.
Não sei porque, mas a ATI não está muito interessada em facilitar as coisas para os usuários linuxers, mesmo assim quem tem vontade está conseguindo usar numa boa os drivers fornecidos por ela, apesar da dificuldade.
Quando eu baixei a versão nova do driver eu estava usando o kernel 2.6.8 e não funcionou mais o 3d, então baixei o kernel 2.6.11 e ficou 100%. Não sei se isso se aplica agora, pois fiz isso fazem uns 3 meses, mas tente buscar pela versão mais nova do kernel, deverá funcionar.
[ ]'s.

[12] Comentário enviado por boy.eac em 02/07/2007 - 03:28h

olá. tenho problemas com a configuração de meu vídeo sis. Quando digito o comando glxinfo o servidor X reinicia. Gostaria de saber: se com meu video (placa 741gx-m) rodo alguns jogos no windows, posso jogar também no linux? o que acontece com meu opengl? obrigado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts