Mupen64plus, o melhor emulador de Nintendo 64 disponível para GNU/Linux

Neste artigo vou informar sobre a história dos emuladores de Nintendo 64 e a descrição e avaliação do Mupen64plus, o melhor emulador de Nintendo 64 disponível para GNU/Linux (também existem versões para Mac OS X e uma versão desatualizada para Windows) no momento.

[ Hits: 132.964 ]

Por: Vinícius dos Santos Oliveira em 10/03/2009 | Blog: https://vinipsmaker.github.io/


A história



Antes do Mupen e do Mupen64plus, existiram outros emuladores como o 1964 e o Nemu. 1964 foi um dos primeiros emuladores de Nintendo 64, é open-source e foi desenvolvido por Schibo.

Na emulação de PlayStation One, um emulador começou a utilizar um sistema de plugins que aumentou a velocidade do desenvolvimento deste emulador, pois para adicionar uma nova característica não era necessário recompilar o emulador e permitiu que desenvolvedores unissem seus esforços de maneira mais eficiente.

Schibo, o inventor do 1964, informou a Zilmar que gostaria de fazer o mesmo com seu emuladores, então Zilmar escreveu as famosas especificações Zilmar. O 1964 só tinha versão para MS Windows. Logo apareceu um emulador multi-plataforma de código-fonte aberto com versões para GNU/Linux, o Mupen64, desenvolvido por Hacktarux.

O emulador (e todos os outros emuladores de Nintendo 64 que utilizavam as especificações Zilmar) necessitava de três plugins para funcionar (plugin de vídeo, de áudio e entrada) e, opcionalmente, o plugin do processador RSP (processava os ucodes ou os enviava para o plugin de vídeo e/ou de áudio), que aumentava a compatibilidade com alguns jogos.

Naquele tempo só havia um plugin do processador RSP (o plugin RSP do Project64 - você pode baixar alguns códigos da versão 1.4 deste emulador, que atualmente está na versão 1.7 beta, que tinha o código fechado e não tinha versões para GNU/Linux), então Hacktarux desenvolveu o emulador, o plugin do processador RSP (com suporte a vários ucodes para efeitos sonoros), vídeo, som, input (controle) e "portou" alguns plugins de código-fonte aberto para o GNU/Linux.

O Mupen64 teve sua última versão lançada em 26 de agosto de 2005, então em 13 de novembro de 2007 o usuário Richard42 fez um excelente "port" do plugin Rice Video, um dos melhores plugins de vídeo, e iniciou o projeto Mupen64-64bit, que tinha como objetivo fazer um "port" do Mupen64 para a arquitetura 64-bit e corrigir alguns bugs, porém muitos membros entraram para o time de desenvolvedores, o projeto cresceu muito e decidiram fazer uma versão aperfeiçoada, então mudaram o nome do emulador para Mupen64plus, pois algumas pessoas achavam que o emulador só era disponível para computadores que utilizavam o conjunto de instruções 64-bit.

Atualmente o Mupen64plus está na versão 1.5 e na versão em desenvolvimento já foram incluídos os códigos básicos para a jogatina online e o seu time de desenvolvedores mantém não só o emulador, mas também vários (e ótimos) plugins.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. A história
   3. Avaliação
   4. Configuração
Outros artigos deste autor

VLC Media Player

Aplicativos web em C++ usando o Tufão

Entendendo os codecs, os containers formats e por que o Ogg é tão bom

VLC Media Player (parte 2)

GNU Emacs, o primeiro GNU

Leitura recomendada

Bumblebee no Fedora 24 com suporte ao Steam

Real Football 2012 - Futebol de qualidade no Android

Camera Kombat: Mortal Kombat ao vivo com WebCam

Desenvolvimento de jogos com Monogame e Monodevelop

Emulador Mednafen - Instalação e configuração

  
Comentários
[1] Comentário enviado por stremer em 10/03/2009 - 13:55h

cara... sempre gostei de emuladores , desde a epoca do 486 (1995) qdo eles começaram a aparecer em massa. Meus preferidos sempre foram atari, master, mega e snes... hj jogo eles todos perfeitamente no meu ps2, alem dos jogos de ps1 e ps2 que prefiro ainda jogar no video-game e de vez em qdo tbem os jogo muito no linux! Gosto bastante de nintendo 64 e infelizmente não ha emulador de n64 para PS2 oque faz precisar do PC para jogar. Quase não jogo pelo simples fato do antigo mupen sem mto ruim... no project 64 no XP os jogos são perfeitos mas no mupen mto ruim. Como eu não tenho mais windows deixei de jogar, mas seu artigo me animou bastante para testar o mupen64plus e quem sabe voltar a jogar N64 no PC!
Valew

[2] Comentário enviado por vinipsmaker em 10/03/2009 - 14:35h

Parece que as duas horas que gastei com o meu primeiro artigo valeram a pena. Obrigado pelas palavras inspiradoras, stremer. Farei mais artigos sobre emuladores, então.
Até a próxima (ou talvez antes).
---------------------------------
Prefiro receber elogios e críticas através da internet, onde as pessoas não tem receio de digitar a verdade.

[3] Comentário enviado por bilufe em 10/03/2009 - 18:59h

Simplesmente é o melhor emulador.
Quando testei o Project64 no Windows (com todos os plugins ativos) eu tinha que ficar configurando os plugins de forma diferente para cada jogo, se não o project64 não rodava com perfeição o jogo.
E mesmo fazendo um monte de malabarismos o Project64 nunca emulava um jogo corretamente (ou havia problemas com som ou com os controles ou com o vídeo). Agora que eu uso Linux e o Mupen64 estou muito satisfeito, tudo é perfeito.

[4] Comentário enviado por xerxeslins em 11/03/2009 - 02:24h

Eu gosto de emuladores. Adoraria ler outros artigos seus falando deles.

Você pode sugerir alguns jogos de Nintendo 64 que são bons na sua opinião?

Parabéns pelo excelente artigo.

Tem minha nota 10.

[5] Comentário enviado por vinipsmaker em 11/03/2009 - 11:52h

Certo bilufe, realmente é o melhor emulador, porém os plugins (pelo menos nas plataformas não-ruindows) ainda tem que melhorar um pouco.
E para você, xerxeslins, aqui uma lista de jogos inesquecíveis (recomendo jogar nesta ordem):

The Legend of Zelda - Ocarina of Time (procure por listas dos melhores jogos já criados (de videogames) e este jogo estará entre os primeiros lugares na maioria das listas)
The Legend of Zelda - Majora's Mask
Army Men - Sarge's Heroes 2
GOLDENEYE 007
PERFECT DARK
Tony Hawks Pro Skater 3
Mario Tennis
Mario Kart 64
Rush 2 - Extreme Racing
FIFA 99 (use um hires texture pack para ficar com gráficos mais realistas)
Super Mario 64 (também é um dos melhores jogos, porém é um pouco difícil (e longo) para mim)
Super Smash Bros
Mortal Kombat 4
Pokemon Stadium 2
The Legend of Zelda - Master Quest (versão Remake de The Legend of Zelda - Ocarina of Time para jogadores que procuram por desafios, e este você não precisa ter o cartucho original para ser legal)

Acho que você pode conseguir as ROMS destes jogos no site:
www.emulabr.com
---------------------------------------------------
Meu próximo artigo possivelmente (se ele não for lançado até abril eu falo sobre outro assunto) será sobre o Pandora (www.openpandora.org). E tentarei criar uma versão aperfeiçoada do zsnes (com suporte a arquiteturas amd64), porém só quando minhas aulas na faculdade (curso: ciências da computação) começarem (em agosto).

[6] Comentário enviado por xerxeslins em 11/03/2009 - 12:29h

vinipsmaker,

Obrigado pela lista!

Interessei-me por The Legend of Zelda - Master Quest.

Testei o F-zero, e gostei muito. Apesar de ser um jogo antigo fiquei impressionado, pois eu costumava jogar F-zero de super Nintendo apenas ^^




[7] Comentário enviado por GilsonDeElt em 11/03/2009 - 20:57h

vinipsmaker, o artigo ficou massa!
d+ mesmo! =D

Obrigado por essa contrbuição ao VOL e aos usuários de emuladores de GNU/Linux! =)

Eu também gosto de emuladores, tanto que tenho uns rodando aqui no desktop,
como Stella (Atari2600), ZSNES (Super Nintendo) e Generator-GTK(Mega Drive),
e tinha também o ePSXe, de Play 1.

E vinipsmaker, se você quiser uma ajuda no seu projeto com o zsnes ou algum outro emulador, no futuro, pode me chamar, pois também pretendo fazer ciências da computação, mas ainda tenho que passar no vestibular no fim do ano ;-)

[8] Comentário enviado por vinipsmaker em 11/03/2009 - 21:03h

GilsonDeElt, com certeza eu lhe chamarei para me ajudar (e dividir lucros, caso o(s) projeto(s) receba doações). Obrigado pela disposição e passe no vestibular, pois é bom ter pessoas que gostam da profissão!

[9] Comentário enviado por ambuzr em 12/03/2009 - 17:07h

Parabens nao sabia da existencia desse emulador novo meus parabens alem do artigo conta a historia da emulação do N64 que so fã de carteirinha...parabens amigo e aguardamos novos artigos sobre emulação

[10] Comentário enviado por vinipsmaker em 12/03/2009 - 19:29h

Obrigado pelo incentivo, ambuzr. Acho que meu primeiro artigo ficou bem legal. Farei um artigo sobre o Pandora, em abril. Para quem não sabe, o Pandora é um console feito sob os prícipios do open-source com grande potencial para emulação (do tamanho de um Nintendo DS Phat e com um hardware capaz de emular o PSP, NDS, PS1, N64, todos os videogames anteriores ao PS1, todos os videogames 16-bit e alguns outros posteriores ao PS1) e, logicamente, usa o GNU/Linux (é claro que o kernel Linux padrão utilizado no Pandora terá várias funções que ele não utilizará removidas) como sistema operacional e o Matchbox como DesktopEnvironment.

[11] Comentário enviado por XimenesWambach em 12/06/2009 - 13:30h

O Artigo ficou muito bom, gosto de jogos como os do N64.
Parabêns

[12] Comentário enviado por xerxeslins em 16/07/2009 - 22:44h

Resolvi instalar no Ubuntu, e ele não abre as configurações do controle =(
será que eskeci de alguma coisa?

os controles funcionam... mas nao tem opção de configurar, mesmo indo em "input settings" nada acontece

flw

[13] Comentário enviado por vinipsmaker em 17/07/2009 - 09:25h

Xerxelins, parece que você gosta mesmo de meus artigos, né?
Certo, antes de abrir o emulador, você deve plugar os controles.
Depois que abrir o emulador, escolha plugin de entrada blight SDL input plugin e em suas configurações:
1- Procure o nome Device
2- Quando achar clique nele até aparecer o nome do seu controle
3- Se não aparecer o nome de seu controle feche o emulador e tente de novo (na segunda vez nunca falha)
4- Configure os botões a vontade.


Há um plugin open-source de entrada qu é incrível, mas usa DirectX, porém ele é muito bom e vale a pena portá-lo e é isso o que eu vou fazer. O que você achou do meu artigo sobre os codecs que você aprovou ontem?

[14] Comentário enviado por marcioyshimoda em 29/07/2009 - 11:25h

Me recordo vagamente quando testei o emulador 1964, mas o que mas me adaptei foi de verdade o Project64 no Windows. É uma pena que minha máquina não era capaz de usar tudo o que o Project disponibilizava. Enfim, essa é uma ótima notícia e um bom artigo de que há luz no fim do túnel para os usuários não Windows :)

[15] Comentário enviado por ruben5wat em 30/09/2009 - 13:49h

Agora que uso o Mupen64 Plus tudo funciona lindamente! Muito obrigado e excelente artigo!!

[16] Comentário enviado por k33p em 13/10/2009 - 03:54h

Triforce ;)

Funcionar funciona... mas falta ainda ;/

[17] Comentário enviado por rslanna em 15/12/2016 - 18:32h

Chorando aqui, nao encontrei a resposta pra isso em lugar nenhum da web.
sera que alguem pode me ajudar? nenhuma rom funciona no meu pavillion dv2000. no project64 do windows funciona mas no linux nao.


Core: Setting 32-bit video mode: 640x480
Core Error: SDL_SetVideoMode failed: Could not create GL context: GLXBadFBConfig
Video Error: Failed to set 32-bit video mode: 640x480
Core Status: Rom closed.


Contribuir com comentário