Montando HD, Pendrive ou Pasta de Rede para Gravações de Ligações do Elastix e Módulo de Call Center

Neste artigo vou mostrar como realizar a montagem de um HD, pendrive ou pasta de rede no CentOS para direcionamento das gravações do Elastix, tanto de ramais convencionais quanto do módulo de Call Center.

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Por: Lucas Rodrigues Estefano em 20/04/2021 | Blog: https://lucasreinfo.online/


Introdução



Nesse artigo irei mostrar como realizar a montagem de um HD, pendrive ou pasta de rede no CentOS para direcionamento das gravações do Elastix, tanto de ramais convencionais quanto do módulo de Call Center.

O módulo de Call Center instalado no Elastix não respeita o direcionamento feito via interface gráfica para direcionamento das novas gravações, com isso se faz necessário criar um link simbólico para a nova partição montada.

Abaixo, mais detalhes de todo o procedimento, desde a montagem, direcionamento das gravações de ligação de ramais convencionais, direcionamento no PHP e criação do link simbólico para baixar as gravações através do módulo do Call Center via interface gráfica.

Montagem

Para montagem do HD, pendrive ou pasta de rede, faça o seguinte:

Insira o dispositivo de armazenamento no servidor, podendo ser um HD externo ou pendrive. Abaixo irei explicar também sobre a montagem de uma pasta de rede no servidor.

1. Acesse o diretório /mnt/ e crie a pasta "monitor" com o comando abaixo:

# mkdir monitor

2. Montando um HD:

Após inserir o HD no servidor, seja ele um HD externo ou HD convencional através de cabo SATA, digite o comando:

# fdisk -l

Com isso, o novo dispositivo será listado informando a localização e nome do mesmo (vamos assumir que o novo dispositivo esteja em: /dev/sbd1). Logo após, digite o comando a seguir para montar o dispositivo na pasta /mnt/monitor:

# mount /dev/sdb1 /mnt/monitor

3. Montando um pendrive:

Após inserir o pendrive no servidor, digite o comando:

# fdisk -l

Com isso, o novo dispositivo será listado informando a localização e nome do mesmo (vamos assumir que o novo dispositivo esteja em: /dev/sbd1). Logo após, digite o comando a seguir para montar o dispositivo na pasta /mnt/monitor:

# mount /dev/sdb1 /mnt/monitor

4. Montando uma pasta de rede:

Neste item, o servidor de origem deve estar visualizando o servidor de arquivos através da rede, para isso, realize um teste de ping a fim de validar a comunicação. Após validar a comunicação, digite o comando a seguir para montar a pasta de rede no diretório /mnt/monitor com o IP do servidor de arquivos, usuário e senha:

# mount -t cifs //192.168.x.x/pastaRede /mnt/monitor/ -o username=userRede,password=senhaRede

       Ip Servidor smb     Pasta de rede  Destino montagem  Usuário rede            Senha rede

Obs.: no Linux, costumamos realizar a montagem no diretório /mnt.

Após a montagem, utilize o comando df -h para certificar-se que ocorreu a montagem no diretório /mnt/monitor, como exemplificado abaixo na última linha:
Linux: Instalando HD, Pen drive ou Pasta de rede para salvar as gravações de ligações do Elastix e Módulo de Call Center.

5. Depois de realizar a montagem, na interface gráfica do Elastix, realize o direcionamento das gravações para a nova unidade:

> Elastix -> PBX -> PBX configuration -> General Settings -> Recording location: /mnt/monitor/
Linux: Instalando HD, Pen drive ou Pasta de rede para salvar as gravações de ligações do Elastix e Módulo de Call Center.
Após realizar o direcionamento como descrito no item 5, todas as gravações de ligações habilitadas, sejam nas configurações individuais dos ramais ou nas filas de atendimento, serão direcionadas para o diretório: /mnt/monitor, porém, não será possível realizar o download através da interface WEB do Elastix, pois o arquivo PHP que gerencia a página continua buscando as gravações no HD principal do sistema, que está em: /var/spool/asterisk/monitor.

Para corrigir esse problema, siga os passos abaixo:

1. Para realizar o download das gravações via interface WEB do Elastix, é necessário alteração da variável "$arrConfModuledo" no arquivo "default.conf.php", presente no diretório: /var/www/html/modules/monitoring/configs

2. Use o comando a seguir para editar o arquivo:

# vim /var/www/html/modules/monitoring/configs/default.conf.php

3. Altere o valor da variável "$arrConfModule" para o novo diretório de gravações conforme abaixo:

$arrConfModule['records_dir'] = '/mnt/monitor/';

4. Após realizar os procedimentos acima, na interface gráfica do Elastix, acesse o caminho a seguir e realize o download das gravações: > Elastix -> PBX -> Monitoring
Linux: Instalando Hd, Pen drive ou Pasta de rede para salvar as gravações de ligações do Elastix e Módulo de Call Center.

Criação de link simbólico para download de gravações do Call Center

O módulo de Call Center não respeita o direcionamento feito na interface gráfica do Elastix através do caminho abaixo para direcionamento das gravações, como descrito no item 5.

> PBX -> PBX configuration -> General Settings -> Recording location: /mnt/monitor/

Com isso, se faz necessário a criação de um link simbólico para a partição e pasta que foi montada e direcionada as demais gravações. Após finalizar o procedimento abaixo, é necessário copiar as gravações do diretório: /var/spool/asterisk/monitor, para o novo destino das gravações /mnt/monitor.

Para criar o link simbólico para baixar as gravações do Call Center no Elastix, faça o seguinte:

1. Acesse o diretório /asterisk, através do comando:

# cd /var/spool/asterisk

2. Mude o nome da pasta /monitor (onde estão as gravações originais) para "monitor.bkp", utilizando o comando:

# mv monitor/ monitor.bkp

3. Ainda no diretório /var/spool/asterisk, utilize o comando abaixo para criação do link simbólico do diretório /mnt/monitor, que é o novo dispositivo de armazenamento foi montado:

# ln -s /mnt/monitor

4. Para validar se deu certo, digite o comando:

# ls -l

O link simbólico costuma ficar na cor azul e com uma flecha direcionando para o diretório de destino, como exemplo abaixo:
Linux: Instalando HD, Pen drive ou Pasta de rede para salvar as gravações de ligações do Elastix e Módulo de Call Center.
5. Após realizar os procedimentos acima, na interface gráfica do Elastix, acesse o caminho abaixo e realize o download das gravações: > Elastix -> Call Center -> Reports -> Calls Detail
Linux: Instalando HD, Pen drive ou Pasta de rede para salvar as gravações de ligações do Elastix e Módulo de Call Center.
Obs.: o dispositivo montado deve ter o nome "monitor", que é o mesmo nome da pasta original das gravações, caso contrário, o link simbólico não funcionará pois se trata de um link para uma outra partição montada.

   

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Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 20/04/2021 - 23:35h


Interessante.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[2] Comentário enviado por robsonleite em 21/04/2021 - 18:12h

Excelente artigo, me ajudou muito.

[3] Comentário enviado por _lucasg13info em 21/04/2021 - 23:36h


[1] Comentário enviado por mauricio123 em 20/04/2021 - 23:35h


Interessante.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]


Obrigado! Peguei esse problema e resolvi documentar e divulgar para a comunidade um compilado de como resolver o problema.

[4] Comentário enviado por _lucasg13info em 21/04/2021 - 23:36h


[2] Comentário enviado por robsonleite em 21/04/2021 - 18:12h

Excelente artigo, me ajudou muito.



Ótimo! Obrigado.


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