Monitoramento de utilização do DNS

Uma das ferramentas que por muitos não é dada a devida importância é o DNS, mas que o mal funcionamento pode acarretar em lentidão, consumo desnecessário da banda, etc. Em alguns momentos é extremamente necessário o monitoramento de logs pelo administrador, para isso irei demonstrar como ativar o monitoramento da utilização e das requisições de DNS.

[ Hits: 40.913 ]

Por: Nandor em 20/08/2006 | Blog: http://www.solucoesnandor.com.br/


Introdução



Uma das ferramentas que por muitos não é dada à devida importância é o DNS, mas que o mal funcionamento pode acarretar em lentidão, consumo desnecessário da banda, etc.

Em alguns momentos é extremamente necessário o monitoramento de logs pelo administrador. Para isso irei demonstrar como ativar o monitoramento da utilização e das requisições de DNS.

Considerando que você utilize o BIND como servidor de DNS e que a versão seja 9, e que ele já esteja configurado e funcionando, segue abaixo a configuração necessária para o monitoramento de algumas requisições, pois existem vários tipos de requisições que podem ser monitorada, estarei tratando as QUERY.

Existe ainda duas maneiras de fazer esse monitoramento. Iniciando o monitoramento no momento em que deseja e os mesmos sendo gravados no arquivo de log do sistema como, por exemplo, /var/log/messages ou gravando eles em um determinado arquivo, vejamos as duas maneiras.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Monitorando pelo log do sistema
   3. Monitoramento gravado em arquivo
   4. Consideração final
Outros artigos deste autor

Evite desgaste diário de seus CDs

Enviando mensagens para usuários da rede

Configurar autenticação no Postfix

Como fazer usuário interagir com SpamAssassin

Instalação e configuração do Spamassassin

Leitura recomendada

Configurando JAVA no Firefox para acessar página de bancos

Moodle no Debian

Configuração do serviço NTP em servidor cliente

Debian e o Backports

O .bashrc de meu Debian

  
Comentários
[1] Comentário enviado por henbran em 20/08/2006 - 17:54h

Amigos
Dia 17/08/2006 fui a uma entrevista para uma vaga de monitoramento de internet. Trata-se de uma empresa de tv a cabo em Guarulhos-SP, a BigTv, que também fornece acesso de internet a cabo, da qual também sou usuário a mais de 4 anos.
Ocorre que fui relativamente bem na entrevista, porém não sei o perfil dos outros 5 concorrentes ao cargo. Apesar de me disserem que eu aprenderia o serviço com os veteranos na empresa, gostaria de saber: O QUE VIRIA A SER, NA ÍNTEGRA, MONITORAMENTO DE INTERNET (DESMPENHO / ESTABILIDADE / STATUS DE CONEXÕES) NESSA EMPRESA? Como faço e onde posso encontrar algum tutorial ou apostila para me relacionar com o assunto?
Desde já muito obrigado. Até +

[2] Comentário enviado por solucoesnandor em 20/08/2006 - 19:18h

Caro amigo henbran, existem varias ferramentas de monitoria seja graficas ou em texto, sem contar as diversas plataformas, por isso é dificil te dar algum parametro nesse momento. O ideal é ver o que você vai trabalhar e pesquisar depois. Pelo que eu entendi você não vai desenvolver e sim trabalhar nelas, o que se torna mais facil.
Abraço

[3] Comentário enviado por thelinux em 21/08/2006 - 08:56h

Cara, interessante teu artigo, estarei fazendo testes.
Parabéns!!!
Sinceramente,

Jarbas Teixeira.

[4] Comentário enviado por agk em 21/08/2006 - 14:29h

Muito bom esse esquema de monitoramento do DNS, parabéns.

[5] Comentário enviado por lipecys em 20/02/2008 - 16:23h

Muito interessante seu artigo, parabéns.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts