Vamos utilizar o
LibreOffice Basic, que é a ferramenta de programação embutida no LibreOffice, para criar a interface que o usuário irá utilizar: um diálogo.
Siga o passo a passo:
1. Clique em: Ferramentas → Macros → Organizar Caixas de Diálogos...
2. Selecione o documento atual e clique em "Novo".
Isso permitirá que a caixa de diálogo seja salva no documento atual, não em outro local do LibreOffice.
3. Defina um nome para o diálogo.
4. Observe que agora temos um novo diálogo que você acabou de criar, selecione-o na lista e clique em "Editar".
5. Veja como é a tela do editor de caixas de diálogo do LibreOffice:
É bastante familiar para programadores ou para quem já faz uso de Macros / diálogos no Microsoft Office. O funcionamento para inserir os elementos (controles) no diálogo é similar a programas de desenho, você selecionar o controle (no caso só serão usados rótulo, caixa de texto e botão), clicar e arrastar na área onde será inserido o controle no diálogo. Os controles podem ser ajustados por suas alças, assim como num programa de desenho.
Cada controle tem várias propriedades, ao clicar sobre um controle o LibreOffice Basic, que é o aplicativo que nos permite construir caixas de diálogo e outros elementos de programação dentro do LibreOffice, são exibidas as propriedades relacionadas ao controle selecionado.
Vide a imagem:
Veja na imagem que temos dois itens destacados nas propriedades:
- Nome do controle: é o nome que o LibreOffice irá usar para referenciar este controle.
- Rótulo do controle: é o texto que será exibido para o usuário.
Observe que na imagem já desenhei duas caixas de textos, as quais tem como nomes TextField1 e TextField2. Também desenhei um botão, com nome CommandButton1, e dois rótulos que são utilizados para informar o usuário o que ele deve digitar nas caixas de textos. O botão irá chamar a Macro, após termos programada-a.
No documento que estou usando neste exemplo, coloquei apenas dois indicadores, por esse motivo a minha caixa de diálogo terá apenas duas caixas de texto. Creio que você será capaz de desenhar o diálogo de acordo com suas necessidades, sem que precise explanar minuciosamente cada passo.
Anote os nomes de todas as caixas de textos que você inserir e relacione-as com os indicadores dos locais no documento que você deseja que o conteúdo das caixas de textos do diálogo sejam inseridos. Anote numa folha de papel mesmo, algo como:
→ TextField1 → Texto1
Isso é apenas para referência, para que você não se perca na hora de programar a Macro. Feche o LibreOffice Basic e salve as alterações.
ATENÇÃO: não feche ainda o documento, pois vamos continuar trabalhando nele. A seguir, vamos construir a Macro que será executada pelo botão do diálogo.