Lazarus, uma IDE em FreePascal que pretende concorrer fortemente com o Kylix

Este artigo visa abranger o processo de instalação do Lazarus, uma IDE que vem evoluindo muito e hoje já se mostra como uma alternativa livre para o Kylix Enterprise, da Borland, e outras ferramentas proprietárias.

[ Hits: 41.498 ]

Por: Eduardo dos Santos Monteiro em 31/05/2005 | Blog: http://dadowolf.ubbi.com.br


Introdução



Muitos programadores Delphi ainda tem receio de migrar da plataforma Windows para Linux, muitas vezes pela falta de ferramentas que possam suprir as necessidades dos programas já desenvolvidos e até mesmo a insegurança quanto a uma nova IDE e sua estabilidade e compatibilidade com os mesmos.

Este artigo, embora um pouco extenso, mostra uma "nova" IDE OpenSource que está ganhando a confiança de muitos programadores Delphi e Pascal. Seu nome é Lazarus, uma IDE baseada em FreePascal, cuja funcionalidade e estabilidade do código é digno de ser atribuído como surpreendente. Fora o fato de que possui uma interface extremamente similar ao Delphi e ao Kylix, e com suporte para migração dos códigos-fonte dos mesmo para ele.

O Lazarus possui tanto binários para Linux quanto para Windows, o que permite que um código gerado no Linux possa ser compilado no Windows e vice-versa, sem muitas alterações.

A seguir daremos início aos procedimentos de instalação do Lazarus no Linux, visto que o interesse é justamente a migração de um sistema fechado para um sistema livre, resolvendo inicialmente as dependências de todos os pacotes necessários para termos a IDE em pleno funcionamento.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Dependências, verificações e pacotes
   3. Instalando os pacotes
   4. Compilando e instalando o FreePascal e o Lazarus
   5. Configurando a IDE e atalhos
   6. Sobre a documentação
   7. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando o Lazarus no Kurumin 6.0

Instalando Kylix 3 no Fedora Core

Como garantir compatibilidade entre Kylix e Delphi

Criando uma aplicação que mostra os processos em execução

Executando sua aplicação Kylix fora do Kylix

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gilps em 31/05/2005 - 04:00h

Muito legal.... Um otimo artigo.

Eu gostaria de saber se o Lazarus, é compativel com todas as versões, antigas e recentes do Delphi e Kylix. E se ele exporta para os mesmos?

E meus parabéns!

[2] Comentário enviado por goss em 31/05/2005 - 10:44h

Parabens Eduardo muito bom artigo, apesar de ter tentado isntalar o lazarus com o freepascal e não obtido exito por erro com algumas units agora tenho certeza que conseguirei.Um abraço

[3] Comentário enviado por daniel.breda em 31/05/2005 - 13:42h

Porque é precisa ter os bin do freepascal se temos o fonte para instalar?

[4] Comentário enviado por removido em 01/06/2005 - 01:27h

Ótimo artigo cara! Sou usuário do Lazarus tanto para LINUX quanto para RUWIN32 (por causa dos clientes que na maioria das vezes usam Ruwindows), larguei o DELPHI de vez e o Kylix tb. Com o Lazarus nos dois sistemas, eu consigo fazer o programa inteiro no Linux e apenas compilar o código fonte no WIN sem trocar nenhuma linha, desde que os mesmos componentes nos dois sistemas. Para garantir a compatibilidade, vai na pasta /usr/share/lazarus/components que já vem com uma porrada de componentes, inclusive para o acesso a banco de dados PostgreSQL, MySQL, Interbase e DBF.

Abraço,

[5] Comentário enviado por Serafim em 28/10/2005 - 09:01h

Prezado Eduardo, parabéns pelo artigo. Exatamente como o norasodan disse no comentário enviado, necessito ter o Lazarus no Linux e no Ruindows, por conta de execução em cliente com máq. ruindows. Tentei instalar o componente do MySQL no Lazarus for Win32, mas não consigo pois ao reiniciar ele informa que falta uma dll do MySQL, tentei instalar o componente do interbase e funcionou, mas não consegui nenhum exemplo de conexão com o banco do Firebird. Por acaso você sabe de algum lugar onde tenha uma documentação que realmente mostre os detalhes de uma conexão com o MySQL ou Firebird, pois no www.lazarus.freepascal.org não fale com clareza sobre tudo que relatei acima.

Desde já te agradeço e aguardo o seu breve retorno.

Alessandro Vivone.

[6] Comentário enviado por evertoncyn em 10/12/2005 - 12:23h

Ola .. Parabens pelo Artigo... mas poderia ter algumas screenshots do lazarus...
programo em delphi.. e tenho mto interesse em migrare pra kylyx/ou outro delphiX rss

[7] Comentário enviado por sekelsenmat em 12/12/2005 - 20:23h

Ola, screenshots do Lazarus podem ser encontradas no website oficial:

http://www.lazarus.freepascal.org/modules.php?op=modload&name=Screenshots&file=index

Para aqueles que tiverem problemas de instalação ou com bancos de dados, recomendo enviar uma pergunta ou para o Fórum no website oficial, ou para o Fórum recém aberto da comunidade brasileira do Lazarus, disponível em: http://lazaruspascal.codigolivre.org.br/

Ainda tem o fórum da comunidade do rio grande do sul de Lazarus, que é mais antiga: http://www.dug-rs.org/sforum/

[8] Comentário enviado por sekelsenmat em 12/12/2005 - 20:33h

Os screenshots no site oficial são bem velhos, aqui tem um mais novo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lazarus

[9] Comentário enviado por jackyak2win em 05/08/2006 - 15:31h

Belo artigo, mas tive problema.

O lazarus só roda direito com o fpc 2.0.2...

Fora isso, está tudo ótimo..

P.s.: Ai fica a dica, quem tiver problemas com a instalação e configuração do Lazarus, baixe o fpc 2.0.2 e seus fontes e siga o tutorial normalmente.

[10] Comentário enviado por ataides em 17/01/2008 - 14:47h

Muito show o artigo, so que a biblioteca gdk-pixbuf estava dando alguns problemas, baixei a informada pelo autor mas dava erros em gdk-pixbuf-scan.c quando executava o make, mas nada que uma ida ao linuxpackage.net pra achar essa biblioteca em tgz, foi so instalar e ser feliz. Livre para sempre do Delphi.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts