Java no Ubuntu 12.04 - Instalação à moda antiga

Neste artigo, mostrarei de modo prático e didático, como instalar o JRE (Java Runtime Environment) da Oracle, versão 7,
da mesma forma como era a instalação nas versões anteriores do Ubuntu.

[ Hits: 61.839 ]

Por: Rogerio J. Gentil em 28/03/2012


Instalação



Java é uma plataforma consagrada e, como todos sabemos, independe do sistema operacional e do Hardware sob o qual está sendo executada [1].

O JRE (Java Runtime Environment - Ambiente de Tempo de Execução Java em português) é utilizado para executar as aplicações da plataforma Java, sendo composto pela JVM (Java Virtual Machine - Máquina Virtual Java em português) e por APIs (bibliotecas comuns) [2].

Até recentemente, os pacotes para a instalação do JRE ficavam disponíveis nos repositórios mantidos pela Canonical para o Ubuntu. Entretanto, após o cancelamento de uma licença por parte da Oracle que permitia o empacotamento do Java junto com as distribuições Linux, a Canonical resolveu remover tais pacotes [3][4][5].

Contudo, isto não impede que o JRE da Oracle seja instalado no Ubuntu.

Para iniciar, acesse a página da Oracle para fazer o download do JRE:
Clique em 'Download', abaixo da palavra "JRE" da versão Java SE 7u3 (última versão até o momento: 7 update 3).

Na página seguinte, leia e aceite o termo de acordo (Accept License Agreement) e faça o download da versão “tar.gz” compatível com a arquitetura do seu Ubuntu instalado (32 ou 64 bits). Seguirei o artigo utilizando a versão 64-bits.

Feito o download, acesse o diretório no qual o arquivo foi salvo e descompacte-o:

tar xzf jre-7u3-linux-x64.tar.gz

O diretório “jre1.7.0_03” será descompactado.

Crie o diretório “jvm/” em “/usr/lib”:

sudo mkdir /usr/lib/jvm

Mova o diretório descompactado para o diretório criado:

sudo mv jre1.7.0_03 /usr/lib/jvm/

Acesso do diretório “jvm/”:

cd /usr/lib/jvm

Crie um link simbólico:

sudo ln -s jre1.7.0_03 java-7-oracle

A criação deste link simbólico facilitará quando for necessário atualizar o JRE, pois não será necessário executar nenhum dos comandos abaixo novamente, se por ventura ocorrer tal atualização.

Para atualizar o JRE, basta apenas copiar (ou mover) o diretório da versão atualizada para o diretório “jvm/” criado e recriar o link simbólico com o mesmo nome (java-7-oracle), porém, apontando para o diretório da versão atualizada.

Configure o Java para o sistema [6]:

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java 1

Configure o Painel de Controle Java também:

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/ControlPanel" "ControlPanel" /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/ControlPanel 1

Pronto. Para ter certeza de que deu tudo certo, digite:

java -version

A saída deve ser algo como:
java version "1.7.0_03"
Java(TM) Runtime Environment (build jre1.7.0_03-b04)
Java HotSpot(TM) 64-bit Server VM

Desta forma, pode-se acessar o Painel de Controle Java também:

ControlPanel

Por último, configure o plugin para o navegador Firefox:

sudo ln -s /usr/lib/jvm/java-7-oracle/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins

Teste para verificar se está funcionando, através do link:

Conclusão

O processo de instalação manual exige um pouco de conhecimento de linha de comando em terminal, porém, não é de extrema dificuldade.

O mesmo processo de instalação pode ser aplicado às versões anteriores suportadas atualmente pela Canonical (11.10-Oneiric Ocelot, 11.04-Natty Narwhal, 10.10-Maverick Meerkat e 10.04-Lucid Lynx).

Também é importante atentar-se à arquitetura utilizada para a instalação, pois os nomes dos arquivos e caminho dos diretórios podem mudar.

Para quem é cliente do Banco do Brasil e utiliza Internet Banking, opte por instalar a versão 6 do Java, ainda, pois os testes da versão 7 no Firefox e no Google Chrome foram executados sem sucesso.

Referências

[1] Wikipedia. Plataforma Java. Disponível em: [2] Wikipedia. Java Runtime Environment. Disponível em: [3] BR-Linux. Em atualizações, Ubuntu vai remover o Java da Oracle dos sistemas dos usuários. 2011. Disponível em: [4] The H-Open. Canonical to remove Oracle's Sun Java from users' systems. 2011. Disponível em: [5] OMG! Ubuntu! Java To Be Removed from Ubuntu, Uninstalled from User Machines. 2011. Disponível em: [6] Ubuntu Dicas. Como instalar o Java 6 no Ubuntu. 2012. Disponível em:
   

Páginas do artigo
   1. Instalação
Outros artigos deste autor

Atualizando o navegador Firefox para a versão 4.0

Nuxeo EP com MySQL no Ubuntu LTS Server Hardy 8.04

Leitura recomendada

Swing e gerenciadores de layout

Montando um ambiente JAVA básico (Eclipse traduzido + JDK 1.5)

Como instalar/configurar e rodar aplicativos Java sob o Red Hat Linux 9

Introdução ao Swing (parte 1)

Programação orientada a objetos e o Java (parte 3)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Veiga Santos em 29/03/2012 - 12:32h

Ainda sonho com um dia em que poderei instalar um software tão útil com alguns cliques.
Sei que existem milhares de outros sofwares que podem ser instalados com um clique, mas não consigo entender como o linux é tão evoluído e tão superior a outros sistemas (na minha opinião) e ainda precisamos "se matar" para instalar um software. Por que não existe um instalador que automatize todo estes "procedimentos"?????

Sei que neste caso a culpa é da Oracle, mas existem muitos outros softwares que são um parto para instalar. Estes dias desisti de instalar o Aptana studio, primeiramente por que o software exige o java instalado e o próprio Aptana é horrivel para instalar. Eu apenas quero usar o sistema, nao pretendo ser nenhum guru em linux especialista em shell scrpt. Apenas usar!!!!

Fico pensando, os computadores pessoais não surgiram justamente para facilitar nossas vidas, principalmente a vida do mortais usuários como eu muitos outros milhares, que somente querem usar o sistema? O gnome 3 e o Unity estão com interfaces maravilhosas de causar inveja a muitos sistemas, mas isto não é suficiente um sistema operacional não sobrevive somente com um "rostinho bonito" tem que ser objetivo, seguro, estavel e principalemnet ser usável.

Desculpem pelo desabafo, mas isto é a unica coisa que me decepciona no Linux, nem mesmo problemas com drivers tenho mais, Distros como Debian, fedora e Ubuntu reconhecem todo o meu hardware perfeitamente incluindo vídeo, Bluetooth e WiFi.

Abraços a todos.

[2] Comentário enviado por removido em 02/04/2012 - 14:19h

FUNFOU LEGAL!!

VLW AE.. MANOLO...


=D

[3] Comentário enviado por rogerio_gentil em 04/04/2012 - 00:45h

@Veiga Santos
Para as distribuições Red Hat, Fedora, CentOS, openSUSE, Oracle Linux e outras que utilizam empacotamento RPM, basta baixar o JRE e clicar 2x sobre o arquivo que o software será instalado. Para as demais distribuições, enquanto a Oracle não oferecer suporte, a opção é instalar por outras alternativas. Por exemplo, você pode instalar o JRE no Ubuntu também por PPAs não oficiais.

Mas em relação ao artigo, caso você não tenha conseguido instalar o JRE, poste aqui suas dúvidas.

@navegantesdailus:
Logo que sair o próximo update do JRE, publicarei uma dica de como atualizá-lo de modo fácil para quem seguiu os passos deste artigo.

[4] Comentário enviado por Floriano em 28/04/2012 - 13:25h

Olá Rogerio!

Primeiramente agradeço pelas dicas postas. Instalei o Ubuntu 12.04 (sou iniciante nesse sistema) e mesmo com suas dicas ainda não consigo acessar o BB. Baixei jre-6u32-linux-i586.bin, executei todas suas dicas e apriori tudo ocorria dentro dos conformes. No final, quando fui verificar se está funcionando, através do link:
http://www.java.com/pt_BR/download/testjava.jsp, disse que tinha ocorrido algum problema e que o java não estava funcionando.

Se poder ajudar, serei muito grato.

Obrigado!

[5] Comentário enviado por rogerio_gentil em 30/04/2012 - 13:45h

Olá @Floriano

Pelo que percebi você está utilizando Ubuntu 32-bits e JRE 6. Se os comandos ~$ java -version e ~$ ControlPanel estão funcionando, deve ser o link do plugin para o navegador. Digitando o comando:
~$ ls -l /usr/lib/mozilla/plugins/ | grep libnpjp2
A saída deve ser algo como:
lrwxrwxrwx 1 root root 48 2012-03-05 13:39 libnpjp2.so -> /usr/lib/jvm/java-6-oracle/lib/i386/libnpjp2.so

Isto procede?
Abs

[6] Comentário enviado por aondenet em 25/05/2012 - 16:06h

Com algumas modificações funfou numa boa.
Grato.

[7] Comentário enviado por jarlisson em 07/07/2012 - 14:00h

Veiga Santos,

A grande vantagem de fazer essas coisas manuais é o total controle que você tem sobre o sistema. Ele não faz nada sem sua permissão.
Isso é uma das maiores vantagens de sistemas *unix, a segurança vem dai.

No windows se faz tudo clicando. Mas você clica e não tem noção do que acontece, por isso há tantos erros, travamentos e VÍRUS!

Não vale a pena, em hipótese alguma, trocar a segurança e estabilidade do linux só pras pessoas clicarem e instalarem tudo, até o que não querem.

[8] Comentário enviado por removido em 21/08/2012 - 15:12h

Ótimo artigo! Com base nele, instalei o JDK usando a versão .rpm (em vez da .tar.gz), convertida à .deb via alien. Os arquivos são descompactados e instalados automaticamente no caminho /usr/java/, por isso tive que seguir os passos do artigo trocando "/usr/lib/jvm/" por "/usr/java/", o que em nada alterou (nem dificultou) na bem-sucedida instalação do Java. Obrigado, Rogerio!

[9] Comentário enviado por kakofern em 10/12/2012 - 14:34h

ótimo artigo, tudo muito bem explicado...
Mas, no meu caso eu uso o fedora 17 e com o seu passo a passo não deu certo...
Alguém sabe como posso proceder para instalar o java e seus complementos também para o Aptana Studio?

valew.

[10] Comentário enviado por rogerio_gentil em 12/12/2012 - 09:44h

@kakofern: Não tenho certeza se o Fedora possui o update-alternatives, mas acho que é outra ferramenta que configura os links simbólicos que determinam comandos padrões.

[11] Comentário enviado por kakofern em 12/12/2012 - 12:07h

Ok, vou dar uma pesquisada sobre esta ferramenta, obrigado rogerio!


[12] Comentário enviado por Jullyanna em 24/12/2012 - 15:49h

Segui todos os passos do tutorial e depois de muito esforço e algumas modificações, eu consegui (ou pelo menos acho que consegui) instalar o java no Ubuntu 12.04, mas quando digito java -version aparece o seguinte: bash: /usr/bin/java: Permissão negada

[13] Comentário enviado por rogerio_gentil em 28/12/2012 - 03:03h

@Jullyanna, verifique se as permissões de arquivos está configuradas corretamente:

$ ls -l /usr/bin/java
lrwxrwxrwx 1 root root 22 Dez 28 02:54 /usr/bin/java -> /etc/alternatives/java

Caso esteja diferente disso, tente
$ sudo chmod 777 /usr/bin/java

[14] Comentário enviado por Jullyanna em 31/12/2012 - 20:15h


[13] Comentário enviado por rogerio_gentil em 28/12/2012 - 03:03h:

@Jullyanna, verifique se as permissões de arquivos está configuradas corretamente:

$ ls -l /usr/bin/java
lrwxrwxrwx 1 root root 22 Dez 28 02:54 /usr/bin/java -> /etc/alternatives/java

Caso esteja diferente disso, tente
$ sudo chmod 777 /usr/bin/java


Obrigado @rogerio_gentil, funcionou com o comando: $ sudo chmod 777 /usr/bin/java, posso instalar o JDK na pasta "jvm"?

[15] Comentário enviado por rogerio_gentil em 31/12/2012 - 20:42h

@Jullyanna Tanto pode, como é uma boa prática. Assim fica mais organizado! ;)

[16] Comentário enviado por Jullyanna em 01/01/2013 - 04:39h


[15] Comentário enviado por rogerio_gentil em 31/12/2012 - 20:42h:

@Jullyanna Tanto pode, como é uma boa prática. Assim fica mais organizado! ;)


Obrigado @rogerio_gentil, consegui instalar o JDK.:)

[17] Comentário enviado por greison em 04/02/2013 - 13:18h

Muito Bom esse tutorial.

Consegui instalar e funcionou até no google chrome

[18] Comentário enviado por fernandovale em 04/02/2013 - 15:01h

Olá,

Muito detalhado o tutorial.

Consegui rodar sem problemas o java -version.

A questão é que quando rodo o comando javac diz que preciso instalar o jdk?

E estou enfrentando sério problemas na questão da configuração do JDBC do Firebird no ubuntu, inclusivo uma migração ainda não foi finalizada devido a isso, será que podia me dar uma força??

segue o link do tópico.

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/JDBC-Ubuntu-1204/?pagina=1


[19] Comentário enviado por RodrigoPOG em 04/03/2013 - 17:37h

Desde que a Oracle têm lançado versão atrás de versão este ano, tenho lido esse tutorial praticamente uma vez a cada mês. Excelentes dicas, sem dúvida!

[20] Comentário enviado por rogerio_gentil em 05/03/2013 - 08:29h

Bom saber que meu artigo tem ajudado bastante @Rodrigo_POG.

[21] Comentário enviado por alerocha79 em 17/10/2013 - 19:32h

Passos:

1)baixar

2)descompactar na pasta /usr/lib/jvm
sudo mv jre-7u45-linux-i586.tar.gz /usr/lib/jvm/

3)sudo tar zxvf jre-7u45-linux-i586.tar.gz

4)
ln -s /usr/lib/jvm/jre1.7.0_45/lib/i386/libnpjp2.so

para todos:
/usr/lib/mozilla/plugins/libnpjp2.so
/usr/lib/jvm/jre1.7.0_40/lib/i386/libnpjp2.so
/usr/lib/firefox-addons/plugins/libnpjp2.so

5)apagar última versão:
sudo rm -R jre1.7.0_40/


5) atualizar:
sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/lib/jvm/jre1.7.0_45/bin/java" 1

6)configurar:
sudo update-alternatives --config java



[22] Comentário enviado por Tiago Pimentel em 20/11/2013 - 11:55h

Ola, instalei o JDK seguinto o passo a passo deste tutorial, não sei se é diferente para o JDK.
Acontece que quando executo o Eclipse, aparece o seguinte erro:

"A Java Runtime Environment (JRE) or Java Development Kit (JDK)
must be available in order to run Eclipse. No Java virtual machine
was found after searching the following locations:
/opt/eclipse/jre/bin/java
java in your current PATH"

e o teste do site do java tbm não funciona.

Eu acho que ocorreu pois movi a pasta do JDK que foi extraido do .tar, para o caminho no caminho sitado no artigo: "/usr/lib/jvm/", se esse é o erro, qual o caminho certo?

obs: não tenho instalado o JRE!!

[23] Comentário enviado por rogerio_gentil em 20/11/2013 - 14:26h

@Tiago Pimentel

Quando você o JDK ao invés do JRE, precisa alterar todos os caminhos do artigo de /usr/lib/jvm/java-7-oracle para /usr/lib/jvm/java-7-oracle/jre. O JRE sempre é necessário para qualquer aplicação Java, como o Eclipse, e até para se desenvolver neste plataforma. Então, veja que no diretório jdk1.7.0_45 (versão mais recente do JDK) tem um diretório jre.

[24] Comentário enviado por Tiago Pimentel em 21/11/2013 - 17:59h

Vlw Rogerio, deu certo!

[25] Comentário enviado por delhmc em 25/07/2014 - 03:29h

Deu um certo trabalho (Até porque depende do pacote que vc baixa, a nomeação das pastas internas pode mudar, /mozilla pra /firefox e o tipo de ambiente que vc irá usar, se i386 ou amd), mas funcionou seguindo as orientações básicas. Mas para um usuário leigo fica bem penoso, hehe... Poxa, os caras bem que poderiam fazer no mínimo um .DEB pra isso e o fato do Google Chrome 32 bits não ser compatível com o Java é pura sacanagem... Obrigado pelas dicas!

[26] Comentário enviado por rogerio_gentil em 25/07/2014 - 09:19h

Valeu pelo comentário @delhmc. É um pouco trabalhoso mesmo porque a instalação é toda manual. Há outras formas de se instalar o Java no Ubuntu, por exemplo, via PPA. Contudo, instalando manualmente você tem um maior controle sobre sua máquina e aprende mais... =)
Sobre o Chrome, realmente algo não está funcionado com as versões mais recentes do Java. Se tiver um tempo, eu vou tentar averiguar.
Abs

[27] Comentário enviado por franciellyfs em 09/11/2014 - 09:23h

@rogerio_gentil Fiz os passos do Tuto, mas quando executo java -version, estou obtendo a seguinte mensagem: bash: /usr/bin/java: cannot execute binary file, você imagina o que pode ser? Obrigada.

[28] Comentário enviado por franciellyfs em 09/11/2014 - 09:51h

@rogerio_gentil Consegui. Eu havia instalado a versão 64 bits, porém o sistema operacional XCP que instalei é 32 bits. Obrigada pelo tutorial!

[29] Comentário enviado por luizcarlos18rj em 19/09/2016 - 11:13h

Usei este tutorial e achei perfeito!

Meu caso é que uso maquinas ubuntu numa intranet sem acesso a net e links ppa, mas deixa baixar o instalador da oracle.

Pena que não exista jre_xxx.deb ( seria não mais simples ), porém eu consegui instalar o java 8 seguindo os comandos e tomando o cuidado de colocar a versão correspondente nos comandos ( no meu caso a 8u101), porém na seguinte linha:

sudo ln -s /usr/lib/jvm/java-7-oracle/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins


Eu tive que alterar para:

sudo ln -s /usr/lib/jvm/java-8-oracle/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/firefox-addons/plugins


Onde:

java-8-oracle - versão atual do java na época em que escro este comentário

i386 - versão 32bits do Ubuntu

/usr/lib/firefox-addons/plugins - local da pasta plugins do forefox no ubuntu 16.04


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts