Instalando e configurando o PHP 7.1 no CentOS 7

Após alguns anos me servindo de toda ajuda aqui do VOL, resolvi fazer minha contribuição para a comunidade. Aqui irei ensinar a instalar e configurar o PHP com banco de dados MySQL e webserver Apache, na distribuição CentOS 7 de 64 bits.

[ Hits: 2.016 ]

Por: Rodrigo em 04/08/2017


Instalando repositórios



Antes de começar algumas informações: esse artigo é para a distribuição CentOS 7 e provavelmente não irá funcionar em outras distribuições (com algumas mudanças ira funcionar sem problemas, mas não é essa a minha intenção). Não irei usar o LAMP ou qualquer programa similar. Iremos instalar um a um, manualmente, por dois motivos; primeiro: para aprender como instalar programa a programa; segundo: para fácil atualização com o comando "sudo yum update".

Porque o CentOS? Como já muito discutido em fóruns pela internet e aqui mesmo no VOL, não existe uma distribuição melhor que a outra, existe aquela que melhor se adapta as suas necessidades. Gosto do CentOS pela sua estabilidade e seu longo termo de suporte. Vejo esses dois itens ideais para uma máquina de desenvolvedor web (independente da linguagem escolhida).

Após instalar o CentOS 7, será necessário instalar alguns repositórios extras para instalar os programas necessários.

* EPEL. Basta digitar no terminal:

sudo yum install epel-release.noarch

* BÔNUS - NUX (esse repositório não é necessário para o PMA, mas é fundamental para instalar programas de mídia como o VLC e o OBS entre outros), faça o download aqui:
Após concluído abra o terminal e navegue até a pasta onde fez o download (geralmente é na pasta Download, aí basta fazer "cd ~/Download"). Dê permissão com o comando "chmod +x nome-do-arquivo" (uma dica, basta colocar as 3 primeiras letras e apertar a tecla TAB que faz autocomplete). Após permissão dada instale com o comando "sudo yum install nome-do-arquivo".

* REMIX - repositório com o PHP - faca o download em:
Após concluído, abra o terminal e navegue até o arquivo e dê permissão com "chmod +x nome-do-arquivo". Após dada a permissão, instale com o comando "sudo yum install nome-do-arquivo".

* Vá até a página do MySQL, faça seu cadastro e depois clique em Downloads, depois MySQL Community Edition (última opção), depois MySQL Community Server (primeira opção), mude a opção para RED HAT ENTREPRISE LINUX / ORACLE LINUX, escolha a primeira opção RED HAT ENTREPRISE LINUX 7 / ORACLE LINUX 7 (x86, x64), depois clique na imagem do pinguim, e depois escolha a primeira opção Red Hat Enterprise Linux 7 / Oracle Linux 7 (Architecture Independent), RPM Package.

Após concluído o download, dê permissão ao arquivo com "chmod +x nome-do-arquivo". Depois de dada a permissão, instale com "sudo yum install nome-do-arquivo".

Agora atualize o seu Sistema Operacional. No terminal digite "sudo yum update". Reinicie o PC.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalando repositórios
   2. Instalando e iniciando os programas
   3. Configurando o ambiente
   4. Dando permissão a pasta www
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Xoops - Um ótimo gestor de portais em PHP

Gedit - Um bom editor pra programar em PHP!

PRADO - PHP 5 Framework

Renascendo na Programação

PHP e suas variáveis (básico)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nctfelipe em 08/08/2017 - 15:36h

É preciso ter bastante cuidado com o comando "chmod 777"

http://faq.hostmach.com.br/permissoes-777-e-riscos-envolvidos/


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts