Quando compramos um HD novo, a primeira coisa a se fazer é formatá-lo para então instalarmos o sistema operacional desejado. São vários os programas disponíveis de particionamento, como o qtparted, gparted e o cfdisk.
Os programas para particionamento são responsáveis por salvar o particionamento na tabela de partição, gravada no início do HD. É esta tabela que contém as informações sobre o início e o final de cada partição.
Depois do particionamento é necessário fazer a formatação de cada uma das partições, onde podemos escolher o sistema de arquivos que será usado em cada uma delas (reiserfs, ext3, ntfs, etc.).
Ao instalarmos o sistema operacional é gravado mais um componente, o gerenciador de boot, que é responsável por carregar o sistema operacional ao ligarmos o PC.
Tanto o gerenciador de boot como a tabela de particionamento do HD são gravados no primeiro setor do disco, mais conhecido como trilha MBR, que contém apenas 512 bytes. Destes, 446 bytes são reservados para o setor de boot, enquanto os 66 bytes restantes guardam a tabela de partição.
[4] Comentário enviado por jose_r em 23/08/2007 - 21:50h
entao diegohp... use o gpart! você pode executá-lo dando boot pelo cd do kurumin ou baixando no site que está no artigo.. depois é só seguir os comandos que estão também no artigo.. abraço!