Estudo de ponteiros para GNU/Linux

Esse artigo é um aprofundamento no estudo sobre ponteiros em C/C++. Aqui serão tratados conceitos de ponteiros de forma teórica e prática ao mesmo tempo, o que torna o texto uma leitura agradável para os interessados no assunto.

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Por: Wesley Oliveira em 08/10/2004


Indireção múltipla ou vetores de apontadores



Indireção múltipla ocorre quando queremos que um ponteiro aponte para outro ponteiro de um certo tipo. Como acontece com os ponteiros, os apontadores para apontadores são variáveis que guardam em si o endereço de um ponteiro do seu mesmo tipo.

Estes ponteiros geralmente ocorrem quando temos um vetor de ponteiros ou quando for necessário alterar o conteúdo de um ponteiro (o endereço que está armazenando).

Se um ponteiro é uma variável então podemos ter vetores ou arrays de ponteiros. Exemplo:

char *ptrVetor[10];

Uma string, na verdade, é sempre um ponteiro para seu primeiro elemento. Nesse sentido, temos um array que guarda 10 strings de tamanho indefinido. Assim podemos escrever strings de qualquer tamanho dentro de um array ou vetor, isto facilita bastante as coisas.

Quem já estudou os argumentos da função main em C (parâmetros externos do programa), já viu que argv é na verdade um array ou um vetor para strings de tamanho indefinido.

Neste sentido *argv[], também pode ser representado como **argv (indireção múltipla).

NOTA: Este estudo foi realizado, de forma superficial, no intuito de me auxiliar a compreender os ponteiros na linguagem C. Continuo pesquisando acerca do assunto para que, futuramente, possa me aprofundar na matéria.

Este tutorial está licenciado sob GNU/GPL e pode ser distribuído livremente, mas peço que as notas de copyright sejam mantidas e que entre em contato no e-mail: wesleyolivera@yahoo.com.br.

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Páginas do artigo
   1. Estudo de ponteiros para GNU/Linux
   2. Operadores de ponteiros
   3. Operações com ponteiros
   4. Apontadores em argumentos de funções
   5. Indireção múltipla ou vetores de apontadores
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Comentários
[1] Comentário enviado por cvs em 08/10/2004 - 09:35h

Muito bom, sempre tive dificuldades com ponteiros e nunca achava algo que fosse interessante de ler e o professor da faculdade ainda só enrolava :D

[2] Comentário enviado por Jarnotrulli em 09/10/2004 - 03:23h

So um pequeno comentario em C.
Na linguagem C++ e possivel chamar variaveis com referencia( por exemlo, void soma(int x, int y, int& resultado)).
Em C so ha chamadas por valor. Este e um truque que transforma chamadas por copia em chamadas por referencia.
Alias,o artigo esta otimo! A nao ser pelo titulo. Ponteiros tambem funcionam no meu MenuetOS, e nao so no GNU/Linux...

[3] Comentário enviado por jllucca em 10/10/2004 - 20:50h

Jarnotrulli,

no proprio artigo é mostrado como C pode trabalhar por passagem por referencia(soma(int x, int y, int* resultado)). Mas, o truque do "&" que voce demostra só existe no C++ e se não me engano é chamado de "ponteiro mascarado" ou "mascaramento de ponteiro".

O artigo tá excelente e também não gostei do nome do titulo pq programação é baseada em conceitos e não nos sistemas operacionais...

[]'s

[4] Comentário enviado por Jarnotrulli em 12/10/2004 - 17:02h

Vou explicar melhor: em C, nao existe uma chamada por valor pronta (ou seja, voce tem que fazer uma), mas em C++ existe (mas ainda da para fazer no estilo C, apesar de programadores C++ nao gostarem muito...).
O truque ao qual eu me referia era o que o artigo expoe. So isso!

espero ter ajudado...
Ass.:Johann

[5] Comentário enviado por powerlinux em 12/10/2004 - 20:09h

Acho que você está enganado Johann, em C e C++ todas as chamadas são por valor, exceto as que passam endereços (vetores etc.), aí sim, são todas por referência. Todas as estruturas de dados que por natureza são passadas nos argumentos apenas o endereço, essas são por referência as outras todas são por valor.

Uma forma de se passar endereços por valor é da forma como expliquei no tutorial, colocando o qualificador const antes da declaração do argumento.

Quanto ao título, apenas quiz criticar alguns tutoriais que existem na internet onde se trata de padrões (ANSI, ISO) e os autores colocam títulos como: estudo de ponteiros para Windows ou outra coisa do tipo.

[6] Comentário enviado por Jarnotrulli em 13/10/2004 - 02:17h

Eu vou reexplicar (afinal, isso e sobre eu e voce ou sobre o artigo? :-) )

Em C, voce faz algo como:

void trocardelugar(int *a, int *b){

/*Inserir codigo aqui!*/
}

int main (void){
/*escreva algum codigo que use isso!*/
troca(&a,&b);/*Nao esquecer do & antes do argumento!*/
return 0;
}

A rigor, em C nao ha chamdas por valor. Voce e obrigado a passar apontadores para mudar os parametros dentro da funçao e isso acontecer do lado de fora.

Em C++ isso nao e necessario. Voce faz isso aqui:


void trocardelugar(int& a, int& b){

//Inserir codigo aqui!
}

int main (void){
//escreva algum codigo que use isso!
troca(a,b);
return 0;
}

Bem, em C++ nao e necessario passar o endereço na hora de usar a chamada por referencia (bem, se o compilador implementa isso como uma chamada de valores com ponteiros, ou qualquer coisa parecida, nao interessa pois estou falando em alto-nivel).

Sera que fui claro?
Em C, se passa o endereço por valor para obter uma chamada por referencia.
Em C++, se passa por referencia direto,sem rodeios!

Um outro exemp-lo e o var do Pascal, para quem conhece.
Estou pensando num artigo sobre isso.
Ate mais!

[7] Comentário enviado por Jarnotrulli em 13/10/2004 - 02:23h

Eu vou reexplicar (afinal, isso e sobre eu e voce ou sobre o artigo? :-) )

Em C, voce faz algo como:

void trocardelugar(int *a, int *b){

/*Inserir codigo aqui!*/
}

int main (void){
/*escreva algum codigo que use isso!*/
troca(&a,&b);/*Nao esquecer do & antes do argumento!*/
return 0;
}

A rigor, em C nao ha chamdas por valor. Voce e obrigado a passar apontadores para mudar os parametros dentro da funçao e isso acontecer do lado de fora.

Em C++ isso nao e necessario. Voce faz isso aqui:

void trocardelugar(int& a, int& b){

//Inserir codigo aqui!
}

int main (void){
//escreva algum codigo que use isso!

troca(a,b);
return 0;
}

Bem, em C++ nao e necessario passar o endereço na hora de usar a chamada por referencia (bem, se o compilador implementa isso como uma chamada de valores com ponteiros, ou qualquer coisa parecida, nao interessa pois estou falando em alto-nivel. E disto que eu estou falando, capiche?).

Sera que fui claro?
Em C, se passa o endereço por valor para obter uma chamada por referencia.
Em C++, se passa por referencia direto,sem rodeios!

Um outro exemp-lo e o var do Pascal, para quem conhece.
Estou pensando num artigo sobre isso.
Ate mais!

[8] Comentário enviado por powerlinux em 13/10/2004 - 16:24h

Johann não é nada sobre eu e você. Eu não tenho nada contra você até testei o que você me explicou e funcionou, achei ótimo. Mas você se esquece que o foco é tão somente C (se bem que não tá bem explicado no tutorial, não é? dou a todos os créditos das críticas sobre isso). O fato de C++ suportar o que estou explicando no tutorial é que C++ é um complemento de C.

Outra coisa, o que você explicou só é possível porquê C++ compatibiliza os tipos, e o compilador se incumbe de passar o endereço dos parâmetros para a função receptora. Mas não deixa de ter seus méritos o fato de C++ possibilitar isso... facilita muito a vida do programador.
Agora não diga que: "... em C nao ha chamdas por valor.." pois todas as passagens de parâmetros em C são por valor, exceto as que coloquei no comentário acima.

Mais uma vez, nada pessoa, só quero que os leitores não sintam inseguros de aplicar o que lhes mostrei no tutorial. Caso alguém queira contribuir com sujestões e críticas fiquem a vontade de enviar para o meu e-mail. E para tornar as coisas mais claras, informo que estou refazendo o tutorial e ampliando alguns tópicos e vou disponibilizá-lo novamente. Agora não sei se será aqui no VOL ou se será no meu site pessoal. Até, se o Fábio estiver lendo isso, quero saber como faço para lançar a versão 2 do tutorial no VOL?

Obrigado.

[9] Comentário enviado por f_Candido em 10/09/2007 - 21:51h

Muito bom seu Artigo. Parabéns.
Abraços

[10] Comentário enviado por sachetto em 11/12/2009 - 10:41h

Cara achei seu artigo muito bom. só no final dele que eu nao consegui intender o lance da variavel "char"
char *ptrVetor[10];
aqui foi que eu me embolei.

mesmo assim muito obrigado

[11] Comentário enviado por thiagomiranda3 em 02/03/2013 - 01:35h

Muito obrigado pelo artigo amigo. Ajudou bastante.


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