Estudo de funções de estatística básica no OpenOffice Calc

Neste artigo vou mostrar como se utiliza as funções de estatística básica MAX, MIN, AVERAGE, STDEV, VAR, MODE e VLOOKUP, respectivamente o valor máximo, o valor mínimo, a média aritmética, o desvio padrão, a variância, a moda de uma série de valores e finalmente uma função de procura em uma faixa chamada de procura vertical em tabelas.

[ Hits: 35.601 ]

Por: jorge luiz vidal soares em 09/10/2009


Desenvolvimento da função de procura



Vamos criar a função que vai nos retornar o valor de um produto qualquer, no nosso caso o preço da uva, imaginando que o valor encontrado será o primeiro valor de uva encontrado na faixa dos valores que estão de C4 até C11.

Observe bem que os separadores de argumentos da função que estamos usando, isto é, as partes internas da função, são separadas por ponto-e-vírgula (;). Esta função em particular, assim como outras funções requer vários argumentos, que são informações passadas para a função com a finalidade de que ela seja processada.

Em funções simples como as que vimos anteriormente, passamos apenas um argumento, que é a faixa de valores. Agora estamos informando um critério, uma matriz contendo o critério e uma coluna, que representa a coluna do valor que estamos procurando. No nosso caso, a segunda coluna, ou seja, aquela que contem o preço da uva. Preste atenção na fórmula abaixo, É fácil e compreensível. Tente !

Digite na célula J7: =vlookup(j6;b4.c11;2)

Pronto! Sua planilha está pronta e deverá estar com a seguinte aparência:
Linux: Estudo de funções de estatística básica no Openoffice Calc

Conclusão

Agora troque os valores de preços das frutas e observe o que acontece com os resultados das funções que você digitou. Após testar a planilha formate usando os recursos necessários, de forma que ela fique do seu agrado. Não precisa ficar igual à primeira figura do artigo. Pode ficar ao seu estilo.

Espero que tenham gostado do artigo e que seja útil para utilização futura. A quantidade de funções contidas em planilhas eletrônicas do tipo OpenOffice Calc é muito grande, existem as funções disponibilizadas e aquelas que você pode construir, utilizando uma linguagem de programação particular, sem falar que você pode ainda, aninhar funções. É um universo fantástico, e se você conseguir dominar umas 30 funções, você consegue realizar grandes tarefas com o OpenOffice Calc.

Vou procurar mostrar nos próximos artigos como podemos aninhar funções, em particular as funções condicionais onde iremos controlar uma pequena base de dados no OpenOffice Calc, sem ter que recorrer ao OpenOffice Base.

Um abraço!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Desenvolvimento da função de procura
Outros artigos deste autor

Filtragem de registros em bases de dados no OpenOffice.org Calc

Criando formulário e subtotais no OpenOffice.org Calc

Básico do OpenOffice.org Calc

Validação de dados no OpenOffice.org Calc

Criando uma função no OpenOffice.org Calc

Leitura recomendada

Trabalhando com mala direta no OpenOffice

Instalando o OpenOffice

Usando tabelas no editor de textos do OpenOffice

Validação de dados no OpenOffice.org Calc

OpenOffice.Org Calc Basic - Funções intermediárias

  
Comentários
[1] Comentário enviado por xerxeslins em 09/10/2009 - 12:51h

Perfeito. Parabéns!



[2] Comentário enviado por Teixeira em 10/10/2009 - 02:47h

Muito bom!!!
O assunto está-se desenvolvendo de forma bastante agradável.
Gostaria de sugerir (se é que já não está nos seus planos) que se fizesse um comparativo do "modus operandi" entre o OpenOfficeCalc e o MS Excel.

[3] Comentário enviado por cleysinhonv em 10/10/2009 - 10:52h

Parabéns Professor,

Esses artigos estão dentro do contexto, se for possível irei coloca-los na revista da faculdade.

Parabéns!

[4] Comentário enviado por dibetao em 10/10/2009 - 13:48h

Gostaria de saber se existe alguma função que gera uma tabela ou gráfico de histograma. Tenho os dados de uma pesquisa e queria que o Calc calculasse a frequência. Por exemplo: tenho uma tabela com os nomes dos alunos e suas respectivas notas. Gostaria que uma TAL função calculasse quantos alunos possuem nota no intervalo: 0 à 1; 1 à 2; 2 à 3 ; ... ; 9 à 10. Desta maneira eu poderia criar o gráfico do histograma. Sei que existe um gráfico em barras no Calc, mas uma função para calcular a distribuição de frequências, ainda não encontrei. Se você pudesse me ajudar a fazer isso no Calc, eu ficaria grato.

Parabéns pelos tutoriais.

ps: consigo fazer a distribuição de frequências (histograma) no programa chamado "xmgrace".


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts