Dúvidas freqüentes após instalação do Linux

Baseado nas dúvidas mais comuns dentre os usuários que iniciam no Linux, dividi o tutorial em 3 partes: configuração do vídeo, som e recuperação da senha de root.

[ Hits: 20.339 ]

Por: Alexandre Bargiela em 20/07/2006


Configurando o Vídeo



Muitas pessoas, após instalar o Linux, sofrem com problemas de resolução de vídeo. Um método muito simples de se resolver isso é fazer o seguinte:

Em um terminal qualquer, logue-se como root e digite:

# xorgcfg -textmode

Caso você não consiga rodar o comando acima, tente:

# xf86cfg -textmode

Algumas distribuições, como o Debian, usam como padrão o xf86. Após ter digitado, dê um enter, ele abrirá um terminalzinho gráfico parecido com o abaixo:


Bom, agora não há sem segredos quanto ao mouse, pois é intuitivo e teclado também. Caso alguém não saiba, o mais usado nos teclados do Brasil é o BRAZILIAN ABNT2 (o que possui a tecla com ç) e depois basta confirmar com o BRAZILIAN.

Monitor


Já para o monitor você precisa saber qual a resolução que ele suporta, a maioria hoje já agüenta o 1024x768, mas caso escolha um e não funcione, pode passar novamente o comando para tentar achar a certa. Uma resolução que sempre funciona, porém as letras ficam muito grandes, é a 31.5; Standard VGA, 640x400 @ 60 Hz, como mostra a figura abaixo. Não aconselho, pois como já disse, as letras e tudo mais ficam muito grandes, mas se seu monitor não suportar nenhuma das outras opções, essa suprirá suas necessidades, pelo menos momentaneamente.


Card


Essa opção é para definir sua placa de vídeo. Logo quando você dá o enter nessa opção ele pede para que coloque um nome para esse cartão de vídeo, basta dar um enter, não há a necessidade de escrever nenhum nome específico.

Na próxima tela ele mostrará uma base com alguns cartões de memória, se você souber qual é o seu, basta procurá-lo lá e dar enter, caso contrário recomendo você achar entre essas a opção chamada VESA, um cartão genérico que funciona tão bem quanto se fosse o cartão de vídeo original da sua placa. Daí ele pedirá uma confirmação do vesa, basta dar ok, outro enter e mais um para finalizar a configuração.

Screen


No Screen você definirá a quantidade de cores e a resolução do monitor. Dê um enter em cima de "Configure Screen", bata 3 enters até chegar na seguinte tela:


Aí você escolherá a quantidade de cores que sua placa agüenta, no meu caso 24 bits, porém se a sua não agüentar, escolha uma quantidade menor. Após ter escolhido, dê next ou basta dar um enter, ele irá para a seguinte tela:


Aqui você escolherá a resolução da sua área de trabalho, isso irá variar de acordo com seu monitor e placa de vídeo. Como minha placa de vídeo e monitor suportam até 1024x768, uso a tecla de espaço para marcar tanto a opção 800x600 quanto a 1024x768, porém se lá em cima você escolheu a opção do seu monitor para 640x480, somente marque essa opção nessa tela.

Layout


Em Layout ele irá pegar a nova configuração que você fez, então caso já haja alguma lá, remova e na opção do layout não tem segredo, é ir dando enter até acabar.

- Write XF86Config and quit

Essa opção salvará todas as configurações que já foram feitas e sairá do programa, basta dar enter também até o fim dela.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Configurando o Vídeo
   2. Configurando a placa de som
   3. Esqueci minha senha de root e agora?
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

coLinux - Linux dentro do Windows

Acessando remotamente máquina Windows dentro de uma VPN através do Ubuntu

Montando um Servidor de FTP

Servidor SSH - Prático e Seguro

Warcraft 3 - Eurobattle.net

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 20/07/2006 - 18:44h

opa, pra quem ta vindo do windows é quase obrigatorio essas dicas pra nao ter muitas dores de cabeça

[2] Comentário enviado por kidoidera em 20/07/2006 - 20:22h

Otima dica essa ....
Sofri muito quando tentei instalar o linux no notebook .... configuração antiga, tendo que rodar um gerenciador de janela leve ........ então paguei meus pecados para configurar aki .....
Sorte que tinha anotado uma dica parecida com a sua no caderno inseparavel rs .........
Como nosso amigo icarooo disse é muito boa pra quem esta vindo do windows ... mas tbm é excelente para quem jamais vai querer sair do linux .....

parabens

[3] Comentário enviado por fernandofei em 21/07/2006 - 12:50h

no caso de recuperar a senha pelo Lilo, também pode ser usado o linux -s
sempre que precisei, funcionou :)

boa dica pra quem está começando... configurar o básico para alguem que nunca mexeu com linux realmente é complicado...

bom artigo...

[4] Comentário enviado por volcom em 02/09/2007 - 14:50h

Legal cara!!

Já foi pros meus favoritos :D

Abraço

Daniel


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts